Arquivo
  Especiais
  + Futebol
Ranking da CBF            Campeões do Brasileiro            + ESPECIAIS
00:35   Segunda-feira, 26/05/2008

Seu time ainda pode ser considerado grande?
Em sua edição de maio, a Revista Vip, da Editora Abril, elaborou uma lista dos clubes que podem ser chamados de grandes de acordo com o desempenho recente. Sob o argumento de que o Campeonato Brasileiro por pontos corridos inaugurou uma nova era no futebol, a matéria "Seu time ainda é grande?"coloca o São Paulo, Cruzeiro, Internacional, Santos e Flamengo como os único grandes do futebol brasileiro.

O texto assinado por Rodolfo Rodrigues é baseado em cinco rankings com dados a partir de 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos. São eles: pontos ganhos nas cinco últimas edições; média de público em casa; jogadores convocados para a Seleção; equipes que foram rebaixadas; e títulos conquistados.

O São paulo é o primeiro do ranking de títulos conquistados, que não leva em conta os Estaduais. O tricolor levantou a taça do Mundial de Clubes da FIFA, a Copa Libertadores e dois Campeonato Brasileiro. Atrás de São Paulo está o Inter, depois vem, pela ordem, Cruzeiro, Santos e Flamengo.

São considerados times médios, pela ordem de classificação: Corinthians, Fluminense, Palmeiras, Atlético-PR e Goiás.

O "classificador Vip" reduziu a times pequenos Vasco, Figueirense, Botafogo, Sport e Náutico.

E o bloco dos minúsculos é formado por 16 clubes, Atlético-MG, Grêmio, Fortaleza, Paysandu, São caetano, Coritiba, Paraná Clube, Juventude, Ponte Preta, Bahia, Criciúma, Guarani, Vitória, Brasiliense, Santa Cruz e América-RN.

"Aqui não avaliamos história, torcida, patrimônio físico. Apenas os números da era dos pontos corridos. E eles não mentem", diz o texto de Rodolfo Rodrigues.
Share |
Fontes Revista Vip, de Maio/2008
Página adicionada em 26 de maio de 2008.
Ranking da CBF            Campeões do Brasileiro            + ESPECIAIS
Pesquisa personalizada
MATÉRIA ESPECIAL
Heráldica no Futebol - As Cruzes nos escudos dos clubes
Arquivo do Futsal
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador