Shopping Campeões do Futebol

Logo dos Jogos Olimpicos CLUBES CAMPEÕES OLIMPICOS DE FUTEBOL
( UPTON PARK FC e GALT FC )


História Campeões Artilheiros Maiores Goleadas Arquivo Olímpico       + FUT-SELEÇÕES    + TABELAS    + ESPECIAIS

       

Logo Olimpiadas 1900-1904Você se alegra quando seu time do coração leva a taça do campeonato estadual, regional, nacional ou continental? Se orgulha quando é campeão do mundo? Então, o que diria se seu time conseguisse uma proeza que é o sonho do futebol brasileiro, a medalha de ouro olímpica! Pois bem, ao contrário do que muitos pensam, o primeiro campeão olímpico de futebol não foi o Uruguai, Alemanha, Argentina, União Soviética ou a Hungria do lendário Puskas...
Essa façanha pertence a dois clubes: o Upton Park F.C. da Grã-Bretanha, em 1900, nas olimpíadas de Paris-França e, ao Galt F.C. do Canadá nos jogos de Saint Louis, em 1904, nos Estados Unidos.

A FIFA, órgão máximo do futebol mundial, não reconhece os titulos olimpicos desses clubes, da mesma forma não considera como mundiais os títulos intercontinentais ou da copa toyota.

Porque ela não reconhece, não sei; talvez porque no caso do Upton Park, a arrogante Grã-Bretanha da época, inventora do futebol, exigiu e os fracos organizadores do evento cederam muitos privilégios, tais como:
1° - o torneio só teria três participantes.
2° - o Upton Park deveria fazer a final.
3° - as representações da Bélgica e da França jogariam em jogo único-eliminatório, para decidir o outro finalista.

Irritados por tamanha exigência, a Union des Societès Françaises de Sports Athlétiques (USFSA) fez o melhor time possivel na esperança de conquistar o titulo de 1900. Tanto que, no jogo eliminatório, derrotou a Bélgica por 7x4. Na decisão, os franceses amarelaram e foram massacrados pelo Upton Park por 4x0.

As equipes participantes tiveram como time base na disputa, a seguinte escalação:
UPTON PARK: Jones; Buckeham e Grosling; Chalk, Burridge e Quash; Turner, Spackman, Nicholas, Zealley e Haslam.
FRANÇA: Huteau; Bach e Allemane; Gaillard, Bloch e Macaire; Fraysse ( Peltier), Garnier, Lambert, Grandjean e Canele (Duparc).
BELGICA: Leboutte; Kelcom e Moreau; Renier, Pelgrims e Van Hoorden; Neefs, Thornton (Delbeque) Spaunoghe, Van Heuckelum e Londot.

  SAINT LOUIS - 1904
Galt FC - campeãoEm 1904, foram três os participantes; os norte americanos: Christian Brothers College e St. Rose School, mais o representante do vizinho e irmão Canadá, Galt Football Club que levou a melhor na decisão contra o Christian Brothers College. Ganhou sem deixar sombra de dúvidas pelo placar de 7x0 e ficou com o ouro.

O Galt Footbal Club/Canadá teve como time base a seguinte escalação: Linton; Ducker,e Gourley; Fraser, Johnson e Lane; Taylor, Steep, Hall, McDonald e Twaits.
O Christian Brothers: Mengues; Lydon e Thomas January; John January, Charles January e Ratican; Brittingham, Cudmore, Bartiff, Brockmeyer e Lawler.
Saint Rose: Frost; George Cooke e Harry Jameson; Brady, Dooling (Johnson) e Dierkes; Cosgrove, O'Connell, Claude Jameson, Tate e Thomas Cooke

Detalhes
Essas olimpiadas foram marcadas pela humilhação, os organizadores submetiam os pigmeus, nativos da america do sul, africanos a um verdadeiro constrangimento, eles ficavam assustados, com medo em meio a um estadio cheio de espectadores tropeçavam nas proprias pernas, tambem pudera eles eram pessoas que na sua maioria que apenas pescava ou caçava para sobreviver.

Esses jogos eram um verdadeiro circo a os espectadores era a platéia , os nativos os palhaços! Isso ficou conhecido como "jogos antropologicos"
Irritado com isso o barão de coubertain disse: "esses que não sabem hoje arremessar um dado, um dia serão melhores que vocês!"

Foram realizados 390 competições - O Barão de Coubertaim, presidente do COI, homologou APENAS 88 !
O decatlo foi criado nessa época porém seu reconhecimento por parte do COI, só se deu em 1954, sendo o campeão o irlandes Thomas Kiely, portanto,meio século depois.

O futebol, diferente de outras modalidades que foram reprovadas pelo Barão de Coubertaim, Presidente do Comitê Olímpico Internacional, foi homologado Sim pela entidade máxima que reje a maior competição do Esporte de todo o mundo.

É bom lembrar que o Comitê Olimpico Internacional, reconhece tais feitos e estes clubes juntos com seus jogadores estão na seleta galeria dos campeões olímpicos.

ANO OURO PRATA BRONZE
1900 Upton Park (G.Bretanha) França Bélgica
1904 Galt FC (Canadá) Christian Brothers School (EUA) Saint Rose School (EUA)

 

OS TORNEIOS DE 1900 - 1904

O Torneio de 1904, assim como o de Paris-França em 1900, não são reconhecidos pela FIFA, porém são RECONHECIDOS PELO C.O.I.(Comitê Olípico Internacional) como oficiais, e eles estão na Seleta Galeria dos Campeões Olimpicos (como já mencionei), é verdadeiro o que diz sobre a não distribuição de medalhas nesses jogos ao Torneio de Futebol, pois era Costume daquela época dar diplomas ou até uma coroa de hortaliças - o louro era a mais usada (por isso a designação "Lauréis"), porém é verdadeiro que depois o COI, computou os mesmos resultados como, OURO, PRATA e BRONZE, respectivamente aos países que esses mesmos Clubes representavam.

Era normal, e mesmo comum naquela época clubes representarem os países nesse e em outros esportes.

O Torneio de Futebol de Paris-França 1900 e Saint Louis em 1904, preencheu um dos requisitos para o qual o idealizador dos jogos Olimpicos da era Moderna, o Barão de Coubertain, sempre quis: o amadorismo. Diferente de Torneios em que os países socialistas mandavam jogadores em seus elencos que eram no papel " estudantes, trabalhadores,operarios etc, etc, etc". No entanto eram jogadores profissionais!

Os jogos do Torneio de Futebol de Saint Louis deveriam ter 4 (quatro equipes), dos Estados Unidos, Christian Brothers College e Saint Rose School, do Canadá, Galt Football Club e Universit of Toronto. A Universit of Toronto desistiu e o torneio de 1904 foi realizado pelos três times.

O regulamento de Saint Louis 1904, foi um Torneio por Pontos Corridos e acrescentava que "Se houver empate, haverá nova partida entre as equipes contendoras". Por essa razão houve mais de um jogo entre o Saint Rose e o Christian Brothers, devido justamente a um empate em 0x0 e novo jogo foi realizado e de novo a história se repetiu: terminaram empatados novamente em 0x0. Depois foi realizado um terceiro jogo, o curioso é que esse jogo foi no último dia das olimpiadas, 23 de Novembro. Se houvesse novo empate eles continuariam duelando até que houvesse um vencedor...

Caro amigo Não é de se estranhar isso!, afinal de contas era o principio do futebol em eventos de grande magnitude (como é o caso das olimpiadas). Você que estuda futebol, que ama futebol, que já joga ou jogou futebol, já presenciou, já viu regulamentos absurdos, o que dizer de um campeonato paulista em que a cada cartão amarelo era comemorado como um gol? Pior é o que era feito da maneira que dava mais de uma interpretação, e isso agora no começo dos anos 2000!

Essa história de que em campeonato por pontos corridos não há final, não pode ser pregada ao pé da letra, pois nesse regulamento, TODO JOGO É UMA FINAL!.

Tabela - Campeonato Olimpico 1904 - Saint Louis - EUA

(Campeonato por Pontos Corridos)
Data  Resultados Gols
16/11  Galt FC 7 x 0 Christian Bothers Alexander Hall (3), McDonald (2), Frederick Steep e Tom Taylor
17/11  Galt FC 4 x 0 Saint Rose Tom Taylor (2), Hendersen (1) e (1) Gol Contra (* Sem registro de quem fez,era comum não colocar nome de quem fez gol contra)
20/11  Christian Bothers 0 x 0 Saint Rose  --
Jogo Desempate para o 2ª lugar
21/11  Christian Brothers 0 x 0 Saint Rose  --
23/11  Christian Bothers 2 x 0 Saint Rose (* Sem registros dos autores)
 Classificação Final J V E D GM GS
 01- Galt FC (Canadá) 2 2 0 0 6 0
 02- Christian Brothers College (EUA) 4 1 2 1 2 7
 03- Saint Rose School (EUA) 4 0 2 2 0 6
O regulamento de Saint Louis 1904, era um Torneio por Pontos Corridos e acrescentava que "Se houver empate, haverá nova partida entre as equipes contendoras".

Pesquisas de Reinaldo Carlos da Silva, de Assunção/PB. Email: san.reinaldo@yahoo.com.br.
Fonte: Arquivo Pessoal.
Página adicionada em 29/Abril de 2008 - atualizada em 23/Agosto/2008.

 

Pesquisa personalizada

Ir ao Topo