Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada

HISTÓRIA DO BRASIL DE PELOTAS

Brasil de Pelotas, o Rubro NegroGRÊMIO ESPORTIVO BRASIL
Fundado em 7 de Setembro de 1911
End.: Rua João Pessoa, 694 - Bairro Centro
Pelotas/RS - CEP 96010 470
Estádio Bento Freitas (Baixada)
Site: www.brasildepelotas.com
  História     |     Titulos     |     Hino     |     Foto Galeria     |     Diversos                + CLUBES
A Fundação e Primeira Diretoria

A história do G.E.Brasil teve início depois de uma divergência entre dirigentes e jogadores do Sport Club Cruzeiro do Sul, que era mantido e dirigido por funcionários da Cervejaria Haertel. O campo do S.C. Cruzeiro do Sul situava-se num terreno ao lado da Cervejaria Haertel.

Certo dia, colaboradoes do clube, que estavam colocando uma cerca ao redor do campo, viram chegar no local alguns rapazes, jogadores do S.C.Cruzeiro do Sul, os quais de imediato foram treinar. Este fato irritou aqueles que estavam trabalhando na referida cerca. Mandaram que os outros parassem com o jogo e fossem ajudá-los. Frustados os rapazes foram embora.

Por ironia do destino, dois daqueles rapazes inconformados com o ocorrido caminharam até um terreno próximo ao local onde hoje está situado o estádio do G.E.Brasil, ficaram ali sentados na grama pensando e discutindo a idéia de fundar um time de futebol, eram eles os saudosos Breno Corrêa da Silva e Salustiano Brito.

Resolveram eles marcar uma reunião de fundação do clube que teve como lugar o prédio de nº56 da rua Santa Cruz, em Pelotas, residência do Sr. José Moreira de Brito, pai de Salustiano. Ficando a sua primeira diretoria assim constituida: Dario Feijó, presidente; Silvio Corrêa da Silva, vice; Walter da Rocha Pereira, 1º secretário; Raymundo Pinto do Rego, tesoureiro; Breno Corrêa, adjunto; Manoel Joaquim Machado, Ulysses Dias Carneiro, Manoel Ribeiro de Souza, Nicolau Nunes, Paulinho Dias de Castro e Mário Reis, diretores; E estava fundado o G.E.Brasil em 7 de setembro de 1911, extamente na data comemorativa a Independência do Brasil.

Cores e Uniforme

Alusivo a este fato, foi decidido que as cores da camiseta seriam verde e amarela. Possivelmente, as cores inicialmente adotadas no fardamento do G.E.Brasil, seja o primeiro fato histórico da rivalidade com o E.C.Pelotas. Naquela época houve muita polêmica porque o fardamento dos dois clubes eram parecidos. Como o E.C.Pelotas inspirou-se nas cores do Clube Caixeral (azul e amarelo) para seu fardamento, o G.E.Brasil resolveu adotar as cores do Clube Diamantinos (vermelho e preto), mudando então as cores do fardamento.

Além de influenciar no batismo da nova agremiação, o período de comemorações da independência brasileira fez com que a diretoria aderisse ao verde e amarelo para o fardamento. Porém, quando os dirigentes saíram às ruas com o livro de ouro, a fim de arrecadar fundos para a compra das camisetas, eles encontraram um comerciante português que mudaria as cores, e consequentemente a história, do G.E. Brasil. O tal português, cujo nome se perdeu no tempo, era fã de um clube social de Pelotas, o Diamantinos, e ofereceu aos rapazes o terno completo,desde que as cores fossem vermelha e preta (cores do Diamantinos), a oferta foi imediatamente aceita, e assim o Brasil se tornou o rubro-negro, hoje conhecido em todo o país.
  História     |     Titulos     |     Hino     |     Foto Galeria     |     Diversos                + CLUBES
Fonte: www.brasildepelotas.com e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 20 de Janeiro de 2010 - Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Camisa 1
Camisa Oficial 1
(utilizada em 2009)


Camisa 2
Camisa Oficial 2
(utilizada em 2009)
Shopping Campeões do Futebol
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador