Home      Historiadores      Contato      Privacidade      
Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
Arquivo do FutebolA PRIMEIRA PARTIDA DE FUTEBOL ENTRE PAULISTAS E CARIOCAS
  Futebol Paulista   |   Futebol Carioca   |   Pioneirismos   |   Curiosidades         + ESPECIAIS
Sidney Barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 22 de julho de 2010
A Seleção Carioca de 1901No dia 19 de outubro de 1901, foi realizado o primeiro confronto da história entre paulistas e cariocas. A disputa aconteceu no campo do São Paulo Athletic Club. Os paulistas foram representados por um combinado denominado São Paulo Scratch Team; os cariocas, de Rio Team.

No campo de jogo, um encontro histórico: Charles Miller, introdutor do futebol no Brasil, jogando pelo time dos paulistas e Oscar Cox, introdutor do futebol no Rio de Janeiro, jogando pelos cariocas.

O jogo foi realizado no campo do São Paulo Athletic, e um bom público compareceu para assistir à partida, algo em torno de 500 pessoas, um recorde para a época. O mais incrível disso tudo foi o horário do jogo, que teve seu inicio às 4 horas e 55 minutos da manhã.
 
A partida acabou empatada: 2 a 2. Os comentários a respeito foram publicados pelo jornal Commercio de São Paulo no dia 21 de outubro de 1901. O grande detalhe está no cavalheirismo da torcida e romantismo da narrativa. O texto publicado era o seguinte:

"Às 5 horas menos cinco minutos da manhã de ante-hontem, no Campo do São Paulo Athletic Club foi, pelo referee, dado o signal de princípio de jogo.

No começo a bola manteve-se no centro, entre tanto, os fluminenses feito algumas avançadas que pouco foram enthusiasmando o jogo.

Esse se manteve em equilíbrio até que os forwards dos fluminenses num admirável jogo de combinação conseguiram levar a bola às proximidades do goal adversário, onde o Sr. Félix Frias em out side left fez um belíssimo goal. Uma prolongada salva de palmas fez-se ouvir das arquibancadas.

Os fluminenses por vezes fizeram a bola chegar ao goal adversário, isto devido ao seu esplêndido jogo de combinação; e assim conseguiram novamente fazer um goal, magnificamente jogado pelo Sr. McCulloch.

Os paulistas não perderam a calma, conseguiram avançar pouco a pouco, quando o Sr. Walter Jeffery, destacando-se dos forwards fez um bonito escape. Fazendo um magistral goal em out side right. Em seguida o Sr. Alicio de Carvalho, numa rebatida do goal-keeper conseguiu fazer um goal."


FICHA TÉCNICA - PAULISTAS 2 x 2 CARIOCAS
Data: 19/Outubro/1901
Local: Campo do SPAC
Gols: Felix Frias e McCulloch (Cariocas); e Walter Jeffery e Alicio Carvalho (Paulistas)
PAULISTAS: Holland; Nobilling e E. Boyes; Ibañez Salles, Charles Miller e Godffrey; Antonio C. Costa, Mass, L. Boyes, René Vanordem e Savoy.
CARIOCAS: Schuback; M. Frias e L. Nóbrega; Oscar Cox, A. Wright e McCulloch; F. Walter, Horácio da Costa Santos, E. Moraes, J. Moraes e Felix Frias.
 
No dia 22 de outubro foi realizada uma segunda partida. O placar foi de 0x0, e a formação das equipes foi a mesma do jogo anterior.
  Futebol Paulista   |   Futebol Carioca   |   Pioneirismos   |   Curiosidades         + ESPECIAIS
Fontes: Jornal Commercio de São Paulo, do dia 21 de outubro de 1901; e Livro Fluminense Football Club - história, conquistas e glórias no futebol, de Antonio Carlos Napoleão.
Página adicionada em 22 de julho de 2010; Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador