HISTÓRIA E CAMPEÕES DA COPA INTERTOTO



Supercopa UEFA Taça das Taças Anglo Scottish Cup + CONTINENTAIS


HISTÓRIA DA COMPETIÇÃO

A Taça IntertotoA Taça Intertoto foi originalmente concebida em 1961, como forma de gerar dinheiro para as companhias de apostas de futebol no Verão. A competição passou para a jurisdição da UEFA em 1995 e passou a ser usada como uma via alternativa de qualificação para a Taça UEFA, permitindo aos clubes que não se qualificaram para a Champions League ou para a Taça UEFA a possibilidade de experimentarem as emoções das competições europeias de clubes.

Êxito na Europa
A Taça Intertoto, que tradicionalmente começa em Junho, está aberta aos clubes que terminem os seus campeonatos logo atrás das equipes qualificadas para as duas principais competições da UEFA. Desde a sua implementação, serviu de trampolim para o êxito de várias equipas. Um dos seus vencedores, em 1995, o FC Girondins de Bordeaux, conseguiu chegar à final da Taça UEFA em Maio do ano seguinte, enquanto Bologna FC, AJ Auxerre e Villarreal CF (por duas vezes) alcançaram fases muito adiantadas da Taça UEFA, tendo-se qualificado para a competição através da Taça Intertoto.

Novo formato
O formato da Taça Intertoto foi alterado para a época 2006/07, contando com três eliminatórias em vez das cinco anteriores. As 11 equipes vitoriosas da terceira eliminatória do torneio, ou seja, as finais, seguem para a segunda pré-eliminatória da Taça UEFA, substituindo o antigo sistema, no qual os três vencedores das respectivas finais seguiam para a primeira rodada da Taça UEFA.

Eliminatórias
Todas as eliminatórias da competição são disputadas em jogos de ida e volta, qualificando-se para a rodada seguinte a equipe que conseguir mais gols no conjunto dos dois jogos. A lista principal de acesso das equipes na competição está dependente do número de federações nacionais que desejam participar. Quarenta e nove federações têm, por princípio, um lugar, mas se uma outra não avançar com uma equipe, a sua vaga será atribuída pela UEFA a outra nação.

Copa Intertoto - QUALIFICAÇÃO UEFA
2008 Aston Villa FC, Grasshopper-Club, IF Elfsborg, RC Deportivo La Coruña, Rosenborg BK, SC Braga, SC Vaslui, SK Sturm Graz, SSC Napoli, Stade Rennais FC, VfB Stuttgart
2007 SK Rapid Wien (AUS), RC Lens (FRA), UD Leiria (POR), Aalborg BK (DIN), Hamburger SV (ALE), FC Otelul Galati (ROM), Blackburn Rovers FC (ING), UC Sampdoria (ITA), Hammarby (SUE), Atlético Madrid (ESP) e FC Tobol Kostanai (Kazaquistão))
2006 FC Twente (HOL), Newcastle (ING), Odense BK (Dinamarca), Kayserispor (TUR), Ethnikos Achnas FC (Chipre), Hertha Berlin (ALE), AJ Auxerre (FRA), Olympique Marseille (FRA), SV Ried (Austria), Grasshopper (SUI) e NK Maribor (SLO)
2005 RC Lens (FRA), Olympique de Marseille (FRA) e Hamburger SV (ALE)
2004 FC Schalke 04 (GER), Villarreal CF (ESP) e Lille OSC (FRA)
2003 FC Schalke 04 (GER), AC Perugia (ITA) e Villarreal CF (ESP)
2002 Málaga CF (ESP), Fulham FC (ENG) e VfB Stuttgart (GER)
2001 Aston Villa FC (ENG), Paris St-Germain FC (FRA) e Troyes AF (FRA)
2000 VfB Stuttgart (GER), Udinese Calcio (ITA) e Celta de Vigo (ESP)
1999 Montpéllier Herault SC (FRA), Juventus (ITA) e West Ham (ENG)
1998 SV Werder Bremen (GER), Valencia CF (ESP) e FC Bologna (ITA)
1997 SC Bastia (FRA), Olympique Lyon (FRA) e AJ Auxerre (FRA)
1996 Karlsruher SC (GER), En avant Guingamp (FRA) e Silkeborg IF (DEN)
1995 RC Strasbourg (FRA) e FC Girondins de Bordeaux (FRA)
Copa Intertoto - Campeões
 Ano  Campeão  Vice
1967 Eintracht Frankfurt (ALemanha Oc.) Inter Bratislava
1966 Lokomotive Leipzig IFK Norrkoping (SUE)
1965 Polonia Byton (POL) SC Leipzig
1964 Slovnaft Bratislava (Tchecosl.) Polonia Byton (POL)
1963 Slovnaft Bratislava (Tchecosl.) Padova (ITA)
1962 Ajax Amsterdam (HOL) Feyenoord (HOL)

Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Fontes: UEFA.com; Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 08/Março/2007 - atualizada em 07/Março/2014.

 

Ir ao Topo