Arquivo
   Especiais
  + Futebol
5 de dezembro de 2009      Por Luciano Patussi *   Email Mais artigos
 
Copa do Mundo 2010: definidos os grupos
 
A disputa do primeiro mundial de seleções em solo africano promete emoção total, tanto pelas equipes que estarão presentes no torneio, quanto pelo país onde se dará a disputa. Desde 2002, quando foi jogada no Japão e na Coréia do Sul, a Copa do Mundo vai deixando de ser privilégio de europeus e de americanos, passando a ser disputada pelo mundo afora, em todos os continentes. Em 2010, a África do Sul será palco da maior festa do futebol mundial.
 
Ficaram definidos ontem, em sorteio realizado na África do Sul, os grupos e os primeiros jogos da fase classificatória da Copa do Mundo de 2010. A presença de todas as seleções que já foram campeãs do mundo, com certeza, dará um charme extra à competição. Além delas, a Copa terá a presença de equipes consolidadas e que tem no atual momento - final de 2009 - apresentado bom futebol, tais como Espanha, Holanda, Dinamarca, Chile, Suíça, Paraguai e outras mais. Os grupos ficaram definidos assim:
 
GRUPO A - África do Sul, França, Uruguai e México.
GRUPO B - Argentina, Grécia, Nigéria e Coréia do Sul.
GRUPO C - Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia.
GRUPO D - Alemanha, Sérvia, Gana e Austrália.
GRUPO E - Holanda, Dinamarca, Camarões e Japão.
GRUPO F - Itália, Eslováquia, Paraguai e Nova Zelândia.
GRUPO G - Brasil, Portugal, Costa do Marfim e Coréia do Norte.
GRUPO H - Espanha, Suíça, Chile e Honduras.
 
Sabemos que, meses antes do início de uma competição do nível de exigência que uma Copa do Mundo impõe à cada participante, é praticamente impossível definir uma equipe favorita ao título. Na isenta opinião do colunista que vos escreve, vejo atualmente o Brasil e a Espanha com o futebol mais compacto do planeta. Mas isso não quer dizer que sejam as únicas equipes favoritas à conquista, até mesmo porque vejo o favoritismo da Espanha com uma certa restrição. Sempre que chegou perto de fases decisivas de um torneio mundial, a Espanha apresentou problemas para superar seus adversários. Os motivos podem ser diversos, mas não cabe a análise disso neste momento. Até mesmo porque, desta vez, a Espanha chega ao mundial como um dos times favoritos e, ainda por cima, ostentando o título de campeã européia de seleções - conquista obtida em 2008.
 
OPINIÃO MOMENTÂNEA

Grupo A - Vejo que o selecionado sul-africano se envolveu em uma "enrascada". Carlos Alberto Parreira comandará a equipe que sonhava ser uma das favoritas de seu grupo, mas passa a ser uma das possíveis zebras. Para a África do Sul, passar de fase será uma tremenda conquista. França, México e Uruguai estão em um momento parecido, assim como a própria África do Sul, que é anfitriã. Todas vivem momento de incertezas. Classifico esta chave como o "grupo da morte" do mundial.

Grupo B - Todas as equipes do grupo B também chegam em um momento parecido ao mundial. Todas as seleções desta chave estão devendo futebol aos seus torcedores. Neste caso, acredito que a Argentina leva vantagem, pois terá tempo e qualidade individual suficiente para montar um time capaz de superar as suas dificuldades e lutar por algo maior. Grécia e Nigéria devem lutar pela segunda vaga deste grupo. A Coréia do Sul corre por fora, mas é bom ninguém descuidar.

 
Grupo C - A Inglaterra de Fábio Capello é, inicialmente, a favorita deste grupo. Estados Unidos e Eslovênia devem lutar pela outra vaga, com a Argélia correndo por fora e tentando surpreender - o que acho muito difícil.

Grupo D - A Alemanha, quando chega ao mundial em situação difícil, sempre pode surpreender. Quando chega invicta das eliminatórias e ainda ostentando o vice-campeonato europeu, pode surpreender mais ainda. É um dos times que deverão lutar pelo título na África do Sul. No mesmo grupo, a Sérvia tem um certo favoritismo, que pode ser apenas "atrapalhado" pela seleção de Gana.

Grupo E - Este grupo tem Holanda e Dinamarca como as principais e favoritas equipes. Mas Camarões e Japão podem, sim, surpreender. É outro grupo que tende a ser equilibrado.
 
Grupo F - É outra chave que promete bons e equilibrados duelos. A Nova Zelândia deve apenas cumprir tabela. Entretando a Itália, atual campeã mundial, não vive um momento muito bom - devido às derrotas na Eurocopa e na Copa das Confederações. Houve troca no comando técnico e, mesmo com boa campanha nas eliminatórias, deverá enfrentar algumas dificuldades nos confrontos contra as boas seleções do Paraguai e da Eslováquia. Porém, a Itália é sempre a Itália, assim como a Alemanha e a própria Argentina: o decorrer da competição poderá torná-las favoritas naturalmente.

Grupo G - A seleção brasileira sob comando de Dunga venceu praticamente todos os confrontos contra grandes times. E se complicou em alguns jogos contra adversários teoricamente mais fáceis. Nessa linha de raciocínio, enfrentar na primeira fase do mundial a Costa do Marfim e a seleção portuguesa poderá ser um bom sinal. O grupo do selecionado canarinho parece estar fechado e uma primeira colocação neste grupo pode colocar a equipe brasileira nos trilhos de uma grande e histórica jornada. Apostaria, nesse momento, na boa equipe da Costa do Marfim, que deverá lutar contra Portugal - que vive momento conturbado - pela vaga na outra fase. A Coréia do Norte deve apenas figurar no mundial. É, ao meu ver, juntamente com a Nova Zelândia e Honduras, uma das favoritas a ficar em 32° lugar (lanterna) na Copa do Mundo.
 
Grupo H - A Espanha é favorita. Já a Suíça é uma de minhas candidatas a ser uma agradável surpresa do mundial, assim como o Chile. A disputa será equilibrada. E além delas, Honduras chega ao mundial sob um momento conturbado na política de seu país, mas deverá apenas lutar como nunca, e perder como sempre.

É lógico que uma análise, feita meses antes do início de uma competição, é muito superficial, visto que o momento e o clima do mundial podem vir a transformar totalmente, ou parcialmente, este quadro inicial de "favoritos, zebras e surpresas". Mas fica a análise exposta para debate, críticas e sugestões. Os apaixonados por futebol terão um grande campeonato mundial pela frente! Uma grande saudação esportiva à todos os leitores!
 
 
* Luciano Bonfoco Patussi é Bacharel em Ciências Contábeis.   Email Mais artigos
Blog Pessoal: www.futebolartegarra.blogspot.com
Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva Desde 2005