Arquivo
  Especiais
  + Futebol
  PERFIL                                                                                          + Artigos
Reta Decisiva: Campeonato Brasileiro 2010
Chegamos na reta decisiva do brasileirão 2010. Em até nove rodadas, conheceremos o novo vencedor do campeonato nacional, bem como os demais representantes do futebol brasileiro na Copa Libertadores da América de 2011.
 
Publicado em 14 de outubro de 2010            Por Luciano Patussi *
 


PREVISÃO DE ANTES DO INÍCIO DO CAMPEONATO www.futebolartegarra.blogspot.com
Vimos que o equilíbrio realmente marcou o campeonato nacional mais uma vez. Não existem equipes imbatíveis nem mesmo times fracos em demasia, que não mereçam, pelo menos, respeito. Não existe "jogo jogado", como diz o ditado popular.
 
Cruzeiro de Porto Alegre
SITUAÇÃO ATUAL

Após o término da 29ª rodada, faltando nove jornadas para o final da disputa, pintam os principais favoritos a, de fato, manterem-se na corrida pelo título deste ano. A tabela de classificação mostra isso. O momento aponta o Cruzeiro, comandado por Cuca na casamata e por Montillo em campo, como líder do campeonato e franco favorito a seguir firme na disputa pelo título. Mas o Fluminense, logo atrás, comandado por Muricy Ramalho no banco e por Conca no gramado, não quer deixar escapar a chance de retomar o título de campeão brasileiro após 26 anos de espera.

O Corinthians, em pleno ano de seu centenário, parece ter perdido um pouco o rumo nas últimas rodadas, onde perdeu partidas que poderiam deixar a equipe em situação melhor na tabela de classificação. Esse fato, aliado ao pedido de demissão de Adilson Batista e as lesões de jogadores importantes, fazem o time de Parque São Jorge correr por fora, buscando alcançar os líderes e ainda lutar pelo título. Pela pontuação atual e pela situação de classificação antecipada para a Libertadores do ano que vem, Santos e Internacional correm mais por fora, tendo pequenas chances de título.

Repassando a análise realizada antes do início do campeonato, vemos que alguns times confirmaram sua situação inicial, pelo menos até o presente momento. Entretanto, outros decepcionaram não apenas seus torcedores, mas a crônica esportiva de modo geral. Vamos ao breve comparativo:
 
FAVORITOS AO TÍTULO

Santos e Cruzeiro confirmaram a expectativa criada e seguem firmes na disputa. A análise inicial, que previa ambos os times classificados entre os cinco melhores do campeonato, permanece inalterada. E além deles, o Corinthians confirma a expectativa de que brigaria por vaga na Libertadores e, quem sabe ainda, pelo título nacional.

SURPRESAS POSITIVAS

O Fluminense contratou o competente Muricy Ramalho para comandar o time, reforçou o elenco e não apenas briga por vaga na Libertadores, mas sonha de forma concreta com o título brasileiro.

O Atlético Paranaense aproveitou a janela de transferências da metade do ano e reforçou a equipe com bons jogadores. Trocou o comando técnico de forma acertada e a ousadia recompensou o atual 7º colocado na tabela. De candidato ao rebaixamento, o Atlético tem chances de vaga na Libertadores, o que está mais de acordo com a grandeza do Rubro-Negro paranaense.

O Ceará e o Guarani tiveram uma boa arrancada no campeonato e agora estão mais estabilizados na classificação. O risco de rebaixamento ainda existe, mas a campanha de ambos é boa, em relação à expectativa criada inicialmente.

DECEPÇÕES

Atual campeão brasileiro, o Flamengo ainda corre risco de rebaixamento. Do céu ao inferno entre 2009 e 2010, o time precisa lutar, nessas últimas rodadas, para permanecer sendo um dos únicos três clubes do Brasil – os outros dois são o Cruzeiro e o Internacional – que jamais deixaram de participar de uma edição do campeonato brasileiro da divisão principal. Uma vaga na Copa Sul-Americana é possível, mas improvável neste momento.

O Atlético Mineiro contratou Vanderlei Luxemburgo, fato que por si só já representaria um ponto positivo na formação da equipe. O Galo Mineiro conta com um elenco que possui bons jogadores, tais como Diego Tardelli, Diego Souza, Daniel Carvalho, entre outros. Se isso não serviria para levar o Galo ao título, pelo menos era possível sonhar com uma vaga na Libertadores. Mas o futebol possui variáveis diversas e o desempenho do time degringolou. A realidade mostra que escapar do rebaixamento será praticamente como um título obtido. Mas a esperança de escapar da queda ainda existe. É nela que o torcedor atleticano se agarra com todas as forças.

EMOÇÕES PELA FRENTE

Segue firme a disputa. Em qual time você apostaria neste momento? Qual a situação do seu time do coração? Participe.

Uma grande saudação esportiva à todos os leitores!
Share |
 
* Luciano Bonfoco Patussi é Bacharel em Ciências Contábeis.

Blog Pessoal: www.futebolartegarra.blogspot.com
  PERFIL                                                                                          + Artigos
Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador