Arquivo
  Especiais
  + Futebol
 Veja também » Campeões da Holanda                                    + ESPECIAIS
Afonso "Alves" o recordista de gols em uma única partida na Holanda
por Sidney Barbosa da Silva, em 12 de outubro de 2007
O brasileiro Afonso
Nome: Alfonso Alves Martins Junior
Data Nasc.: 30/Janeiro/1981
Local Nasc.: Belo Horizonte/MG
Altura: 1,85
Peso: 74 kg
Clubes: Atlético/MG, Orgrite IS (SUE), Malmo (SUE) e SC Heerenveen (HOL)
Gols pela seleção: 01

Afonso Alves não escondeu o seu orgulho por ter mostrado "aquilo de que é capaz", depois de ter conseguido um novo recorde no futebol holandês, ao marcar sete gols pelo SC Heerenveen na goleada de 9 a 0 sobre a equipe do Heracles Almelo, no dia 07 de outubro de 2007. O jogador brasileiro, de 26 anos, raramente fala à imprensa da Holanda, mas abriu uma exceção para comentar a proeza única alcançada na primeira vez em que foi titular na atual temporada (2007/08). "Quero agradecer a todos os meus colegas", afirmou. "Estou muito contente por ter feito estes gols, pois foram importantes para o clube. Marquei por sete vezes e mostrei quem sou e aquilo que posso fazer".
O inesquecível domingo de Afonso começou aos 10 minutos de jogo quando o atacante abriu o marcador para seu time; aos 19 minutos já tinha completado um "hat-trick". Afonso ainda fez mais quatro gols entre os 20 e 32 minutos do segundo período de jogo.

Eleito melhor jogador do campeonato holandês na teporada 2006/07, Afonso ainda detem o segundo recorde de gols em uma única edição do futebol holandês, na última temporada, quando fez 34 gols em 31 jogos, enquanto que o seu compatriota, Ronaldo "Fenômeno" havia alcançado 30 gols em 33 jogos pelo PSV Eindhoven na temporada de 1994/95.

Afonso é o quinto jogador estrangeiro a ultrapassar a marca de 30 gols em uma única temporada da Eredivisie (campeonato nacional da primeira divisão); anteriormente, Mateja Kezman (que conseguiu um recorde de 35 tentos em 2002/03), Nikos Machlas, Ove Kindvall e Ronaldo "O Fenomeno".

Os recordistas
Os recordes não ficam por aí. Até domingo (07 de outubro), quatro jogadores tinham conseguido marcar seis gols num jogo da primeira divisão holandesa: Marco van Basten, Johan Cruyff, Pierre Kerkhofs e Dirk Lammers. "Alves" (como é mais conhecido na holanda) alcançou a maior marca de gols numa única partida. O treinador Gertjan Verbeek ficou rendido à exibição do seu atacante e, apesar de já ter feito as três substituições, retirou o brasileiro de campo antes do final do encontro, para ser ovacionado pelos torcedores. "Foi merecido", explicou o treinador. "Aconteceu muita coisa nos últimos tempos, mas ele continua a ser um jogador único. Voltou a provar isso e, com sete gols, conseguiu uma proeza única na história da Eredivisie".

Entretanto, Verbeek reconheceu que a decisão de retirar o jogador de campo antes do final da partida não foi do agrado de todos. "A equipe ficou um pouco aborrecida, pois queria chegar aos dez gols", explicou.
Share |
Fonte: Arquivo Campeões do Futebol
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 12 de outubro de 2007.
 Veja também » Campeões da Holanda                                    + ESPECIAIS
Pesquisa personalizada
Arquivo do Futsal
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador