Arquivo
  Especiais
  + Futebol
River Plate de Assunção CLUBE ASSUNÇÃOENSE RIVER PLATE
Fundado em 14/Fevereiro/2007
Endereço: Rua Zé Carlos, 81 - Assunção/PB - CEP 58685-000
Campo: Campo Novo
Email: riverplatepb@bol.com.br
Site: riverplatepb.blogspot.com
  História   |   A Primeira Partida   |   O Título de 2009   |   A Campanha 2009
  Fotos   |   Craque do Passado   |   Arquivo                                    + CLUBES
21:45 Sexta-feira, 18/07/2008            por Reinaldo Carlos da Silva (*)

Famosos não por acaso - River Plate x Boca Juniors
Os dois dias de fama do futebol amador de Assunção/PB e Buenos Aires/PE.
Veja também: Famosos não por acaso - Parte II (O jogo de volta)   
River Plate de Assunção/PB
Assunção-PB, Está localizada no sertão do Cariri paraibano, a cerca de 220 km da capital João Pessoa, Buenos Aires a 80 km, de distancia de Recife.

Um caminhoneiro achou muitas coincidências entre as duas cidades, amigo de Paulo Roberto da Silva (Beto Batista) capitão do River Plate de Assunção.

Esse caminhoneiro contou como a religião, influenciou no nome de ambas, são duas cidades com nomes de Capitais da América do Sul, Além do mais os dois melhores times dessas cidades tem os nomes dos dois maiores rivais da Argentina. River Plate e Boca Juniors.

A coisa que logo se pensou foi em marcar um jogo entre as equipes, e a idéia foi tão boa, que agradou a Redação da Rede Globo. Ficou combinado assim: O 1° jogo seria em Assunção que tinha que fazer um banquete de boas vindas aos "argentinos" pernambucanos. A cobertura seria do reporter André Galindo.

O dia escolhido deste primeiro confronto seria 1° de Abril, para muitos o dia da mentira, isso por que chamaria a atenção do telespectador que logo pensaria se tratar de uma matéria não verdadeira.
O histórico dia

ArbitragemAssunção tem seu dia histórico no futebol. Logo cedo, chega a equipe da Rede Globo de Televisão, para entrevistar o treinador Osmar, do River Plate. O Boca Juniors chega mais tarde, a cidade tem um clima todo especial, afinal de contas era a globo, e os times meros desconhecidos no futebol nacional.

O River tinha o seguinte elenco: titulares; Dudu, Naldinho, Sonildo, GG, Bolinha, Denivaldo, Beto, Ronim, Tuica, Albergio e Serginho. Reservas: Alvim, Evertom, Washington e Jorginho.
O Boca Juniors: Canéu, Neguinho, Ninho, Anço, Nôca, Zé Paulo, Marlon, Cinho, Jack, Didi e Nenéu. Reservas: Hugo, Galo, Will e Emersom.

A arbitragem era formada por João-Taperoá (árbitro principal), João Batista (auxiliar 1) e Geronildo Leite (auxiliar 2).
 
O jogo

Lance da partidaO jogo foi marcado pela virilidade, pela luta, pelo espirito da garra argentina, houve algumas jogadas perigosas, mas o respeito entre as equipes podia se ver em cada lance duro.

O River Plate, de Assunção, chegou a mandar em boa parte do jogo, porém o gol saiu em cerca de 28 minutos do primeiro tempo, num cruzamento de Tuíca, da ponta esquerda para o oportunista Serginho. E o primeiro tempo termina 1 a 0 para o River Plate. Porém o jogo mudaria no segundo tempo.

O Boca muda e começa a atacar, exigindo do brilhante goleiro do River, Dudu, excelentes defesas, estrela do River e para muitos o melhor em campo, mas nada pode fazer para evitar o gol de empate de Emérson aos 37 minutos do segundo tempo, uma cabeçada indefensável no canto direito. A partida acaba, mas os Atletas se reúnem em uma cena emocionante, os capitães Zé Paulo do Boca Jrs e Paulo Roberto do River Plate manifestam a enorme satisfação, e alegria por aquele momento histórico.
Veja também: Famosos não por acaso - Parte II (O jogo de volta)
Fonte das informações: (*) Reinaldo Carlos da Silva, historiador do River Plate e do futebol de Assunção/PB.
Página adicionada em 18 de julho de 2008 - revisada em 13 de julho de 2012.
Pesquisa personalizada
  História   |   A Primeira Partida   |   O Título de 2009   |   A Campanha 2009
  Fotos   |   Craque do Passado   |   Arquivo                                    + CLUBES
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador