Shopping Campeões do Futebol

Quais campeões estaduais poderão se destacar no Brasileirão?



+ Artigos / Noticias      


Ganhar o campeonato estadual embala o time para fazer uma grande campanha no Brasileiro?

Cerimônia de abertura do Brasileirão 2017
Cerimônia de abertura do Brasileirão 2017 - Allianz Parque. Foto: Divulgação CBF / Ricardo Stuckert.

Uma boa série de resultados pode trazer uma empolgação para surpreender no Campeonato Brasileiro da série A, sim! Mas não é sempre o que acontece. Dos campeões estaduais dos principais torneios do Brasil, Corinthians, Chapecoense e Coritiba estão seguindo esta regra. Mas e o resto?

E a Série A do Brasileiro está repleta de campeões estaduais. No Rio de Janeiro, o Flamengo mostrou superioridade diante do Fluminense, derrotou o rival nos dois jogos (0x1 e 2x1) e ficou com seu 34° título da competição. Toda a glória do título não foi suficiente para animar seu torcedor, ainda frustrado com a eliminação precoce na fase de grupos da Libertadores. Isso acabou também influenciando os jogadores, que estão deixando a desejar neste início de Brasileiro. Por enquanto, o Rubro-negro faz uma campanha apagada, longe da zona de classificação para competição continental. O clube segue sob o comando do técnico Zé Ricardo e traz novidades no elenco como o meia Conca e o atacante Éverton Ribeiro. O objetivo é disputar o título.

Ao contrario do rival, o Fluminense não contratou ninguém e manteve a base do Estadual para fazer bonito na Série A. Abel Braga segue prestigiado no Fluzão. O time das Laranjeiras tem planos altos nesta Série A e planeja terminar o campeonato na zona de classificação para a Libertadores.

Em São Paulo, o favoritismo de Palmeiras, São Paulo e Santos não se concretizou e o Corinthians faturou novamente o título do campeonato. Na decisão, o Timão enfrentou o bom time da Ponte Preta e não deu chance para o adversário. Goleada de 3 a 0, no primeiro jogo, em Campinas e empate de 1 a 1, na Capital, garantiram o 28º título corintiano do Paulistão. Esta foi a primeira grande conquista do técnico Fábio Carille, treinador revelação desta temporada. No Brasileirão, nestas primeiras rodadas, o Timão vem fazendo bonito. O time do Parque São Jorge é o líder absoluto do Nacional e vem de cinco vitórias seguidas. Entre os destaques do alvinegro estão o atacante Jô e o goleiro Cássio, responsáveis pela atual campanha corintiana. Corinthians busca seu sétimo título brasileiro.

Já a Macaca aposta na base do Estadual para buscar uma vaga na Sul-americana e se manter na Série A. Neste momento, o time de Campinas ocupa a parte intermediária da tabela. Jogadores como o meia Lucca, e os atacantes Emerson e Negueba, são os destaques do time.

Outro campeão Estadual que promete brigar na parte de cima da tabela é a Chapecoense. O Verdão do Oeste Catarinense superou em todos os sentidos o trágico acidente aéreo no final do ano passado que comoveu o mundo, e vem fazendo bonito em 2017. Com o elenco novo, técnico novo, a equipe catarinense superou as dificuldades e faturou o título Catarinense diante do Avaí. Em melhor de dois jogos, uma vitória para cada lado pelo mesmo placar, 0x1. Como fez a melhor campanha da competição, o time verde tinha a vantagem de dois resultados iguais e ficou com o título. Além do Estadual, a Chapecoense também fez bonito na Libertadores, se classificando, em campo, para a segunda fase. Mas a escalação de um jogador irregular diante do Lanús acabou tirando a Chape da competição.

Apesar disso, o time do técnico Vágner Mancini não se intimidou e vem mostrando força neste início de Série A, ficando sempre entre os primeiros nestas sete rodadas. O destaque da Chape fica para o atacante Wellington Paulista, artilheiro da equipe na temporada com seis gols. Vice-campeão Estadual, o Avaí luta para se manter na Série A. Para isso, o Leão da Ilha se reforçou com jogadores experientes como o meia Juan, ex-Flamengo.

Em Minas Gerais e na Bahia, são os vice-campeões que estão melhores neste início de Brasileiro. No Campeonato Mineiro, o Atlético superou o Cruzeiro e ficou com o título, mas na Série A é a Raposa que está melhor. O time de Mano Menezes, que tem novidades no elenco como o atacante Sassá, ex-Botafogo, não faz grande campanha, mas se mantém entre os dez primeiros colocados. Já o Galo faz seu pior início de competição e ainda não conseguiu deixar a zona de rebaixamento. O Alvinegro manteve a base do Estadual e tem no seu ataque, com Robinho e Fred, seu ponto forte para reagir e buscar o título.

Na Bahia, a mesma coisa. O Vitória conquistou seu 29º título Estadual sobre o rival com dois empates, 1x1 e 0x0, mas vem decepcionando no Nacional. O rubro-negro baiano só venceu um jogo de sete e atualmente está na zona de rebaixamento. O técnico Alexandre Gallo aposta no trabalho em equipe para se manter na primeira divisão. Já o Bahia, com uma ótima campanha, vem surpreendendo e mantendo contato direto com o G-6. Destaque do Tricolor também é seu comandante. Jorginho assumiu o time com a saída de Guto Ferreira para o Internacional e até aqui vem ganhando a confiança da torcida.

Assim como o Bahia, o Coritiba também vem surpreendendo neste início de Brasileirão. Campeão estadual diante do Atlético-PR, vitória de 3 x 0 e empate sem gols, o Coxa manteve o embalo e vem empolgando sua torcida. Em sete rodadas, o time do Paraná está no G-6 com quatro vitórias e um bom aproveitamento. Em campo, o time manteve a base e tem com o atacante Kléber seu maior destaque. A equipe Alviverde quer brigar por vaga na Libertadores. Já o Furacão segue decepcionando na temporada. Atual lanterna da competição, o rubro-negro paranaense precisa de uma reação imediata se quiser se manter na primeira divisão. Para isso, o clube contratou Eduardo Baptista, ex-Palmeiras, para salvar o time.

Sentiu falta de algum Estadual? Sim! O Campeonato Gaúcho. Diferente dos outros grandes torneios do Brasil, o Gauchão não teve time da Série A na final. Neste ano, o confronto foi entre Novo Hamburgo, Série D, e Internacional, atualmente na Série B, e quem levou a melhor foi o time do interior. O Grêmio, representante do Estado na Série A, foi eliminado na semifinal pelo próprio campeão Novo Hamburgo. E por falar no Tricolor Gaúcho, o time de Renato Gaúcho vem fazendo bonito na temporada e vem sendo considerado o melhor time do Brasil em atividade. Vivo na Libertadores e Copa do Brasil, o Grêmio está entre os cinco melhores do Brasileirão.

Como vimos, Corinthians e Grêmio despontam como favoritos para o título do Campeonato Brasileiro, mas sempre tem aqueles times que evoluem durante a competição e podem chegar lá. E você, em que time apostaria?


Sidney Barbosa da Silvapor Sidney Barbosa da Silva.
Editor responsável pelo Campeões do Futebol.
Página adicionada 20/Junho/2017.

 

Pesquisa personalizada

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo