Arquivo FutebolAfonso "Alves" o recordista de gols em uma única partida na Holanda


Campeões da Holanda   + ESPECIAIS


O brasileiro Afonso
Nome: Alfonso Alves Martins Junior
Data Nasc.: 30/Janeiro/1981
Local Nasc.: Belo Horizonte/MG
Altura: 1,85
Peso: 74 kg
Clubes: Atlético/MG, Orgrite IS (SUE), Malmo (SUE) e SC Heerenveen (HOL)
Gols pela seleção: 01

Afonso Alves não escondeu o seu orgulho por ter mostrado "aquilo de que é capaz", depois de ter conseguido um novo recorde no futebol holandês, ao marcar sete gols pelo SC Heerenveen na goleada de 9 a 0 sobre a equipe do Heracles Almelo, no dia 07 de outubro de 2007. O jogador brasileiro, de 26 anos, raramente fala à imprensa da Holanda, mas abriu uma exceção para comentar a proeza única alcançada na primeira vez em que foi titular na atual temporada (2007/08). "Quero agradecer a todos os meus colegas", afirmou. "Estou muito contente por ter feito estes gols, pois foram importantes para o clube. Marquei por sete vezes e mostrei quem sou e aquilo que posso fazer".

O inesquecível domingo de Afonso começou aos 10 minutos de jogo quando o atacante abriu o marcador para seu time; aos 19 minutos já tinha completado um "hat-trick". Afonso ainda fez mais quatro gols entre os 20 e 32 minutos do segundo período de jogo.

Eleito melhor jogador do campeonato holandês na teporada 2006/07, Afonso ainda detem o segundo recorde de gols em uma única edição do futebol holandês, na última temporada, quando fez 34 gols em 31 jogos, enquanto que o seu compatriota, Ronaldo "Fenômeno" havia alcançado 30 gols em 33 jogos pelo PSV Eindhoven na temporada de 1994/95.

Afonso é o quinto jogador estrangeiro a ultrapassar a marca de 30 gols em uma única temporada da Eredivisie (campeonato nacional da primeira divisão); anteriormente, Mateja Kezman (que conseguiu um recorde de 35 tentos em 2002/03), Nikos Machlas, Ove Kindvall e Ronaldo "O Fenomeno".

Os recordistas
Os recordes não ficam por aí. Até domingo (07 de outubro), quatro jogadores tinham conseguido marcar seis gols num jogo da primeira divisão holandesa: Marco van Basten, Johan Cruyff, Pierre Kerkhofs e Dirk Lammers. "Alves" (como é mais conhecido na holanda) alcançou a maior marca de gols numa única partida. O treinador Gertjan Verbeek ficou rendido à exibição do seu atacante e, apesar de já ter feito as três substituições, retirou o brasileiro de campo antes do final do encontro, para ser ovacionado pelos torcedores. "Foi merecido", explicou o treinador. "Aconteceu muita coisa nos últimos tempos, mas ele continua a ser um jogador único. Voltou a provar isso e, com sete gols, conseguiu uma proeza única na história da Eredivisie".

Entretanto, Verbeek reconheceu que a decisão de retirar o jogador de campo antes do final da partida não foi do agrado de todos. "A equipe ficou um pouco aborrecida, pois queria chegar aos dez gols", explicou.


Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 12 de outubro de 2007.

 

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo