Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
História do Ibis (PE)

CLUBES COM PIOR DESEMPENHO EM CAMPEONATOS ESTADUAIS NA HISTÓRIA

+ ESPECIAIS   
por Laércio Becker, de Curitiba-PR – Email: laerciobecker@hotmail.com
Santa Cruz, do Piauí

Em 20.11.60, pelo campeonato estadual, Auto Esporte aplicou um sonoro 12x1 no Santa Cruz, com 3 gols de Capote. Neste campeonato, o Santa Cruz levou de 11x0 do Flamengo, 10x0 do River, 9x0 do Piauí e 10x0 do Fluminense.

Essa campanha levou o Santa Cruz, clube fundado em 14.09.45, à sua desfiliação da Federação (nunca mais retornou) e eliminação do torneio, antes mesmo de levar outras goleadas dos demais participantes.

A estatística é surpreendente: 5 jogos, 5 derrotas, 52 gols contra (incrível média de 10 gols por partida) e 1 gol a favor (de José, justamente contra o Auto Esporte). As incríveis médias de 10,4 gols sofridos por partida e de saldo médio negativo de 10,2 por partida qualificam essa campanha do Santa Cruz como provável recordista em campeonatos estaduais do Brasil, mesmo se comparada a outros célebres sacos de pancada do futebol nacional.

Íbis Sport Clube - PE

o Íbis, ganhou fama a partir do campeonato estadual de 1979, quando conseguiu 12 derrotas em 12 jogos, 1 gol a favor e 51 contra – médias nitidamente inferiores à do Santa Cruz-PI. Na assombrosa campanha estadual de 1981, alcançou 18 derrotas em 18 partidas, 4 gols a favor e 88 contra. Em termos absolutos, não se nega que é uma marca nacional respeitável, mas em termos relativos, o Íbis, fazendo jus à fama, perde: média de 4,8 gols por partida.

América -PE

Conterrâneo do Íbis, o América de Recife, no campeonato estadual de 1995, levou 122 gols, mas em 37 partidas – módica média de 3,3 por jogo.

América-AM

O xará América, de Manaus, no campeonato de 2003, tomou 64 gols em 10 partidas.

Cruzeiro - AL

O Cruzeiro de Arapiraca, eleito pela imprensa alagoana como o pior do Brasil em 1988, em sua campanha estadual do fatídico ano, adjetivada como “assombrosa”, levou “apenas” 81 gols em 36 jogos – média irrisória de 2,25 gols por partida.
 
Ver ainda »   Spordany de Andorra     |     Libermorro, o verdadeiro pior time do Brasil
+ ESPECIAIS   
Fonte: Pesquisas de Laércio Becker, de Curitiba/PR
Página adicionada em 30 de setembro de 2009.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Ebooks Campeões do Futebol História do America de Recife (PE)
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador