Shopping Campeões do Futebol

O que foi a Copa Ouro?
A Copa de Ouro Nicolás LeozA Copa Ouro ou Copa de Ouro Nicolás Leoz foi um torneio "oficial" da Conmebol (Confederação Sulamericana de Futebol) disputado entre 1993 e 1996 (com exceção de 1994, com a parada para a Copa do Mundo), pelos campeões da Copa Conmebol, Copa Master da Supercopa, Supercopa Sul-Americana e Copa Libertadores.

A edição de 1993 foi disputada pelos campeões de 1992: Atlético/MG do Brasil (Copa Conmebol), Boca Juniors/ARG (Copa Master da Supercopa), Cruzeiro/BRA (Supercopa Sul-Americana) e São Paulo/BRA (Copa Libertadores). Na semifinal, o Boca Juniors venceu o São Paulo em La Bombonera por 2 a 1 e empatou no Pacaembu por 1 a 1. No outro jogo, após um empate em 0 a 0 no tempo normal, o Atlético venceu o Cruzeiro por 5 a 4 nos pênaltis. Na final, o Boca empatou a primeira partida com o Atlético, no Mineirão, por 0 a 0, e venceu a segunda, em La Bombonera, por 1 a 0, sagrando-se campeão.

Em 1995, na primeira partida da final, no Mineirão, o São Paulo venceu o Cruzeiro por 1 a 0. O curioso é que o jogo foi suspenso no início do segundo tempo, pois o Cruzeiro, teve quatro jogadores expulsos ainda no primeiro tempo e gastou todas as substituições, teve mais um jogador contundido, ficando com apenas seis em campo e, de acordo com a regra, o número mínimo de atletas é de sete por time. Na segunda partida, no Morumbi, o Cruzeiro devolveu o mesmo placar. Na disputa de pênaltis, o time mineiro venceu por 4 a 1 e sagrou-se campeão. Outra curiosidade é que estas partidas também foram válidas pelas quartas-de-final da Supercopa Sul-Americana.

Em 1996, o torneio foi disputado na cidade brasileira de Manaus, no Amazonas, entre 13 e 16 de agosto. Jogaram: Grêmio/BRA, campeão da Copa Libertadores de 1995; Flamengo/BRA, vice-campeão da Supercopa Sul-Americana de 1995; Rosario Central/ARG, campeão da Copa Conmebol de 1995; São Paulo/BRA, campeão da Copa Master da Conmebol de 1996. Nas semifinais, o Flamengo venceu o Rosário Central por 2 a 1, enquanto o São Paulo venceu o Grêmio pelo mesmo placar. Na final, o Flamengo venceu o São Paulo por 3 a 1 e levou o título.


Ano Campeão Vice Campeão Final
1996 Flamengo/BRA     São Paulo/BRA 3 x 1
1995 Cruzeiro/BRA     São Paulo/BRA 0x1, 1x0 (4x1 p.)
1994         não houve disputa
1993 Boca Juniors/ARG     Atlético-MG/BRA 0x0 e 1x0


Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva; e Marcos Teixeira (Baterista), do Rio de Janeiro.
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; e www.conmebol.com
Página adicionada em Fevereiro/2007 - revisada em 06/Setembro/2013.

 



Pesquisa personalizada






Ir ao Topo