HISTÓRIA (ORIGENS) DO BANGU A.C.

Bangu AC  BANGU ATLÉTICO CLUBE
  Fundado em 17 de abril de 1904
  Av. Conêgo de Vasconcelos, 549, Bangu - Rio de Janeiro/RJ Cep: 21810-011
  Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho (Moça Bonita )
  Website: www.bangu-ac.com.br e www.bangu.net (não oficial)


História Titulos Hino Presidentes Arquivo + CLUBES DO BRASIL

       

História do Bangu - Origens

O Bangu tem uma história que se confunde com a história do futebol no Brasil.
Uma história de homens e paixões que fundaram um clube no início do século, e cujo legado hoje nós desfrutamos.

A Fábrica Bangu - Origem do Clube

A construção da Fábrica foi iniciada em maio de 1889. Em 1890 é inaugurada a estação da Estrada de Ferro, em Bangu. Em 1891, no dia 12 de fevereiro, a Fábrica apitou pela primeira, pois algumas de suas seções começaram a funcionar. Nessa época teve início, no Marco 6, a instalação de algumas casas comerciais e que foram aumentando, ficando o Marco 6 como o núcleo inicial do bairro. O Marco 6, assim chamado, é devido a um marco de pedra que se colocava, de légua em légua, na Estrada Real de Santa Cruz. O Nosso Marco está localizado nas imediações da Estação de Guilherme da Silveira.

Com o funcionamento da Fábrica e a Estrada de Ferro transportando o que a novel população necessitava, já se iniciava um movimento social para que os seus moradores tivessem, além do trabalho, cultura e diversão.

Em 24 de Janeiro de 1892 foi fundada a Sociedade Musical Progresso de Bangu, de cuja obra meritória é seu continuador o Casino Bangu, com um S só, espanhol, já que foi uma homenagem ao seu idealizador - o extraordinário João Ferrer nascido na legendária Ibéria. (Paschoal J. Granado)

Fábrica de Tecidos BanguO ano de 1892 foi marcante para o Bangu nascente. A Fábrica começou, de fato, a funcionar. Os seus operários - a grande maioria vinda de fora - já faziam reuniões sociais.

Em 1893 foi construído pela Fábrica, lá pelas bandas do Retiro, um Engenho que fabricava álcool, cachaça, melado, etc., cuja produção era substancial, tanto que fornecia para o comércio, no Marco 6.

O ano de 1895 apresentou alguns fatos que merecem citação: senão vejamos: foi iniciada a construção de uma Vila Operária para que os empregados ficassem mais perto do serviço. Foi, também, construída pela Cia. uma bela casa localizada no fim da Estrada do Engenho, para a residência do Administrador da Fábrica. Esta casa que chamavam de "Chalet", foi também o lugar onde se recebiam as personalidades que visitavam a Fábrica.

Ainda em 1895 foi fundada a Banda de Música dos Operários, sob a direção do Sr. José Pedro de Andrade, mestre de pedreiro e figura das principais na sociedade.

Oficialmente, o Bangu Atlético Clube foi fundado em 17 de abril de 1904, porém, atividades esportivas em geral e futebol em particular já eram práticas conhecidas no bairro desde o século XIX. O football era um esporte que já existia há muito tempo na Inglaterra e cujas regras oficiais foram traçadas em 1863. Era tradição nas escolas a prática desses jogos entre os jovens e inúmeros clubes já haviam sido criados no Reino Unido.

A Fundação do Bangu

Fundado inicialmente com o nome Bangu Athletic Club

A história do Bangu Atlético Clube começa realmente em fins do século XIX. Dentro da Fábrica Bangu, técnicos ingleses, recém chegados, falaram do futebol. Os filhos da terra ficaram empolgados com a narrativa dos bretões, sobre a nova modalidade desportiva. Das conversações, nasceu a idéia de fazer-se um "field". "Field" era como os ingleses denominavam o campo de futebol. Mas... e as bolas? Já havia uma trazida pelo técnico Thomas Donohoe, ou melhor, seu 'Danau" (essa bola ao que tudo indica, foi a primeira bola de futebol da Cidade Maravilhosa).

Era da Inglaterra que vinha o equipamento industrial da Fábrica, dentro de enormes caixas de madeira. Alguém foi a Londres a serviço da Fábrica. Eis que um dia ao ser aberta, na Fábrica, uma dessas Caixas, encontrou-se bem camuflado, um pacote contendo uma bola de couro para a prática do futebol, novinha, com bomba e tudo para enchê-la e alguns pares de chuteiras.


