ESTÁDIOS DO INTERNACIONAL
Campo dos Eucaliptos e Gigante do Beira Rio


Internacional  SPORT CLUB INTERNACIONAL
  Fundado em 4 de abril de 1909
  Cidade: Porto Alegre/RS


História Títulos Hino Simbolos Estádio Maiores Públicos Campanhas Foto Galeria Gre-Nal Arquivo   + Clubes

       

O Estádio dos Eucaliptos

Antigo estádioNo ano de 1928, o Asilo da Providência (dono da Chácara dos Eucaliptos) resolveu vender o terreno onde o clube mandava suas partidas, dando preferência ao Inter, embora o preço fosse alto. Mas o Inter não se interessou pelo terreno e, sem sede, esteve próximo de fechar.

Até que o engenheiro Ildo Meneghetti iniciou uma campanha de arrecadação de dinheiro para comprar um terreno no bairro Menino Deus. Depois de 20 anos utilizando campos alheios, o Colorado finalmente adquiria uma propriedade. O Estádio dos Eucaliptos, com suas arquibancadas de madeira que abrigavam aproximadamente 10 mil pessoas. No dia 15 de março de 1931, o Inter inaugurava o "majestoso" Estadio dos Eucaliptos. Na inauguração o Inter venceu o Grêmio por 3 a 0.

O Estádio dos Eucaliptos foi o único do Rio Grande do Sul a sediar jogos da Copa do Mundo até que em 2014, o Estádio Beira Rio sediou jogos, fazendo do Inter o único clube do estado a ter jogos da Copa. Em 1950 duas partidas foram realizadas no estádio dos Eucaliptos: México 1 x 4 Iugoslávia e México 1 x 2 Suíça. Esta seria a casa colorada até o aparecimento do Beira-Rio, em 1969.

Nota: Ildo Meneghetti foi um engenheiro e político brasileiro, prefeito de Porto Alegre por duas vezes e governador do estado do Rio Grande do Sul também por duas vezes. Foi presidente do Sport Club Internacional entre 1929 e 1934 e novamente em 1938.

O Estádio Gigante do Beira Rio

Beira-RioO estádio José Pinheiro Borda, o Gigante do Beira Rio, foi inaugurado em 06 de abril de 1969 na partida amistosa em que o Internacional venceu o Benfica de Lisboa por 2 a 1. Claudiomiro foi o autor do primeiro gol no novo estádio. O maior público já registrado aconteceu em 17 de junho de 1972 na partida seleção Gaúcha 3x3 seleção do Brasil - 106.554 pessoas compareceram ao jogo.


Abaixo, foto do Estádio Beira Rio remodelado para receber cinco jogos da Copa do Mundo 2014, quatro pela fase classificatória e uma pelas oitavas de final.

Estadio Beira Rio em 2014


Jornal Folha da Tarde de 08 de julho de 1963
(Foto da matéria sobre o lançamento da pedra fundamental do estádio Beira-Rio)

Lançamento da pedra estádio


Pesquisas: Sidney Barbosa da Silva.
Fonte: www.internacional.com.br; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em Dezembro/2006 - atualizada em 15/Novembro/2016.

 

Pesquisa personalizada

 

 

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo