Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
Siga o Campeões do Futebol no Facebook

OS 36 GOLS DO BOTAFOGO F.C. EM UM ÚNICO DIA

Confira » » História do SC Mangueira            História do Botafogo                      + ESPECIAIS
Em 30 de maio de 1909, Botafogo e Mangueira entraram em campo para mais uma partida de futebol. Na verdade foram dois jogos; um pelo campeonato carioca de primeiro quadro, e o outro válido pelo mesmo campeonato, o de segundos quadros, e contra o mesmo adversário - o extinto Mangueira.

O S. C. Mangueira (das cores vermelha e preta) atuou com 10 jogadores na partida de primeiro quadro, e o Botafogo lhe impôs a maior vitória de um clube no futebol brasileiro, em todos os tempos.

Só que não ficou só nisso. Antes porém, na partida de segundo quadros, o Fogão já havia aplicado uma goleada por 12 tentos a 1. Ou seja, o Botafogo acabou por se tornar o clube que mais gols fez em uma única partida no futebol do Brasil (24 a 0) e, por conseguinte, a equipe que (talvez) tenha feito o maior número de gols em um único dia no futebol brasileiro. Confira a súmula e os goleadores deste dia memorável!!!

BOTAFOGO 24 x 0 MANGUEIRA
Data: 30 / 05 / 1909
Local: Rua Voluntários da Pátria, Rio de Janeiro
Árbitro: Antônio Miranda
Competição: Campeonato Carioca (primeiro Quadro)

Gols: Gilbert Hime, Gilbert Hime, Gilbert Hime, Monk, Dinorah, Gilbert Hime, Gilbert Hime, Flávio Ramos e Flávio Ramos (1° tempo); Flávio Ramos, Gilbert Hime, Emmanuel Sodré, Gilbert Hime, Raul Rodrigues, Lulú Rocha, Gilbert Hime, Flávio Ramos, Gilbert Hime, Monk, Henrique Teixeira, Flávio Ramos, Flávio Ramos, Lulú Rocha e Flávio Ramos (2° tempo)

Botafogo: Coggin, Raul Rodrigues e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulú Rocha e Edgard Pullen; Henrique Teixeira, Flávio Ramos, Monk, Gilbert Hime e Emmanuel Sodré.

Mangueira: Luiz Guimarães, José Perez e Carlos Mongey; Victor, Jonas Cunha e Justino Fortes; Alberto Rocha, João Pereira, Menezes e Maranhão

Na preliminar de Segundos Quadros: Botafogo 12 x 1 Mangueira
Gols: Abelardo de Lamare (4), Mimi Sodré (3), Viveiros de Castro (3), Lauro Sodré e César Fagundes p/o Botafogo; Jorge Vasconcellos p/o Mangueira.
Confira » » História do SC Mangueira            História do Botafogo                      + ESPECIAIS
Fontes consultadas: Súmula da Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA) arquivada na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Gazeta de Notícias e O Paiz.

Pesquisa realizada por Pedro Varanda.
Página adicionada em 16 de junho de 2009.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Leia grátis Do Fundo do Bau, de Laércio Becker Siga o Campeões do Futebol no Twitter
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador