Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
História do CD Aguilla, de El Salvador

HISTÓRIA DO FUTEBOL EM EL SALVADOR

Federação Salvadorenha de FutebolFederación Salvadoreña de Fútbol
Fundada em 01 de Janeiro de 1935
Endereço: Avenida José Matias Delgado Frente al Centro Espanol Colonia Escalón - Zona 10 - San Salvador 1029
Filiação FIFA: - Filiação CONCACAF:
Site Oficial: www.fesfut.org.sv
   História       |       1ª Divisão                                                                        + NACIONAIS
Segundo o historiador Dr. Alejandro Gomez Vides, o futebol salvadorenho teve seu nascimento na cidade de Santa Ana, e foi no estádio Campo Marte que recebeu um jogo pela primeira vez.

Esse primeiro jogo foi realizado em 26 de julho de 1899, entre uma seleção de Santa Ana e San Salvador. Ambas as equipes foram presenteados com vários jogadores estrangeiros da Inglaterra, que resolveram "apresentar" o novo esporte em El Salvador.

O time da casa venceu o jogo por 2 a 0 com a seguinte escalação: Ángel Álvarez no gol; Levonky e Roscoe na defesa; Tomas Trujillo, Manuel Trujillo e Pedro Geofroy como volantes; Octavio Molina, M.A. Pacas, Carlos Álvarez, H. Butter e Juan Sifontes na linha de frente.

A seleção de San Salvador jogou com: Federico Yúdice no gol; Federico Sawyer e Otilio Ungo na defesa; Leo Imberton, Ricardo Sagrera e Alejandro Salazar no meio campo; Manuel Fiallos, A. Angulo, H. Downiw, F. Drew e Pilkinton na linha frente.

Sem um desenvolvimento do futebol tão avançado como em outros países, El Salvador começou lentamente na aprendizagem do futebol. Em 1921 surgiram figuras novas e boas, como Carlos Escobar e Pablo Huezo.

A história Salvadorenha de futebol, a nível de seleção nacional, remonta a 1921, quando El Salvador foi convidado pela Guatemala para comemorar o centenário da Independência da América Central. Naquela competição os participantes foram: Guatemala, Honduras, Costa Rica e El Salvador. A seleção de El Salvador jogou apenas uma partida - a competição era de eliminação simples - sendo derrotado pela Costa Rica por 3 a 0.

Em 1930 os salvadorenhos participaram de sua primeira competição de importância: os II Jogos Olímpicos da América Central e do Caribe, realizado em Havana, Cuba. Pensando em realizar um bom desempenho, El Salvador contratou como treinador o norteamericano Marck Scott Thompson, que foi registrado como o primeiro treinador de uma seleção.

El Salvador estreou derrotando a Guatemala por 8 a 2, mas na partida seguinte, contra a Costa Rica, perdeu por 9 a 2. Nas semifinais, caiu contra o Ticos por 5 a 0, na partida seguinte, nova derrota, desta vez, para Honduras por 4 a 1; terminou a competição jogando contra Cuba, sendo derrotada.

Em 1935, El Salvador sediou a III Jogos da América Central e Caribe, no estádio nacional da Flor Blanca (construído para a ocasião). O México foi o campeão; a Costa Rica ficou em segundo lugar. O futebol de El Salvador evoluiu rapidamente, de modo que a 26 de abril de 1940 aprovou o primeiro Estatuto da Federação salvadorenha, sendo o primeiro presidente Dr. Luis Rivas Palacios.

Uma das grandes proesas aconteceu nos VII Jogos Olímpicos do México, em 1954, quando El Salvador, contra todas as probabilidades, ganhou o título do torneio superando os mexicanos e colombianos. A gloriosa seleção foi conduzida pelo técnico nacional Carbilio Tomasino. O dia 13 março 1954 é uma data inesquecível, já que no estádio Universitário, El Salvador escreveu uma de suas melhores páginas ao derrotar o México por 3 a 2 - foi a primeira vez que uma seleção da América Central havia derrotado o México - El Salvador jogou com: Yohalmo Aurora, Armando Larian, Hugo Moreno, Luis Regalado, Conrado Miranda, José Hernández, Marito Montoya, Hernández, Ricardo Valencia, Cariota Barraza e Alfredo Ruano.

No ano de 1963, em El Salvador, foi realizado o primeiro campeonato da Liga do Norte, América Central e do Caribe, nos estádios da Associação de Futebol Palmar de Santa Ana, que foi construído na época, e da Flor Blanca, que foi remodelado e tendo sua capacidade ampliada para abrigar mais torcedores. Eventualmente, tornou-se campeão a Costa Rica e El Salvador foi o segundo colocado.

Em 1964, chegou ao país o famoso treinador chileno Hernán Carrasco Vivanco, que revolucionou o futebol salvadorenho, marcando a segunda era de ouro do futebol nacional.

Em 1968, El Salvador se classificou para os XIX Jogos Olímpicos, que foram realizados no México, fazendo uma participação discreta. Os resultados obtidos nesta competição: El Salvador foi derrotado por 4 a 0 pela Hungria; e empatou com Israel em 1 a 1.
   História       |       1ª Divisão                                                                        + NACIONAIS
Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva e Rafael de Paula da Silva
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br e www.fesfut.org.sv.
Página adicionada em 24 de agosto de 2012.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
SBSites Internet - Diretório de Links História do CD Aguilla, de El Salvador
   Home      Historiadores      Anuncie      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador