HISTÓRIA DO C.S.A.


Centro Sportivo AlagoanoCENTRO SPORTIVO ALAGOANO
Fundado em 07 de setembro de 1913
Endereço: Av. Major Cícero de Góes Monteiro, 2597
Mutange, Maceió/AL - CEP.: 57017-320
Estádio Gustavo Paiva (Mutange)
Site oficial: www.centrosportivoalagoano.com


História Títulos Hino Arquivo do CSA   + CLUBES DO BRASIL


A Fundação e Troca de Nome
Um dos fundadoresO Centro Sportivo Alagoano foi fundado no dia 7 de setembro de 1913 na Sociedade Perseverança e Auxiliar dos Empregados no Comércio, quando um grupo de desportistas, liderado por Jonas Oliveira, se reuniu com o objetivo de criar a agremiação. Seus fundadores foram os seguintes: Jonas de Oliveira, Osorio Gatto, Entiquio Gomes Filho, Antenor Barbosa Reis, Francisco Rocha Cavalcante, Arestides Ataide de Oliveira, Antonio Miguel de Oliveira e Vicente Grossi.

O primeiro nome do clube foi Centro Sportivo Sete de Setembro, em homenagem a sua data de fundação, e começou a funcionar na própria sede da Sociedade Perseverança, onde ficavam guardados os seus primeiros barcos. Ali, se formou uma verdadeira academia de atletas, pois o clube tinha um ótimo corpo de lutadores de boxe, luta greco-romana, além de levantamento de peso, lançamento de dardo e de disco e esgrima. Os esportes náuticos só entraram na história do clube em 1917 e, durante muitos anos, seus associados usaram a Lagoa Mundaú para passeios e competições náuticas.

Não demorou muito tempo e a sede do clube foi transferida para uma das dependências do Palácio Velho, antigo Palácio do Governo. Em seguida, no ano de 1915, mais uma mudança ocorreu e a sede azulina passou a funcionar em um prédio na Praça da Independência, antiga Praça da Cadeia, pertencente ao Tiro de Guerra. Foi aí, inclusive, que o time realizou seus treinos e jogos. O primeiro jogo dos azulinos foi contra uma equipe formada por alagoanos que estudavam em Recife e os azulinos venceram por 3 a 0.

Dois anos após a fundação, aconteceu a primeira modificação do nome do CSA que, de Centro Sportivo Sete de Setembro passou a se chamar Centro Sportivo Floriano Peixoto, de 28 de março de 1914 a 13 de abril de 1918.

No dia 13 de abril de 1918, o time mudou mais uma vez a sua razão social e foi batizado, em assembléia geral, com o nome de Centro Sportivo Alagoano, que de imediato passou a se identificar com o povo alagoano e a ser conhecido como o "Clube das Multidões".

O CSA 97 anos depois

Com um passado de glórias, e um vice campeonato Continental, a Copa Conmebol de 1999 (ver matéria A Noite em que o CSA foi Brasil), os primeiros anos de 2000 não foi tão animador para a torcida do CSA, já que o clube foi rebaixado para a segunda divisão do campeonato estadual em 2003, disputando 2004 e só conseguindo subir em 2005 como campeão. Em 2009 o time teve grande destaque nacional ao eliminar o Santos pela Copa do Brasil, depois de empatar em Maceió por 0x0, venceu na Vila Belmiro por 1x0, porém, o ano terminou de forma melancolica, já que a equipe foi rebaixada de novo para a segunda divisão do estadual de 2010. Neste mesmo ano consegue o retorno à elite do alagoano.

Em 2017 a volta por cima em grande estílo, com a conquista de seu primeiro titulo nacional, o brasileiro da Série C, que veio após uma vitória e um empate frente ao Fortaleza (2x1 e 0x0).

Azulão   Camisa do CSA na década de 70
Azulão - O Mascote; e a Camisa utilizada na década de 70


Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 31/Maio/2010 - Atualizada em 22/Outubro/2017.

 

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo