Arquivo
   Especiais
   + Futebol
ESPECIAL
Heráldica no Futebol - As Cruzes nos escudos dos clubes
  História do Futebol                                                                    + ESPECIAIS
A numeração na camisa dos jogadores de futebol

23 de fevereiro de 2010, por Sidney Barbosa da Silva
Onde Começou
 
Uma grande novidade do futebol internacional, a quase cem anos, foi a numeração dos jogadores. A primeira partida com numeração na camisa de jogadores ocorreu em 1911, na Austrália. Foi num jogo local em Sydney, que ambas as equipes de "soccer", Sydney Leichardt e HMS Powerfull usaram numerações diferentes em suas costas pela primeira vez na história do futebol mundial. Após esta apresentação, no ano seguinte (1912), as equipes de Nueva Gales del Sur (Austrália) foram obrigadas a usar a novidade em Torneios oficiais. Sendo assim, o uso da numeração nas costas dos jogadores, é um invento australiano e não britânico, como se vem dizendo desde 1930.
 
A numeração na Europa
 
Surgiu em 1928, na Inglaterra, na partida Arsenal x Hillsborough. A idéia partiu do treinador do Arsenal, Herbert Chapmann, que buscava uma maneira fácil e prática de identificar seus comandados. Depois propagou-se para o Continente europeu, estando sempre em moda a numeração. Em 1933 se tornou "item obrigatório" pela federação inglesa, a pedido das emissoras de Rádio.

Em muitos campeonatos do velho mundo, até 76 anos atrás, foram usados os números nas costas do jogador de futebol, tal como ocorria com os jogadores de Rugby. Todavia, na Copa do Mundo de 1938, já havia saído da moda. Aliás, a FIFA, não exigia nenhuma numeração de jogadores no certame mundial, e jamais havia pensado nisso. No entanto, houve uma época em que era justificável tal novidade, época em que era permitida a substituição de jogadores.

Com esse hábito, a confusão que se fazia com a entrada e saída de jogadores não era pouca. Inclusive, não sendo muito útil a numeração quando se tratava de campeonato local. Os jogadores eram identificados facilmente em campo. O mesmo não acontecia no campeonato brasileiro de seleções onde, muitas vezes, o público local não conhecia os visitantes.

Em 1939 a International Board recomendou a utilização da numeração. A primeira competição internacional em que a recomendação passou a valer foi a Copa do Mundo de 1950, no Brasil.
 
A numeração dos jogadores no Brasil
 
Equipes entram em campo
 
Quem trouxe a novidade para o Brasil foi a equipe do Chelsea, de Londres/ING, em 1929. Jogou no Rio de Janeiro e em São Paulo com os seus jogadores tendo um número pregado às costas - de 1 - o goleiro a 11 - o ponta esquerda.

Há 71 anos, portanto, passamos a conhecer a inovação das equipes com número em seus uniformes. Mas que passou desapercebido por nós.

Salvo equívoco nosso, o Fluminense foi o primeiro clube brasileiro a utilizar a numeração em suas camisas. Foi em um jogo no estádio do Pacaembu. Depois de anos, por proposta da Federação Paulista de Futebol, adotou-se a utilização da tal novidade no campeonato Nacional de Seleções Estaduais de 1947.
Pesquisa personalizada
Fontes utilizadas: "Esporte Ilustrado" - ° 445 (autoria de Olimpicus), de 17/10/1946; Site da IFFHS; Livro "A regra é clara", de Arnaldo Cézar Coelho.
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 23/Fevereiro/2010.
  História do Futebol                                                                    + ESPECIAIS
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador