Federação de Futebol do Estado do Rio de JaneiroO PROFISSIONALISMO DO CAMPEONATO FLUMINENSE - (EXTINTO)



Federação Fluminense de DesportosFEDERAÇÃO FLUMINENSE DE DESPORTOS
Fundada em 07 de janeiro de 1925
Extinta em 1978 na fusão com a atual FERJ


História As Competições Profissionalismo Campeões  + FUT-CARIOCA

       

A confusão da era profissional

1952 - Houve o torneio normal, do DEP, e um torneio extra. Ambos vencidos pelo Adrianino. Algumas fontes chamam o Adrianino de bi-campeão fluminense. Outras, posteriores, passam a só lembrar do primeiro título. Há até uma que sugere que o primeiro campeonato de 1952 era atrasado de 1951 (ano da fundação do DEP), as não acho essa muito confiável. Enfim, o mais comum, pelos jornais, é chamar a primeira de "Campeonato Fluminense de Profissionais" e a outra de "Torneio Extra de Profissionais".

1953 - O Barra Mansa conquistou o Torneio do DEP. No ano seguinte, a FFD resolveu que o DEP era a "Zona Sul" e que os campeonatos de Niterói e Campos a "Zona Centro" e "Zona Norte", e obrigou o Barra Mansa a disputar um triangular pelo título de 1953. O Barra Mansa venceu o triangular. Nove anos depois a FFD decidiu diplomar tanto os campeões do DEP quanto o desses cruzamentos impostos (também chamados de "supercampeonatos"), o que dá a entender que o Barra Mansa é duas vezes campeão no mesmo ano.

1954 - O DEP foi dividido em 1ª, 2ª e 3ª zonas, e esse campeonato foi vencido pelo Coroados. Nesse ano a FFD inventou a nomenclatura "4ª e 5ª Zona" para as competições de Niterói e Campos, e organizou o triangular dos campeões - só que o Coroados se recusou a jogar. A FFD trocou simplesmente o Coroados pelo Royal, este protestou, aí ela incluiu o Coroados de novo, o Royal não quis sair, o triangular virou um hexagonal, faltaram datas, foi adiado sine-die... E nenhum jogo aconteceu. A última notícia que eu vi (isso no final de 1955) que a FFD decidiu voltar para o triangular, marcando a desitência do Coroados, mas o jogo Fonseca x Americano eu nunca achei, nunca vi, nunca li. O livro do Caixa Dágua diz que o Americano venceu esse torneio com "a desistência de todos os oponentes", mas não acho essa informação confiável, já que não li nos jornais.

1955 - O Frigorífico venceu o torneio do DEP e o Goytacaz o supercampeonato.

1956 - Tudo mudou, a FFD criou a Divisão Departamental, acabou com o DEP. As finais entre os campeões de zona deveria ser Serrano, Central, Guarani e Campos. O que aconteceu: logo aós vencer a sua Zona o Guarani fechou as portas, o Serrano anunciou que desistiria do profissionalismo, e o campeonato campista seguer terminaria na data prevista para o cruzamento. Então a FFD simplesmente cancelou a fase final. O Central chegou a solicitar, tomando como argumento de que era o único time disponível para as datas marcadas, ser o campeão por desistências adversárias, mas jamais achei uma resposta para o Central, que com certeza foi não, nem sobre divisão de título.

1957 - o Adrianino venceu, com certa confusão.

1958 - por pouco não aconteceu o mesmo do que 1956, mas a FFD decidiu que, nesses casos, os vices poderiam assumir o lugar de campeões desistentes. Deu Manufatora.

1959 - Fonseca

1960 - Fonseca (não houve final por desistência do Goytacaz)

1961 - Rio Branco

1962 - Fonseca

1963 - Goytacaz (falta de adversários)

1964 - O Eletrovapo venceu uma zona que tinha sido organizada em 1963 mas só foi disputada em 1964. O Americano pediu o título por ser o único campeão de zona, por regulamento, pertencente à temporada de 1964. A FFD fez o jogo entre os dois (vencido pelo Eletrovapo) e, estranhamente, disse que o Americano foi o campeão normal e o Eletrovapo extra. Vai entender.

1965 - Americano (falta de adversários)

1966 - Goytacaz

1967 - Goytacaz

1968 - Americano. Nesse ano a Taça Cidade de Campos passa a representar a zona campista, ao invés do campeonato campista.

1969 - Americano

1970 - Central

1971 - Barbará

1972 - Barbará

1973 - esse ano é muito estranho. tentaram criar uma liga única, que não saiu, e a única zona disputada - a Taça Cidade de Campos - deveria premiar seu campeão do estado campeão fluminense por falta de adversários, mas nunca achei nada confirmando o título que seria do Cambaíba.

1974 - Sapucaia

1975 - Nesse ano a FFD resolve que o Campeonato Campista volta a valer como Campeonato Fluminense. O Americano é campeão.

1976 - Central

1977 - Manufatora

1978 - Goytacaz


Fonte: Arquivo do * pesquisador Auriel de Almeida Martins (membro da RSSSF).
Página adicionada em 21 de setembro de 2010.

 

 

Pesquisa personalizada

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo