+ FUTEBOL
  Mais Curiosidades
  Materias Especiais
  Grandes goleadas
  Confrontos
  Fotos/Poster Raros
  História do Futebol
  Arquivo da Seleção
  Clubes do Brasil
  Clubes do Mundo
  Videos históricos
  Futebol Feminino
 
Pesquisa personalizada

 
Fale conosco
homeCampeonatos EstaduaisCampeonatos no BrasilCopas e Campeonatos NacionaisTorneios Continentais e IntercontinentaisCopas e Torneios de Seleções
EC Cruzeiro, de Porto Alegre/RS, o primeiro clube gaúcho a excursionar pelo mundo
 
Confirmando a sua fama de pioneiro, o Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre, foi o primeiro clube gaúcho a excursionar pela Europa, Ásia e Oriente Médio, abrindo o mercado internacional para os demais clubes do Rio Grande do Sul, entre os quais a dupla Gre-Nal. Na primeira excursão, realizada de 24 de novembro de 1953 a 29 de janeiro de 1954 foram visitados seis países(Espanha, França, Itália, Suíça, Israel e Turquia). Foram disputadas 15 partidas, com sete vitórias estreladas, contra três derrotas e cinco empates. Estreou em 08 de novembro de 1953, em Madrid/ESP, contra o todo poderoso Real Madrid, ficando no empate por zero gol. Sua última partida ocorreu em 06 de janeiro de 1954, na vitória por 2 tentos a 0, em Barcelona, contra o RCD Espanyol.
De 25 de março a junho de 1960, o Cruzeiro retornou à Europa e Ásia para cumprir nova excursão. O treinador era Carlos Froner e a equipe estrelada visitou 11 países (Bulgária, Áustria, Iugoslávia, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Tchecolosváquia, Suécia, Dinamarca e Holanda). Nesta segunda excursão o Cruzeiro disputou 24 partidas, alcançando 11 vitórias, seis empates e sete derrotas.

11/Setembro/2008     veja também: » Campeões Gaúcho || + curiosidades
 

 

Melhor visualizado em 1024x768

 

Campeões do Futebol © Copyright - Desde 2005 - *permitida a reprodução desde que citada a fonte*