SIMBOLOS DO CORITIBA


Distintivo do Coritiba  CORITIBA FOOT BALL CLUB
  Fundado em 12 de outubro de 1909
  Cidade: Curitiba/PR

História Títulos 1985 Hino Simbolos Arquivo + Clubes

       

Bandeira do Coritiba
Bandeira
Está no Capítulo II, Artigo 8° do Estatuto do Clube: O pavilhão do Coritiba tem o seu emblema situado em destaque no ângulo superior esquerdo, de onde saem traços representando raios alternados nas cores verde e branca, ocupando o espaço todo.

A história da bandeira vem de longa data. No início do século, até o início da década de 20, os clubes tinham diversos cânticos de guerra em tom poético, devido à cultura de toda a sociedade na época em que chamavam de Grito de Guerra.

Em um desses cânticos havia uma frase que dizia: Coritiba, tu és o sol que ilumina meu caminho. Devido ao tamanho da cidade de Curitiba, antigamente as torcidas eram geralmente compostas por familiares, esposas e namoradas dos jogadores e Sócios do Clube.

As esposas se reuniam constantemente para torcer juntas e buscavam formas de apoiar a instituição e seus maridos. Baseadas no significado da frase, as damas bordaram a primeira bandeira do Coritiba com o emblema representando um sol, de onde saem os raios que iluminam o caminho dos coxas-brancas. Presentearam os jogadores com a bandeira, como forma de carinho pelo Clube. Certamente elas não imaginavam a grandeza que a criação teria ao passar dos anos.

A bandeira se tornou uma imagem do Coritiba, que vale toda a tradição e grandeza que faz do Coxa uma das grandes forças do futebol brasileiro.

Distintivo do CoritibaO vovô do Paraná tem muitas histórias sobre o símbolo que representa o Clube. Uma das questões que concernem ao escudo diz respeito ao folclore em torno das marcas brancas dentro do globo. Segundo alguns torcedores e historiadores, elas poderiam representar 12 pinhões estilizados que retomam o dia de fundação do Clube e a marca do Estado do Paraná, a Araucária.

No entanto, sabe-se que, de acordo com o estatuto do Clube, as marcas são extensões dos meridianos terrestres, tendo em vista que o globo no qual está a escritura CFC representa a terra e as marcas brancas são as calotas polares estilizadas em alto relevo.
Em 2006, pesquisadores do Grupo Helênicos descobriram um outro distintivo utilizado pelo clube, veja >> Primeiro distintivo.

Mascote   Uniforme 1   Uniforme 2

Vovô Coxa - O Mascote representa toda a tradição da equipe mais antiga da capital do estado.
Uniformes: n°1 com camisa na cor predominante branca, e uniforme 2 nas cores verdes.


Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fonte: www.coritiba.com.br e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 17/Novembro/2008.

 

Pesquisa personalizada

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo