A PRIMEIRA PARTIDA DE FUTEBOL ENTRE PAULISTAS E CARIOCAS


+ Fut-Paulista + Fut-Carioca Pioneirismos   + ESPECIAIS


No dia 19 de outubro de 1901, foi realizado o primeiro confronto da história entre paulistas e cariocas. A disputa aconteceu no campo do São Paulo Athletic Club. Os paulistas foram representados por um combinado denominado São Paulo Scratch Team; os cariocas, de Rio Team.

No campo de jogo, um encontro histórico: Charles Miller, introdutor do futebol no Brasil, jogando pelo time dos paulistas e Oscar Cox, introdutor do futebol no Rio de Janeiro, jogando pelos cariocas.

O jogo foi realizado no campo do São Paulo Athletic, e um bom público compareceu para assistir à partida, algo em torno de 500 pessoas, um recorde para a época. O jogo teve seu inicio às 4 horas e 30 minutos da tarde.

A partida acabou empatada: 2 a 2. Os comentários a respeito foram publicados pelo jornal Commercio de São Paulo no dia 20 de outubro de 1901. O grande detalhe está no cavalheirismo da torcida e romantismo da narrativa. O texto publicado era o seguinte:

"É com sincero enthusiasmo que tomamos a penna, para communicarmos aos nossos leitores que, conforme haviamos noticiado, se realisou hoje, ás 4 1/2 horas da tarde, no terreno do S. Paulo Athletic Club o primeiro match de football entre teams dos dous Estados do Rio e S. Paulo, á rua da Consolação, 125.

A Seleção Carioca de 1901Como já tivemos occasião de dizer, não é a questão da victoria que nos faz seguir com interesse esta curiosa prova, mas o fato em si: o vermos o desenvolvimento que tôma entre nós o sport. Já não sómente inglezes e extrangeiros que cultivam entre nós os salutares exercicios athleticos; são os nossos compatriotas tambem e, por assim dizer, a nova geração. E com que afinco, com que valentia elles se bateram hontem, no meio de rapazes já affeitos e educados nos diversos sports! Quem, como nós, seguiu o jogo admiravel da linha dos fwards do team-Rio, composta quasi toda de brasileiros, poude apreciar que elles não perdem em nada a perícia, a tactica, a calma e a combination, que tanto distinguem os jogadores afaunados da velha Europa.

O team-Rio tinha optimo ataque, mas resentia-se na defesa, que, como nos disseram, não veiu composta com o seu GOAL-KEEPER e f. backs, que compõem o seu team de combate.

O resultado do jogo foi o empate de 2 goals, contra 2. Os rapazes de S. Paulo não jogaram mal; notámos nelles muita falta de combination e um jogo sempre muito alto, o que não acontecia com os do Rio, cujos fowards nunca levantaram a bola.

Depois do match, teve logar na Rótisserie Sportsman um jantar intimo, offerecido pelos rapazes daqui aos do Rio.

Essa festa correu muito alegre, sendo trocados muitos brindes, entre os quaes, os seguintes: brinde ao captain do Rio, O. Cox; deste, agradecendo, aos jogadores paulistas; de Antonio Campos, do Sport Club, aos jogadores do Rio, e a O. Cox, como sendo quem mais trabalhou para a realisação dos dous matchs Rio-S.Paulo; de F. Walter, do Rio, brindando o juiz do jogo; de O. Cox, brindando a W. Miller, que estava ausente, agradecendo e brindando os jogadores brasileiros; de Statham a S. Cox, como sendo um dos que em S. Paulo mais trabalharam para esta festa; finalmente, de A. Campos, seguindo um velho costume inglez, brindando ao rei Eduardo VII e ao presidente brasileiro.

Assim terminou esta festa intima, á qual assistiu o importante industrial desta capital, o sr. Lidgerwood.

Hoje, ás 2 1/2 horas em ponto, realisar-se-á o segundo match, que, por certo, nos dirá quaes são os campeões de 1901 no football." (NOTA: O placar foi de 0x0, e a formação das equipes foi a mesma.)

FICHA TÉCNICA - PAULISTAS 2 x 2 CARIOCAS
Data: 19/Outubro/1901
Local: Campo do SPAC
Gols: Felix Frias e McCulloch (Cariocas); e Walter Jeffery e Alicio Carvalho (Paulistas)
RIO-Goal, W. Schuback; f. backs, M. Frias e L. Nóbrega; h. backs, O. Cox, A. Wright e Mc. Culloch; fowards, F. Walter, A.C. Santos, E. Moraes, J. Moraes e F. Frias; reservers, Domingos Moitinho e Mario Rocha.
S. PAULO-Goal, Blacklock; f. backs, Réné Vanorden e W. Holland; h. backs, A. Savoy, Jeffreys e Muss; fowards, Miller, A. Carvalho, A. Costa, Ibañez Salles e Nobiling.


Pesquisas de Sidney Barbosa da SilvaSidney Barbosa da Silva.
Fonte: O Commercio de S. Paulo, Domingo, 20 de outubro de 1901.
Página adicionada em 22 de julho de 2010 - revisada em 13 Out 2017.

 

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo