O Campo da Ponte grande

O Corinthians começou jogando na Várzea, no Lenheiro (1910/13), como era conhecido o terreno da rua José Paulino, no Bom Retiro (utilizado por um vendedor de madeira para guardar o material de trabalho) em que o time fazia as suas partidas e, depois, no Floresta, na Ponte Grande, atual Ponte das Bandeiras, às margens do Rio Tietê. O terreno foi doado pela prefeitura e transformado em estádio pelo suor e trabalho dos próprios jogadores e dirigentes do clube. Nele o Corinthians jogou de 1918 a 1927, num total de 108 jogos, com 83 vitórias, 43 empates e 12 derrotas. Marcou 391 gols e sofreu 111.

Duas partidas, ambas com o Palestra Itália (atual Palmeiras), marcaram a inauguração deste primeiro campo oficial do Corinthians, na Ponte Grande. Ficava ao lado da Associação Atlética das Palmeiras, na Floresta. Empatou a primeira por 3 a 3, e perdeu a segunda por 4 a 2. A inauguração aconteceu no dia 17 de março de 1918. Cerca de 10 mil pessoas estavam presentes, torcendo pelo Corinthians, que já possuía a fama de clube operário.

O Parque São Jorge

Estadio Alfredo SchurigEm 1926, o Corinthians comprou o que seria sua casa até hoje: o Parque São Jorge. A área situada às margens do Rio Tietê pertencia ao E.C. Sírio e foi comprada pelo presidente Ernesto Cassano, por 750 contos de réis, pagos em prestações por um período de dez anos. Após dois anos de reformas, o Estádio Alfredo Schurig foi inaugurado em um empate de 2 a 2 com o América carioca no dia 22 de julho de 1928. O primeiro gol marcado foi do Timão. E foi o mais rápido da história do estádio: aos 29 segundos, o ponta esquerda DeMaria inaugurou o placar da casa corintiana.

A gestão do presidente Alfredo Schurig, de 1930 a 1933, promoveu numerosas melhorias no campo, construiu arquibancadas e batizou com seu próprio nome a casa do Corinthians.

Curiosidades do Parque São Jorge

Nome Oficial: Estádio Alfredo Schürig
Apelido: Fazendinha
Inauguração: 22 de julho de 1928 no amistoso em 2 a 2 com o América-RJ.
Primeiro gol: De Maria (aos 29 segundos do primeiro tempo)
Primeiro jogo à noite: 25/2/1961 - Corinthians 7x2 Flamengo
Recorde de público: 33 mil pessoas para assistir Corinthians 1 x 2 Santos, em 04 de novembro de 1962
Último jogo: Corinthians 1 x 0 Brasiliense, em 3 de agosto de 2002 (Amistoso)
Último gol: Fabinho, aos 44 minutos do segundo tempo.

FielzãoARENA CORINTHIANS - ITAQUERÃO - FIELZÃO

Na festa do centenário (2010), o então presidente do clube Andrés Sanchez, anunciou a construção do estádio que, meses depois, foi escolhido para sediar jogos da Copa do Mundo 2014, incluindo a abertura. Sua capacidade é para 48 mil lugares ( na Copa serão 68 mil, graças à colocação de arquibancadas móveis).

Inauguração
Dias antes da inauguração ofcial, houve um jogo teste entre Corinthians x Corinthians com jogadores que atuaram / fizeram história pelo clube se dividindo em várias equipes. Mas a primeira partida oficial foi pelo campeonato brasileiro 2014. Em 18 de maio, com quase 37 mil pessoas, o Timão perdeu para o até entao lanterna Figueirense por 1 a 0, gol de Giovanni Augusto.

Ficha técnica: CORINTHIANS 0 X 1 FIGUEIRENSE
Público: 36.694 pessoas (36.123 pagantes) - Renda: R$ 3.029.801,70 (recorde na história do Corinthians)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA); Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Adson Lopes Leal (BA)
Cartões amarelos: Guilherme, Jadson, Romarinho e Cleber (Cor); Leandro Silva e Everton Santos (Fig)
Gol: Giovanni Augusto, aos 2min do segundo tempo.

Corinthians: Cássio; Fagner (Danilo), Cleber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Renato Augusto e Jadson (Paulinho); Luciano (Romarinho) e Guerrero. Técnico: Mano Menezes

Figueirense: Tiago Volpi; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno e Guilherme Lazaroni; Paulo Roberto, Rivaldo (Jefferson), Luan e Giovanni Augusto (Dudu); Everton Santos e Ricardo Bueno (Jônatas). Técnico: Guto Ferreira

Livros Digitais Campeões do Futebol




Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br e www.corinthians.com.br.
Página adicionada em 02 de Janeiro de 2010 - atualizada em 19/Maio/2014.



Pesquisa personalizada






Ir ao Topo