Arquivo
  Especiais
  + Futebol
+ Artigos     
A imprensa brasileira e a falta de verdade com o mundial de clubes

Caros amigos, muito me decepciona a atitude da imprensa brasileira ao tomar atitude de dois pesos e duas medidas.
 
Publicado em 16 de junho de 2010            por Reinaldo Carlos da Silva *
 
Mundial de Clubes da FIFAA imprensa afirma que o Brasil tem 4 titulos mundiais no Beach Soccer, a saber 2006, 2007, 2008 e 2009. Antes da Fifa organizar Campeonatos de Beach Soccer existiam campeonatos de Beach Soccer nas areias de Copacabana. Como se esquecer do time de Júnior, Paulo Sérgio, Junior Negão e cia? Foram 9 conquistas deles! Mas a imprensa diz que o mundial só aconteceu a partir de 2005, pois a Fifa só considera a partir deste mesmo ano. Talvez se fosse um clube de futebol diriam que hoje ja estava com 13 conquistas ao invés de 4! Neste caso se incluiria as conquistas de 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2003 e 2004.

Antes da Fifa organizar campeonatos mundiais de futsal a FIFUSA organizou outros campeonatos. A Seleção Brasileira ganhou por duas vezes, em 1982 e 1985. Depois venceu os organizados pela Fifa em 1989, 1992, 1996, 2008. Se fosse um clube já diriam que ele seria hexa!

Antes da Fifa organizar Mundiais de Clubes, já havia a disputa entre os campeões da America do Sul e da Europa. Não havia nenhum representante de outro continente, mas diz a imprensa que o Mundial de Clubes aconteceu em 1960.

Ora, ora, se a Fifa é soberana no Futsal e no Beach Soccer porque também não é no futebol?
 
Eu concordo também que em tudo deve haver uma Instância Superior e Soberana na qual sua palavra é a última.

Se o assunto é Volei a instancia final e Soberana é a FIVB.
Se o assunto é Automobilismo a instanscia final e Soberana é a FIA.
Se o assunto é Futebol a instancia final e Soberana é a FIFA.

Amigo jornalista que age com incoerencia, não faça isso, seja coerente com os fatos, Se a FIFA é soberana no futsal e no Beach Soccer - E ELA É SOBERANA MESMO!, fale o que é certo, não diga o que o povo quer ouvir, mas sim o que precisa ouvir. A VERDADE!

Vejam nos Sites dos clubes campeões da Copa Intercontinental, e note quantos clubes (exceto os brasileiros) colocam Campeão do Mundo relativo a mesma conquista.
 
Foi a mentira e a omissão de dizer a verdade que causou o maior desentendimento referente a titulos brasileiros, o de 1987, que só agora a CBF se pronuncia definivamente entregando a "Taça das Bolinhas" para o São Paulo. Se a entidade máxima do futebol brasileiro tivesse se pronunciado com veemencia a mais tempo não teria ficado por tanto tempo este incomodo.

COPA TOYOTA NÃO É MUNDIAL, para os que duvidam aqui vai as palavras do presidente da Fifa Josef Blatter "O Comitê tomou neste sábado a decisão e é definitiva o Campeão do primeiro Mundial de Clubes é o Corinthians".
 
 
(*) Reinaldo Carlos da Silva é historiador do futebol de Assunção/PB e colaborador do Campeões do Futebol.
+ Artigos     
Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005