Shopping Campeões do Futebol

Fifa reconhece Copa Intercontinental como Mundial de Clubes



Copa Intercontinental Mundial de Clubes da FIFA    + Artigos / Noticias      


Reunião do Conselho realizada na Índia inclui em sua lista oficial conquistas de campeões do antigo Mundial Interclubes, disputado por representante sul-americano contra europeu, entre 1960 a 2004.

Fifa reconhece Copa Intercontinental

O Conselho da Fifa (antigo Comitê Executivo) reconheceu nesta sexta-feira os campeões intercontinentais de clubes a partir de 1960 como legítimos campeões mundiais. Desta forma, Santos, Grêmio e Flamengo se tornam campeões reconhecidos pela entidade máxima do futebol. O São Paulo, que conquistou o Mundial de Clubes organizado pela Fifa em 2005, agora também ganha o reconhecimento de outros dois títulos, obtidos em 1992 e 1993. A decisão no Conselho da Fifa foi unânime. Alguns membros ligados a confederações africanas mostraram resistência à pauta, mas votaram favoravelmente pouco depois. O pedido de reconhecimento das taças foi feito pela Conmebol.

"Agradeço a aprovação do Conselho da Fifa da proposta da Conmebol de reconhecer os títulos de Copas Intercontinentais como Mundial de Clubes", disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. Até então, a Fifa colocava como campeões os vencedores do Mundial de Clubes, promovido pela entidade em 2000 e de forma ininterrupta a partir de 2005. Corinthians, São Paulo e Internacional conquistaram o organizado pela entidade máxima do futebol.

A solicitação para incluir a discussão da legitimidade do título partiu da Conmebol. Pelo Twitter, o presidente da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez, confirmou a decisão da Fifa e divulgou a carta em que solicitou o reconhecimento a Gianni Infantino, em junho.

- Agradeço a aprovação pelo conselho da Fifa da proposta da Conmebol de reconhecer títulos de Copas Intercontinentais como Mundiais de Clubes - escreveu Alejandro

No total, foram realizadas 43 edições do extinto Mundial de Clubes. Em 1975 (Bayern de Munique x Independiente) e 1978 (Liverpool x Boca Juniors), as partidas não aconteceram porque as equipes não chegaram a um acordo no que diz respeito à data - não houve vencedores, portanto. Em compensação, em 2000, dois clubes foram campeões mundiais: o Boca Juniors (agora reconhecido) e o Corinthians (que venceu o primeiro Mundial Interclubes organizado pela Fifa).

Os títulos da Copa Rio de 1951 e 1952, conquistados por Palmeiras e Fluminense, respectivamente, são exemplos de competições entre equipes de países diferentes que não entraram na pauta da Fifa. A entidade chegou a reconhecer o Palmeiras como campeão mundial durante o processo de organização da Copa do Mundo de 2014, mas depois voltou atrás e passou a usar eufemismos como "primeiro campeão global".


Sidney Barbosa da SilvaPor Sidney Barbosa da Silva.
Fonte: conmebol.com e fifa.com
Página adicionada 27/Outubro/2017.

 

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo