Federação de Futebol do Estado do Rio de JaneiroCOMPETIÇÕES DO EXTINTO CAMPEONATO ESTADUAL FLUMINENSE



Federação Fluminense de DesportosFEDERAÇÃO FLUMINENSE DE DESPORTOS
Fundada em 07 de janeiro de 1925
Extinta em 1978 na fusão com a atual FERJ


História As Competições Profissionalismo Campeões  + FUT-CARIOCA

       

De 1915 a 1924 o campeonato foi organizado pela Liga Sportiva Fluminense (houve outra liga, Associação Fluminense de Desportos Terrestres, em 1917). A LSF exigia que todos os jogos fossem disputados em Niterói, o que afastava o interior do campeonato (exceto São Gonçalo), e por essa razão a mídia preferia considera essa competição um mero campeonato de Niterói.

Em 1925 surgiu a Associação Fluminense de Esportes Athleticos, que organizou sozinha o campeonato a partir de 1926. Permitindo que cada clube mandasse os jogos em suas cidades, foi mais respeitada enquanto competição estadual.

Em 1928 o campeonato trocou os clubes por seleções municipais, devido à pressões das ligas do interior.

Em 1941 a AFEA fundiu-se com a rival profissionalista FFE (fundada em 1933) e tornou-se a Federação Fluminense de Desportos, e organizou o bem-sucedido Campeonato Fluminense de Campeões Municipais, em formato de Copa.

A partir de 1945 clubes e seleções disputavam o campeonato ao mesmo tempo, e à exceção de 1945 apenas seleções foram campeãs a partir deste momento.

Em 1952 começou o campeonato estadual de profissionais (organizado pelo Departamento Estadual de Profissionais - DEP), e nesse mesmo ano foi disputado um campeonato extra (há dúvidas se esse campeonato era contado junto aos outros).

Entre 1953 e 1955 os campeões de Niterói e Campos não disputaram o estadual do DEP, e foi disputado um super-campeonato entre o campeão profissional fluminense e os campeões municipais profissionais niteroiense e campista, a princípio para apontar o verdadeiro campeão fluminense - mas em 1962 a FFD passou a reconhecer ambos como campeões compartilhados. A mídia se dividiu entre os campeões, alguns julgavam os supercampeões os verdadeiros campeões fluminenses, outros os campeões do DEP conforme originalmente estabelecido.

Em 1956 o DEP foi fechado e foi criado o campeonato por zonas. Nesse ano as finais não foram disputadas, e não está claro se os finalistas Campos, Serrano, Central e Guarani foram proclamados campeões divididos.

Em 1963 a Zona Centro foi organizada mas não conseguiu ser disputada, e o Goytacaz sagrou-se campeão por falta de um adversário na final. Em 1964 a Zona Centro finalmente foi disputada, mas houve um entrave burocrático pois nos papéis aquela zona pertenceria à temporada de 1963 (embora totalmente disputada em 1964), e o Americano exigiu ser proclamado campeão estadual enquanto - teoricamente - único campeão profissional de 1964. A FFD "contornou" a briga declarando o Americano campeão de 1964 mas promovendo um "super" com o Eletrovapo, que venceu a disputa entre as equipes. A mídia ficou do lado do Eletrovapo, considerando-o o único campeão da temporada.

Em 1976 os estados já estavam fusionados, mas as federações carioca e fluminense permaneceram separadas. Americano, Volta Redonda e Goytacaz disputavam o campeonato da Federação Carioca como convidados, e parte da mídia preferia chamar o enfraquecido campeonato da FFD de "Campeonato de Profissionais do Interior".

Em 1978 a FFERJ foi criada, mas organizou dois campeonatos distintos - um da capital e outro do interior. O título estadual de 1978 seria disputado no começo de 1979 entre os melhores do campeonato da capital e do interior, mas a FFERJ desvinculou essas competições e transformou esse título extra em "Campeonato Especial de 1979". Por essa razão os campeonatos da capital e do interior de 1978 são considerados como os últimos campeonatos representativos da Guanabara e do antigo Estado do Rio.

Não é claro se a FFD contava como equivalentes todas as competições acima (campeonatos da LSF, AFEA, Campeonato de Campeões Municipais e Era Profissional) ou se contava apenas de determinada fase para baixo.


Fonte: Arquivo do * pesquisador Auriel de Almeida Martins (membro da RSSSF).
Página adicionada em 01 de abril de 2009.

 

 

Pesquisa personalizada

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo