AceOdds últimos códigos promocionais de apostas

Não há dúvidas sobre a oficialidade do torneio, uma vez que foi organizado pelo Comitê dos Pirenéus, uma das federações territoriais que compunham a USFSA, entidade esportiva que serviu como Federação Francesa de Futebol desde seu nascimento em 1887 até seu desaparecimento em 1920.

A Copa dos Pirineus A Taça da Copa dos Pirineus de 1910.

O Torneio Internacional Copa dos Pirineus foi a primeira competição futebolistica internacional, disputada por clubes catalãos, bascos e franceses. Foi criada em 1910, desaparecendo em 1914. Seu nome oficial foi Challenge Internacional del Sud de Francia, traduzida: Desafio Internacional do Sul da França.

O Challenge International du Sud de la France, cuja convocação e regulamentos apareceram no El Mundo Deportivo em 26 de agosto de 1909 (página 4) foi traduzido do francês para o espanhol (curiosamente em algumas expressões) pelo ex-diretor e jogador do FC Barcelona, Miquel Mensa. Abaixo trazudida para o português do Brasil pela equipe Campeões do Futebol (utilizamos tradutor do Edge):

REGULAMENTO

1° Foi organizado um Concurso Internacional de Foot-ball, denominado "Challenge International du Sud de la France", dotado de um "Desafio" oferecido pelo Comité dos Pirenéus, que se realizará todos os anos.

2° Este concurso será anual e organizado sob o patrocínio da Comissão dos Pirenéus, fixando a data do concurso e as diferentes cidades onde as provas eliminatórias devem ser disputadas.

3° Somente as Sociedades francesas reconhecidas pela "U.S.F.S.A." e que participam dos Comitês Regionais de Cuyenne [sic][2] e Gascogne, Languedoc, Pyrenées e os clubes espanhóis de Barcelona, Irún e San Sebastián serão admitidas a participar do "Desafio".

4° Os clubes que aderirem ao "Desafio Internacional" comparecerão para disputar com as despesas às suas expensas.

Em caso de arrecadação nas partidas (eliminatória, semifinal e final) quantia suficiente para quitar despesas, o restante será dividido em 8 partes, da seguinte forma: 3/8 para cada clube contendor, 3/8 para o titular do terreno e 1/8 para cada Comitê Regional, onde dependem os dois clubes concorrentes.

5° Cada país ou região disputará as partidas eliminatórias entre as equipes inscritas no "Desafio", a fim de apresentar um único clube à semifinal e final.

6° A partida final será disputada em Toulouse, no terreno designado pelo Comitê dos Pirenéus.

7° Os clubes franceses e espanhóis, nos campos onde serão disputados os jogos, são responsáveis pela organização do encontro, em acordo com o Comitê dos Pirenéus.

8° Os juízes serão nomeados pelo Comité dos Pirenéus e escolhidos através dos membros da "U.S.F.S.A.", não podendo, em caso algum, ser membro dos clubes contendores. As despesas de viagem em 2ª classe, mais um dia de alimentação, serão custeadas pelo clube onde ocorrerá a reunião.

9° A Comissão dos Pirenéus será a única competente para receber as queixas e resolver as diferenças entre os clubes.

Todos os pedidos devem ser acompanhados da quantia de 10 fr., que será reembolsada se o pedido for fundamentado.

10° A equipe vitoriosa da última prova receberá o "Desafio" mantendo-o, sob sua responsabilidade, por um ano.

11° Cada um dos jogadores de ambas as equipes que disputarem a final receberá uma medalha.

12° A lista de inscrições que se inicia em 25 de julho de 1909, será encerrada em 1º de outubro de 1909. As eliminatórias devem ser concluídas [sic] em 15 de abril de 1910. A semifinal e a final serão disputadas nas seguintes datas: 1º e 8 de maio de 1910.

Essas datas não podem ser alteradas, a menos que as equipes designadas tenham a data comprometida com o Campeonato em sua região.

13° Cada empresa ao enviar sua inscrição, deverá enviar, a título de taxa de inscrição, a quantia de 20 fr.

Caso não possa comparecer, a declaração deve ser feita 8 dias antes da data da partida sob pena de multa que será avaliada pela Comissão Regional, onde deverá ocorrer a prova.

14° O "Challenge International du Sud de la France" está sujeito aos regulamentos da "U.S.F.S.A." e qualquer empresa que não cumpra estritamente [sic] será desqualificada.

15° O objeto de arte será devolvido todos os anos, 15 dias antes da prova, ao Secretário-Geral do Comitê dos Pirineus, sob pena de multa.

16° O Comité dos Pirenéus reserva-se o direito de complementar ou modificar o presente regulamento, bem como de decidir suspender o "Desafio" se o número de inscritos [sic] não for suficiente.

Ano Campeão Vice
1914 Espanya (ESP) Comète et Simiot (FRA)
1913 Barcelona (ESP) Comète et Simiot (FRA)
1912 Barcelona (ESP) Stade Bordeaux (FRA)
1911 Barcelona (ESP) Bons Gars Bordeaux (FRA)
1910 Barcelona (ESP) San Sebastián (ESP)

Nota: O San Sebastián, posteriormente, passou a se chamar Real Sociedad.

Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: El Mundo Deportivo; cuadernosdefutbol.com; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 06/Setembro/2007 - atualizada em 08 Outubro 2023.