Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
História e títulos do São Paulo FC
A ESTRADA DE FERRO - OS FERROVIÁRIOS - E O PIONEIRISMO NO FUTEBOL
 História Fut-SP  |  Pioneirismos no Brasil  |  Memorias Pacaembu      + FUT-SP   + ESPECIAIS
São Paulo RailwayHá 115 anos, mais precisamente no dia 14 de abril de 1895, era disputada a primeira partida oficial de futebol no Brasil, em um campo na Várzea do Carmo, entre a SPR - São Paulo Railway - [confira foto ao acima], primeira estrada de ferro paulista, onde jogava Charles Miller [considerado o "pai" do esporte por aqui], e a Companhia de Gás. O placar foi de 4 a 2 para os ferroviários. No entanto, a ligação entre o esporte e a ferrovia é tão antiga quanto a própria origem desse meio de transporte no Brasil. A verdadeira "paixão nacional" nasceu, justamente, nos trilhos que impulsionaram o desenvolvimento de São Paulo.

De acordo com documentos do livro "SPR – Memórias de uma Inglesa", escrito pelos funcionários da CPTM, Moysés Lavander e Paulo Mendes, o futebol já era praticado no final do século XIX, em Paranapiacaba, um alojamento dos trabalhadores da SPR, atual Linhas A e D da CPTM. Uma planta do projeto de construção da Vila Nova em Alto da Serra, provavelmente de 1894, mostrava um campo de futebol.

Charles Miller, brasileiro, nascido no bairro paulistano do Brás, retornou da Inglaterra onde estudara, em 1895, trazendo as regras do esporte, bolas, chuteiras e uniformes. De 1895 a 1898, Miller trabalhou na SPR, no setor de almoxarifado e divulgava o novo esporte.

Tradição esportiva

A influência do futebol junto aos ferroviários é nítida e presente até hoje. O Nacional Atlético Clube, localizado na rua Comendador Souza, na Água Branca, é sucessor do antigo SPRAC [SPR Atlético Clube], nascido como SPRFC [São Paulo Railway Football Club], que chegou a disputar o Campeonato Paulista da divisão principal.

O próprio surgimento do Corinthians e do Palmeiras tem origem na ferrovia. O primeiro nasceu por influência dos ingleses sobre os ferroviários e o outro pela negação dos italianos em reverenciá-los, criando uma forte rivalidade que se estende até os dias de hoje.
 História Fut-SP  |  Pioneirismos no Brasil  |  Memorias Pacaembu      + FUT-SP   + ESPECIAIS
Sidney Barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fonte: Fonte: Noticias da www.cptm.sp.gov.br (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de 15/02/2007 e 10/04/2007.
Página adicionada em 05 de maio de 2010.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Carrões Importados e Nacionais de Colecionadores
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador