CAMPEÕES DE COMPETIÇÕES INTERCONTINENTAIS


       

OBSERVAÇÕES

Campeões de competições de clubes a nível intercontinental. Na maioria das competições existe um histórico do torneio e diversas informações históricas e tabelas. Parte das competições não mais existe, estão extintas. Destaque para a International Soccer League (Torneio de Nova York) entre 1960 e 1965, que na verdade foi um torneio oficial e não amistosos como muitos entendem. O mesmo ocorre quando se fala em Copa Rio Internacional.

 
 Copa Intercontinental / Toyota Cup - disputada entre o vencedor da Taça Libertadores versus vencedor da Liga dos campeões da Uefa.
 
 Copa Interamericana - disputada entre o vencedor da Libertadores e da Concacaf Champions.
 
 Supercopa Intercontinental - competição foi idealizada pelas três equipes da América do Sul, até então, campeãs da Copa Intercontinental – Santos, do Brasil, Racing Club, da Argentina e Peñarol, do Uruguai em finais de 1967, e com aval da UEFA e Conmebol.
 
 Copa dos Campeões Árabes - disputada entre clubes da comunidade árabe da Ásia e África.
 
 Copa Suruga Bank - disputada entre os campeões da Copa Sul-Americana e da Copa da Liga do Japão (Copa Yamazaki Nabisco).
 
 Copa Sanwa Bank - disputada pelo campeão da J-League e o campeão (Nacional ou de Copa) de uma Liga estrangeira: Argentina, Brasil, Estados Unidos e Suecia, um por ano.
 
 Copa Rio (Torneio Internacional de Campeões) - foi uma iniciativa da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), atual CBF, aproveitando o clima criado um ano antes com a realização da Copa do Mundo e que foi patrocinada pela Prefeitura do Rio de Janeiro (proprietária do Maracanã), que acabou por dar o nome ao Torneio. A primeira edição (1951) foi reconhecida pela FIFA como mundial de clubes.
 
 International Soccer League - A ISL foi criada em 1960, por Bill Cox, um ex-proprietário da Philadelphia Phillies Baseball Club, e extinta em 1965. No Brasil alguns o chamam de Torneio de Nova York, mas não é o mesmo torneio amistoso conquistado pelo Santos, em 1966.

 

 

Pesquisa personalizada

 

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo