Federação Cearense de FutebolCEARÁ É PENTA DEPOIS DE 89 ANOS DA CONQUISTA



Campeões Cearenses A Liga Metropolitana Ato de Reconhecimento N° 11/2008 História do Ceará Sporting     + ESPECIAIS

       

Equipe do Ceará que conquistou os titulosFundado em 2 de junho de 1914 com o nome de Rio Branco Foot-ball Club, que utilizava camisas da cor lilás e calções brancos, mudou o nome para Ceará Sporting Club um ano depois, em 10 de junho, e suas cores passaram a ser branco nos calções e camisas brancas listradas verticalmente de preto.

O Ceará já havia conquistado um torneio, realizado em 1914, organizado pelos clubes. Foi campeão ao bater o Rio Negro, na final, pelo placar de 1 a 0, gol assinalado por Olsen. Naquele dia, os campeões formaram da seguinte maneira: Aldo, Garcia e Speedy; Célio, Carlito e Gotardo; Abreu, Pinto, Meton, Olsen e Ninito.

No entanto, suas conquistas de 1915 a 1919 é que foram reconhecidas pela federação, pois a criação da chamada Liga Metropolitana Cearense de Foot-Ball, noticiada no jornal Diário do Estado, do Partido Conservador Cearense, em 30 de maio de 1915 é que validaram o pentacampeonato.

No Tribunal Ceará teve 4 votos

O reconhecimento veio com o julgamento pelo pleno, do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Estado do Ceará, que foi realizado em 10 de dezembro de 2008, da ação movida pelo Ceará: confira o Ato de Homolagação. A Liga Cearense Metropolitana de Futebol foi, por 4 votos a 3, considerada a primeira entidade oficial do futebol cearense. Pelo resultado da votação foi considerado que a Liga, em 1920, virou Associação Desportiva Cearense (ADC) e, em 1941, passou a ser Federação Cearense de Desporto (FCD) e, por fim, em 22 de novembro de 1972, tornou-se Federação Cearense de Futebol (FCF).

Em 17 de dezembro, o presidente da Federação Cearense de Futebol assinou a homologação dos títulos de Campeão Estadual de 1915 a 1919 ao Ceará Sporting Club.

Trunfo

O trunfo dos advogados do Ceará foi o livro dos 85 anos de fundação do Fortaleza, prefaciado por Jorge Mota e escrito por Renato Abreu, onde diz que a Liga se transformava em Associação Desportiva Cearense.

O Pentacampeonato

Foram necessários 89 anos para que a justiça relatasse o fato histórico, um "PENTACAMPEÃO" no estado do Ceará.

Até hoje, a maior façanha do Ceará foi a conquista do pentacampeonato de 1915 a 1919, sob a égide da Liga Cearense Metropolitana de Foot-Ball, a primeira entidade gestora do desporto local. Ao lado do Stela (atual Fortaleza), Rio Negro e Maranguape e sob a chancela da Liga Cearense Metropolitana de Foot-Ball, o Ceará disputa o primeiro certame em solo cearense. E venceu!!

Primeiro título - 1915

Na edição de 09/11 de 1915, o Diário do Estado relata a vitória do Alvinegro assim: ´Effectuou-se domingo último no fiald do bairro do Bemfica o anuciado jogo de foot-ball entre as poderosas equipes do Stella Foot ball Club e Ceará Sporting Club. A numerosa assistência que enchia as archibancadas do Stella teve incontestavelmente a magnífica oportunidade de assistir ao lindo jogo desses fortes elevens, cheio de phases e lances lindos".

"Terminou esse interessante match com o resultado favorável ao Ceará, que conseguiu marcar mais um goal do que o seu adversário. O primeiro foi shutado por Humberto Ribeiro, capitão do Maranguape Foot-ball club, e o segundo, resultado de um oportuno passe do forward Guilherme Augusto, phayer do Rio Negro, foi marcado por Pacatuba, também do Maranguape. O único goal do Stella foi shoot de Pedro Riquet, um dos magníficos forwards do poderoso e sympathisado Stella. Actuou como referee o senhor Lucio Bauerfeldt, que foi imparcial nas suas deliberações".

Como se pode notar, na época, o regulamento permitia que os times que fossem eliminados emprestassem seus jogadores aos classificados para as fases subseqüentes, fato que se prolongou até meados da década de 30.

Nos anos que se seguiram ,o Ceará tornou-se imbatível, foram mais quatro conquistas seguidas, e os heróis e resultados ano a ano foram:

1916 (Bi) - Ceará 2 x 0 Maranguape
Final realizada no dia 06 de agosto de 1916, no Campo do Prado - Gols: Walter Barroso (2).O Ceará formou com Gotardo e Meton; Padilha, Ninito e Silveira; Walter Barroso, Rola, Bolívar, Orlando e Mamede.

1917 (Trí) - Ceará 1 x 0 Stella
Data: 8 de dezembro, no campo do Prado - Gol: sem registro.
O Ceará jogou com Aldo, Garcia e Gotardo; Célio, Carlito e Braga; Walter Barroso, Meton, Olsen, Mamede e Braun.

1918 (Tetra) - Ceará 2 x 0 Fortaleza (nova denominação do Stella)
Data: 17 de dezembro de 1918, - Gols: Walter Barroso e Enoch
Equipe do Ceará: Aldo; Garcia e Gracho; Célio, Carlito e Ninito; Walter Barroso, Meton, Mamede, A.Braun e Enoch.

1919 (Penta) - Ceará 2 x 1 Fortaleza
Data: 30 de novembro de 1919, - Gols: Walter Barroso (2) para o Ceará; e Humberto Ribeiro, para o Fortaleza.
Ceará: Aldo; Garcia e Gotardo; Célio, Moraes, Braga e Aloísio; Walter Barroso, Mamede, A. Braun, Enoch e Cearense.


Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva e Robério Pereira de Barros, de Fortaleza/CE.
Fontes: Federação Cearense de Futebol; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 10 de dezembro de 2008; revisada em 20/Junho/2017.

 

 

Pesquisa personalizada

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo