Arquivo
  Especiais
  + Futebol
+ ESPECIAIS    
A Inclusão Social através do esporte

 
  A Inclusão Social     Juventus Futsal     Galera Clube     Oficina de Esportes
por Sidney Barbosa da Silva, em 03 de maio de 2010
Inclusão Social
O reconhecimento do esporte como canal de socialização positiva ou inclusão social, é revelado pelo crescente número de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados ou não por instituições governamentais e privadas. Na literatura em educação física, esportes e lazer, sociologia e em outras áreas, são apresentadas indicações dos benefícios proporcionados pela prática regular de esportes, na formação moral ou da personalidade dos seus praticantes.

Nos últimos anos, a participação de atletas de destaque (Raí, Cafú e outros), oriundos do futebol, pelo próprio peso social do mesmo, na criação de organizações dedicadas a ofertar atividades esportivas e culturais para crianças e jovens das camadas populares é um indicador privilegiado da força do complexo de crenças esboçadas sobre o esporte. Todavia, a dedicação a tal tipo de atividades pode ser entendida ou justificada tanto a partir da responsabilidade social quanto da devolução, reciprocidade ou gratidão pelo apoio e pelos benefícios recebidos pelo atleta ao longo de sua carreira.

Projetos desenvolvidos por ex-atletas renomados dão uma certa garantia de continuidade do trabalho durante anos, pois ganharam um bom dinheiro em suas carreiras. Mas o que dizer daqueles que , mesmo sem dinheiro, ou apoio do governo mantém um trabalho social?
 
Nestas páginas vamos mostrar o trabalho de um dos heróis, é assim que podemos chamar pessoas que se doam completamente ao próximo, dando parte de seu tempo, sua vida a realizar o sonho de crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul.
 
Leonel Dutra VianaNa cidade de Taquari/RS, é realizada um trabalho de inclusão social através do esporte, mais precisamente, no futsal, e tendo um grande conhecedor das causas sociais. Falamos de Leonel Dutra Vianna.

Nas atividades esportivas em que Leonel está envolvido, estão sempre pautadas a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento da capacidade de interação social. Como parte desse trabalho, as atividades visam o bem-estar, a convivência coletiva e a competição saudável.
Confira abaixo, uma pequena entrevista:
 
Como e porquê resolveu dedicar seu tempo ao trabalho social?

Leonel: Meu primeiro contato como treinador foi no final de 2005, quando eu e minha esposa, na época, nos mudamos para a localidade de Coxilha Velha, na cidade de Triunfo. Nesta época eu jogava em equipes da cidade Taquari e, com a mudança, tudo era muito novo, então com o passar do tempo comecei a perceber que nesta nova localidade que me encontrava havia um total descaso público com relação a esporte, lazer e cultura. Percebi que os jovens e até algumas crianças passavam o fim de semana em bares, onde muitas vezes bebiam ou até se metiam em confusão. Foi então que em 03 de janeiro de 2006 comecei a desenvolver treinos de futsal em uma quadra de cimento, a céu aberto, que fica em uma escola daqui, onde posteriormente foi construído um pequeno Ginásio Municipal, que passamos a utilizar. Daí para frente esse pequeno passo se tornou no Projeto Social Juventus Futsal Triunfo, na 4ª cidade mais rica do Rio Grande do Sul.

Fale um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos

Do Juventus, também passei a integrar, como Oficineiro, na Escola Aberta Almirante Barroso, onde tive aoportunidade de ter contato com crianças e jovens de quase todo o municipio. Na Escola Aberta eu realizava oficinas de esportes variados, onde fiquei de junho de 2006 até o final de 2009. Atualmente sigo no Juventus e treinando equipes da cidade de Taquari, onde realizamos torneios e eventos em comunidades carentes. Em Taquari ainda treino a equipe do Galera Clube, que é a nossa parceira para a organização e realização destes eventos esportivos.

Quais as regras para um jovem entrar nestas equipes que você dirige?

Não existe apenas uma regra para ingressar como atleta. É proibido de participar ou excluído do projeto qualquer atleta que se envolva em brigas ou confusões, dentro ou fora dos treinos e jogos, independentemente de circustâncias. Nunca fomos hipócritas de cobrar bons resultados na escola, pois se um menino é problemático, é óbvio que não terá boas notas, então priorizamos nos focar no comportamento destes jovens. Existe um outro projeto esportivo aqui na cidade, mas que exclui esses jovens por causa das notas ruins na escola, ou seja, não trabalhavam o foco do problema, apenas "faziam" um "faz de conta", deixando de lado os verdadeiros jovens que necessitavam de ajuda. Foi aí que entramos direto no foco do problema para mudar o que estiver ao nosso alcance.

Qual sua grande conquista com os trabalhos desenvolvidos?

A minha grande conquista foi ver a recuperação de alguns jovens, que muito seguidamente, eram chamados ao Conselho Tutelar ou delegacia, onde estavam sempre cumprindo penas com trabalhos comunitários, finalizou.
 
Conheça mais do trabalho desenvolvido por Leonel nos links abaixo:
 
  A Inclusão Social     Juventus Futsal     Galera Clube     Oficina de Esportes
 
Para entrar em contato com Leonel
Caixa Postal 129 - Triunfo/RS - 95840 000
leoneldutraviana@ibest.com.br
www.leoneldutra.blogspot.com
+ ESPECIAIS    
Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador