Arquivo
   Especiais
   + Futebol
+ ESPECIAIS   
Stanislaw Ponte Preta e o futebol

25 de outubro de 2009
por Laércio Becker, de Curitiba-PR – Email: laerciobecker@hotmail.com
Stanislaw Ponte Preta
Stanislaw Ponte Preta, como é sabido, foi o heterônimo criado por Sérgio Porto (1923-1968), com qual escreveu o famoso Febeapá (Festival de Besteiras de Assolam o País) e o imortal Samba do Crioulo Doido.

Gostava de futebol, de qualquer jeito: de campo, de areia e até de botão. Torcedor do Fluminense, goleiro de futebol de praia, parece que atuou num time conduzido pelo lendário Neném Prancha, em Copacabana, onde morava. No futebol, suas crônicas sobre a Copa de 1962 foram reunidas no livro Bola na rede: a batalha do bi, editado pela Civilização Brasileira em 1993.

Frasista de mão-cheia (ou de boca-cheia), assim como o tricolor Nelson Rodrigues, deixou várias pérolas que ficaram para a posteridade. Utilizando o universo do futebol como referência, quando queria criticar, dizia: “estava tão mal que mais parecia reserva do Bonsucesso”.

Mais especificamente sobre futebol, dizia que “quem diz que futebol não tem lógica ou não entende de futebol ou não sabe o que é lógica”. Dizer que antecipou as lógicas paraclássicas é um exagero, já que não sabemos o que ele entendia por “lógica”. De qualquer modo, foi, a seu modo, visionário, porque antecipou em décadas o que depois veio a ser objeto de pesquisas acadêmicas, como a tese de doutorado em antropologia de Luiz Henrique de Toledo, intitulada Lógicas no futebol.

Mas a pergunta que não quer calar é: Sérgio Porto escolheu esse nome por quê? Por acaso era pontepretano?

A Associação Atlética Ponte Preta tem torcedores ilustres, mas tudo indica que não era o caso do carioca Sérgio Porto. A princípio, a inspiração para seu heterônimo com o qual queria ironizar os cronistas sociais de sua época foi, na realidade, o personagem Serafim Ponte Grande, do romance de mesmo título, assinado pelo paulistano Oswald de Andrade – que não gostava de futebol.
Fontes de pesquisas utilizadas pelo autor:
DE VOLTA ao Febeapá. O Estado do Paraná, 3 de dezembro de 2006. p. 13.
GOMES, Lu. O fabuloso Stanislaw Ponte Preta: mais carioca que ele, impossível. Brasileiros, nº 13, ago. 2008.
PONTE PRETA, Sérgio Porto, dito Stanislaw. Bola na rede: a batalha do bi. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
TOLEDO, Luiz Henrique de. Lógicas no futebol. São Paulo: Hucitec, 2002.
+ ESPECIAIS   
: SHOPPING CF :
Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005