Castor - Mascote do Bangu
Castor, o mascote


Camisa do Bangu (1966)
Utilizada no título carioca de 1966


Camisa do Bangu (2010)
Utilizada em 2010
 
Ao iniciar-se pois, o século XX, já se praticava o futebol em Bangu, em uma área cedida pela Companhia Progresso Industrial do Brasil e que seria, como foi, um campo provisório, localizado bem ao lado direito das salas de trabalho então existentes.

Em dezembro de 1903, retornando de um passeio que fizera a sua terra natal, a Inglaterra, o Sr. Thomas Donohoe trouxe mais duas bolas de futebol. Sentindo o entusiasmo que despertava em todos, o novo jogo o Sr. Andrew Procter sugeriu a fundação de um "club". Após uma reunião preparatória, na qual tomaram parte os Srs. Andrew Procter, John Starck, José Villas Boas, Thomas Donohoe, Clarence Hibbs, Willian French, Willian Procter, Martinho Dumiense, José Medeiros, José Soares, Frederich Jacques e Thomas Hellowell, quando se decidiu, definitivamente, fundar-se o "club", dias após, precisamente a 17 de abril de 1904, na casa nº 12 da Rua Estevão (depois Rua Ferrer e hoje Av. Cônego Vasconcelos) foi, oficialmente, fundado o Bangu Atlético Clube, com a presença dos Srs. Andrew Procter, Clarence Hibbs, Frederich Jacques, John Starck, José Soares, Segundo Maffeu, Thomas Hellowell, William French, William Hellowell e William Procter.

Deixaram de constar na Ata de fundação os nomes dos Srs. Thomas Donohoe, José Villas Boas e James Hartley. Acreditamos, todavia, que os referidos senhores terão deixado de assiná-la por algum lapso ou porque motivo relevante os tenha impedido de comparecer a essa histórica reunião. Cremos que por justiça, deverão eles serem considerados como fundadores do Bangu Atlético Clube. Seus nomes figuram, aliás, como Vice-Presidente e Membros do Conselho Fiscal da Diretoria então eleita.

Texto da Ata de Fundação

Aos 17 de abril de 1904, na casa nº 12 da Rua Estevão, com a presença dos seguintes Senhores: John Starck, Fred Jacques, Clarence Hibbs, Thomas Hellowell, José Soares, William Procter, William Hellowell, William French, Segundo Maffeu e Andrew Procter, fundou-se um Club Athletic sob a denominação de "BANGU ATHLETIC CLUB". Foi convidado de presidir o meeting Sr. John Starck, servindo de Secretário o Sr. Andrew Procter. O Presidente expôs os fins do Club que serão os jogos de "Foot-ball", "Cricket", "Lawn Tennis" e outros jogos variados.

Foi proposta pelo Sr. Jacques que a entrada de sócios seja de 2$000 e que a mensalidade é de 1$000 pagável no dia 1º de cada mês que foi adoptado unanimimente. Foi decidido que as cores serão branca e encarnado e o Sr. Stack foi convidado de falar com o Director da Fábrica, afim de arranjar o panno necessário para fazer o fardamento do Club. Foram eleitos para servirem na Directoria para o primeiro anno os seguintes Senhores:.

William French
Primeiro Presidente do Bangu exerceu o cargo em 1904 e de 1906 à 1907

Presidente Honorário João Ferrer
Presidente William French
Vice Presidente Thomas Donohoe
Secretário e Thezoureiro. Andrew Procter
Conselho Fiscal José Villas Boas, James Hartley e José Soares
Cap of "Foot-ball" John Starck
Cap of "Cricket" Thomas Hellowell
Cap of "Lawn Tennis" Fred Jacques
Ficou resolvido que será jogado um match entre os teams do Capitain e Secretario, no domingo dia 24 deste mês. Jogo para principiar às 4 horas da tarde.

O Secretário foi autorisado de annunciar a formação do Club nos jornais e também annunciar na Fábrica, convidando os rapazes de entrar como sócios. Quem quizer dará o seu nome ao Secretário. Foi convocado para domingo 24 uma nova reunião da Directoria afim de tratar dos assumptos do Club.

Não havendo mais nada de tratar foi dissolvida a assembléia na maior harmonia.
(a) - John Starck - José Soares - Fred Jacques - Thomas Hellowell e Andrew Procter.
17 de Abril de 1904.


Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; www.bangu.com.br (desativado).
Página adicionada em 02/Julho/2010.

 

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo