Arquivo
  Especiais
  + Futebol
Associação Esportiva Guariroba ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA GUARIROBA
Fundação: por volta de 1967 (*)
(mas há registros de futebol na cidade desde a década de 20)
Endereço: R. Ricieri Micali s/nº , centro
Guariroba/Taquaritinga-SP Cep:15903-000
Estádio Municipal Mauro Piva
  História   |   Recordes / Curiosidades   |   Títulos   |   Diversos          + CLUBES
História
Uma equipe com transições

A Associação Esportiva Guariroba , tradicional equipe de futebol amador do distrito de Guariroba, localizado no município de Taquaritinga-SP, possui uma história de longa data, não se sabe ao certo a data de fundação ou início do futebol local, mas a foto mais antiga vem da década de 20 (foto do Guariroba F.C. datada de 1928).

 
Nos anos 50 a equipe com nome de Guariroba Esporte Clube passa por alguns imprevistos e paralisa suas atividades por pouco tempo, os jovens que tinham pouca oportunidade na equipe anterior formam novamente a equipe, mas com o nome de Juvenil Atlético Clube, após algum tempo os atletas do G.E.C. querem retornar na equipe mas são impedidos de jogarem e formam novamente o G.E.C. , a cidade passa a ter 2 equipes e após várias disputas dentro e fora de campo (inclusive brigas literalmente) pelo direito de jogar no único campo da cidade, por volta de 1967, ambas as equipes entram em acordo e se unem novamente, agora com a equipe ostentando o nome de Associação Esportiva Guariroba, não se sabe ao certo o porque de o distintivo da equipe possuir data de 1972 (*) (possivelmente devido ao primeiro registro em ata ocorrido nesse ano).

A A.E.Guariroba, é uma das equipes mais tradicionais da região , hoje o campo se transformou em Estádio Municipal Mauro Piva e possui uma bela estrutura física , inclusive com arquibancadas cobertas e muito arborizado.

Suas cores são o vermelho e o branco e, sua torcida, é conhecida como a "Galoucura", os Galácticos.

Matéria Guariroba no profissionalismoNo final do ano de 2010, a A.E.G. lançou um DVD contando toda a sua história, são quase 2 horas de vídeo com fotos inéditas, vídeos variados, curiosidades, grandes jogos e muito mais, foi um sucesso de vendas na cidade, o DVD foi apresentado em um grande evento na barraca de festas de S. Pedro, em Guariroba, contou com grande público, autoridades locais e municipais.
 

Futebol profissional

Matéria Guariroba no profissionalismoNo final do ano de 2006, com a recente invencibilidade de 94 partidas e a conquista do Campeonato de Futebol Amador de Taquaritinga, a equipe da A.E.G. teve toda a equipe cogitada pela imprensa e setores políticos para disputar a Série A2 do Campeonato Paulista de Futebol em 2007, no lugar do C.A.Taquaritinga que passava por momentos de incerteza devido à falta de recursos, a equipe de Guariroba se dispôs à assumir a equipe profissional, mas a diretoria da época não aceitou.

Matéria Guariroba no profissionalismo em 2010Novamente no fim do ano de 2010, com uma invencibilidade desde 2008, e inúmeros resultados expressivos no amador, novamente a equipe é cogitada pela imprensa e setores políticos e com total apoio da população, para assumir a camisa do C.A.Taquaritinga no Campeonato Paulista de Futebol de 2011, novamente a diretoria atual não aceitou e por ironia do destino acabou sendo rebaixado para a série B (4ª divisão).
 

Atualmente

A equipe possui 30 atletas divididos entre o Primeiro Quadro (principal) e Segundo Quadro(aspirantes). O sucesso da equipe é devido a base , que atua junto há muito tempo, sendo os principais atletas o goleiro Rodrigo, os zagueiros Dú e Evinho, os meias Branco e Canela e os atacantes Adalberto e recentemente a revelação Djone(18 anos), todos comandados pelo técnico Marcelão.

O Segundo quadro passou recentemente por uma reformulação e deu oportunidades a vários garotos de mostrarem e desenvolverem seus talentos.

A A.E.G. joga sempre aos domingos à tarde e conta com o apoio da população local que comparece em peso para prestigiar os atletas locais.

Rescentemente (26/06/11), a equipe recebeu a visita da equipe sub20 da Ferroviária de Araraquara , em jogo festivo da comemoração do Padroeiro local S.Pedro (celebrado no dia 29/06) e conseguiu excelentes resultados: o Segundo quadro perdeu por 2 x 0, jogando super bem e o Primeiro quadro empatou por 2 x 2 ,mas chegou a estar vencendo por 2 x 0, foi um grande jogo onde a A.E.G. se superou, fez tecnicamente uma partida perfeita, mas acabou esbarrando no preparo físico do adversário que melhor condicionado chegou ao empate no fim do jogo.

Equipe que enfrentou a AE Ferroviária de Araraquara
A.E.G. 2 x 2 Ferroviária (exibindo o troféu das 90 partidas invictas)
 

Diretoria atual (Julho/2011)

PRESIDENTE : Laudemir Cristiano
Vice-presidente: Maicon Cristiano de Oliveira
Diretor de Finanças: Leonardo Martinelli
Diretor de apoio: Danilo Constâncio
Contato para jogos: Marcelo Aparecido Decaris
Divulgação e colaborador: Rodrigo Micali ( guigorm@bol.com.br )

Fonte: Arquivo de Rodrigo Micali ( guigorm@bol.com.br ), historiador da Associação Esportiva Guariroba
Publicado no www.campeoesdofutebol.com.br com autorização.
Página adicionada em 30 de julho de 2011.
  História   |   Recordes / Curiosidades   |   Títulos   |   Diversos         + CLUBES
Pesquisa personalizada
Mascote da AE Guariroba
O Mascote é o Sr. Galáctico (alusão ao Sr. Incrível do famoso Desenho animado)
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador