A História do Futebol - Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
GRÁTIS Livro a Unificação dos Títulos Brasileiros

FILATELIA - OS SELOS POSTAIS E HOMENAGENS A CLUBES DE FUTEBOL

  Clubes Centenários   |   Heráldica no Futebol   |   História de Clubes   |   O Futebol no Brasil
"Olho-de-boi", o primeiro selo

Primeiro selo no BrasilEtimologicamente formada das palavras gregas phílos (amigo, amador) e atelês (franco, livre de qualquer encargo ou imposto), a Filatelia é normalmente definida como o ato de colecionar selos, especialmente aqueles considerados raros. Mas, muito mais do que um hobby de colecionismo, a Filatelia é, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte que apaixona pessoas dos mais diversos lugares do mundo.

A história do selo no Brasil se inicia em 1943, quando foi lançado a famosa série "Olho-de-boi" (imagem acima). Depois vieram os selos conhecidos como "Inclinados", em 1844; "Olhos-de-cabra", em 1850; e os "Olhos-de-gato", em 1854.

Selos comemorativos

Os primeiros selos comemorativos foram emitidos em 1900 e celebravam o 4º Centenário do Descobrimento do Brasil, mas somente em 1906 foram feitas emissões comemorativas com repercussão no exterior, sendo alusivas ao 3º Congresso Pan-Americano.

Os selos e o futebol

Em 1998, com a proposta de oferecer selos de significativo apelo temático e artístico, a ECT lançou, entre outros, uma folha de selos sobre o tema EXPO’98 – Oceanos, e outra para homenagear a XVI Copa do Mundo, tendo como tema o Futebol-Arte, com tiragem de 150.000 folhas.

Em 2002, a ECT lançou o primeiro selo redondo brasileiro, dentro da emissão "Campeões do Mundo de Futebol do século 20". Os países que já ganharam a Copa do Mundo – Argentina, Alemanha, Itália, França, Uruguai e Inglaterra – participaram desse grande projeto filatélico, junto com os Correios do Brasil.

Selos e clubes de futebol

Em 20 de abril de 2001 começa a Série em que os Correios resolvem homenagear os clubes de futebol. O primeiro foi a série "Homenagem aos Clubes Brasileiros Campeões da Libertadores", tendo como seu primeiro homenageado o Santos Futebol Clube. Depois os homenageados foram o Vasco da Gama, em 21 de agosto; Sociedade Esportiva Palmeiras, em 26 do mesmo mês; Grêmio Foot-Ball Portoalegrense, em 17 de setembro; Clube de Regatas Flamengo, no dia 23 de novembro; e São Paulo Futebol Clube, em 16 de dezembro, todos no ano de 2001.

Selo Comemorativo ao Centenário dos Clubes

Nessa nova série dos Correios criada em 17 de julho de 2002, conhecida como "Centenário dos Clubes", o primeiro homenageado foi o Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro. Abaixo listagem dos clubes com detalhes dos selos.

Selo Comemorativo do Centenário do FluminenseCentenário do Fluminense Football Club
Com tiragem de Um milhão e vinte selos, Arte de Alan Magalhães, e foto de Eduardo Perez, foi emitido em 21 de julho de 2002, data dos cem anos do clube.

O selo apresenta, como plano de fundo, a cor laranja - simbolizando o bairro das Laranjeiras, sede do Flu. O desenho de um jogador do Fluminense dominando, com estilo, a bola de futebol, aparece sobreposta ao emblema do clube. As tiras inclinadas passam o dinamismo que todos os esportes proporcionam.

As cores apresentadas em escalas de tons em degradê se fundem sobre o emblema do time, integrando-se às suas cores oficiais: Verde, Vermelho e Branco.
Confira a História do Fluminense.

Selo Comemorativo do Centenário do Grêmio FBPACentenário de Fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
A Arte foi criada pela Arauto Publicidade e emitido em 18 de setembro de 2003 - três dias após o centenário - com tiragem de 4 milhões 560 mil selos.

A imagem do selo compreende a marca do Grêmio, no formato de uma bola de futebol ,nas cores do Clube: azul, preta e branca e sob esta marca a logomarca do centenário de fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Confira a História do Grêmio.



Selo Comemorativo do Centenário do SC InternacionalCentenário do Sport Club Internacional
A Arte foi criada por Fred Colorado e emitido em 04 de abril de 2009, dia do centenário com tiragem de Um milhão e vinte mil selos.

O selo destaca a imagem do escudo do Sport Club Internacional, com as taças que registram as diversas conquistas do Clube. Abaixo, a legenda "Campeão de Tudo", que o apresenta como único clube futebolístico a ter conquistado, até hoje, todas as competições oficiais possíveis para um time brasileiro. No canto superior esquerdo, a indicação do primeiro século de sua história. As imagens estão sobrepostas a um fundo vermelho, cor que identifica o "colorado gaúcho", cujas nuances representam a passagem do tempo nesse centenário.
Confira a História do SC Internacional.

Selo Comemorativo do Centenário do Coritiba FCCentenário de Fundação do Coritiba Football Club
A Arte foi criada por Alaor Gosdal e emitido em 12 de outubro de 2009 - no dia do centenário - com tiragem de 600 mil selos.

O selo destaca a imagem da bandeira alviverde do Coritiba, com seu escudo, representação simbólica que combina o globo terrestre e a bola de futebol, com doze gomos, a indicar o dia de sua fundação – 12 de outubro de 1909. A estrela dourada, acima do escudo, registra a maior conquista do Clube, até o momento, o campeonato brasileiro de 1985. Abaixo, a logomarca dos 100 anos, celebrando seu Centenário com a palavra "Coxa", apelido do time, e contendo o slogan "Ontem, Hoje, Eternamente". A imagem do selo, em nuances, nos tons dominantes em verde e branco, cores oficiais do time paranaense, representam a passagem do tempo ao longo do seu primeiro século de história. Confira a História do Coritiba.
Corinthians - Dois Selos Comemorativos ao centenário

Selo Comemorativo do Centenário do SC Corinthians PaulistaCentenário do Sport Club Corinthians Paulista: Inovar é o segredo do sucesso !
O Corinthians foi homenageado com dois selos. Esta emissão assinala e registra mais uma conquista na arte de impressão postal: o primeiro selo postal das Américas em tecido (utlizando o processo Serigrafia), impresso na Casa da Moeda do Brasil. A Arte é de J. Carlos Braga (tiragem: 600 mil selos), e foi lançado no dia do centenário, 01 de setembro de 2010.

O selo, em tecido sintético, apresenta como elementos o desenho parcial do escudo do Corinthians; na cor dourada, o numeral 100, simbolizando o centenário, e cinco estrelas: as menores, representando títulos de campeonatos brasileiros, e, a maior, o Mundial de Clubes da FIFA. Sobrepondo-se, parcialmente, a esses elementos, um jogador com a bola no pé exprime o dinamismo do futebol, ao mesmo tempo em que reporta à passagem dos anos de permanência do Clube no esporte brasileiro. Como suporte de impressão, foi utilizado tecido plano, bordado e impresso em cores no processo serigráfico com aplicação de tinta invisível luminescente fluorescente, reagente à luz ultravioleta.

Segundo Selo Comemorativo do Centenário do SC Corinthians PaulistaCentenário do Sport Club Corinthians Paulista
Este modelo de selo teve uma tiragem de 600 mil selos e retratam, em uma perspectiva dinâmica, sobre um fundo dourado que exalta sua importância, os quatro símbolos nacionais do Brasil, de grande valor institucional, reconhecidos e valorizados pela população: as Armas Nacionais (com perspectiva em relevo), a Bandeira Nacional (vista tremulando), o Selo Nacional (sobre um lacre na cor vermelha) e o Hino Nacional (com o pódio, a partitura e a batuta). No canto direito de cada selo a logomarca da União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP. Foi lançado no mesmo dia dos 100 anos de fundação. Confira a História do Corinthians.
Selo Comemorativo do Centenário do Guarani de CampinasCentenário do Guarani Futebol Clube
A Arte foi criada por R.E. Macedo e F.P. Silva e emitido em 02 de abril de 2011 - no dia do centenário - com tiragem de 300 mil selos.

O selo apresenta, em primeiro plano, a logomarca comemorativa do Centenário do Guarani Futebol Clube, cujo desenho foi baseado no distintivo oficial do Clube, acrescido de contornos dourados, ano de centenário e flâmula dourada com o indicativo de 100 anos. Em segundo plano, é representado o momento da conquista do Título de Campeão Brasileiro de Futebol Profissional de 1978, ocorrida no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em 13 de agosto daquele ano. As estrelas simbolizam as grandes conquistas do Clube: a dourada, o título de Campeão Brasileiro, em 1978, e a prateada, o título de Campeão Brasileiro da Taça de Prata, em 1981. A cor verde caracteriza o Clube. Confira a História do Guarani.
Selo Comemorativo do Centenário do América MineiroCentenário do América Futebol Clube / MG
Arte criada por André Rios/ACE e tiragem de 300 mil selos. Foi lançado em 30 de abril de 2012, dia do Centenário.

O selo divulga a logomarca do centenário do América Futebol Clube, disposta ao centro, sobre o fundo verde, tendo, no canto superior direito, a representação de sua mascote, o coelho. Para ressaltar os detalhes em amarelo, inclusive o número 100, foi aplicada a cor em tons de dourado. Confira a História do América.
Selo Comemorativo do Centenário da AA FrancanaCentenário da Associação Atlética Francana
Fundado em 12 de outubro de 1912, na cidade de Franca/SP, a Francana foi homenageada com o Selo dos Correios.

A data foi comemorada com diversas festividades em Franca, incluindo exposição filatélica e lançamento de livros sobre a ‘Veterana’, como o time é conhecido por seus torcedores. A programação filatélica foi aberta no dia 20 (sábado), com a apresentação do selo personalizado do centenário, carimbo postal comemorativo e abertura da Expofranca 2012.
  Clubes Centenários   |   Heráldica no Futebol   |   História de Clubes   |   O Futebol no Brasil
Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fonte: www.correios.com.br e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 16 de novembro de 2012.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
GRÁTIS Livro O Extinto Torneio do Povo
GRÁTIS Livro Do Fundo do Baú Pioneirismos no futebol brasileiro
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador