Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
História do Ypiranga (AP)

O FLUMINENSE FC (RJ) EM 1959 NO TERRITÓRIO DO AMAPÁ

  História do Fluminense (RJ)      + Futebol no Amapá                                        + ESPECIAIS
20/03/2013     Autor: GRUPO DE APOIO DO MEMORIAL DO RIO CLARO FC
Fluminense no Amapá em 1959Na foto, time oficial do Fluminense (RJ) que esteve no Amapá em 1959.

Em meados de 1959, o time principal do Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro (RJ), recebeu um cordial convite da gerência da mineradora ICOMI para participar de algumas partidas amistosas com clubes residentes no então Território Federal do Amapá.

Sem colocar qualquer obstáculo, a diretoria do "Tricolor das Laranjeiras" desembarcou em Macapá com sua delegação na manhã do dia 12 de junho daquele ano, com intuito de participar de três partidas futebolísticos com times locais: Amapá Clube, Trem Desportivo Clube e Santana Esporte Clube. O clube carioca permaneceria na cidade por 10 dias, tempo suficiente para realização dos jogos marcados.

O primeiro jogo ocorreu no dia 14 de junho, no Estádio Municipal de Macapá (atual Estádio Glicério Marques), onde o Fluminense pelejou com o Alvi-negro macapaense (Amapá Clube), saindo o time carioca como vencedor com o resultado final de 3 x 0.

A partida consecutiva aconteceu no dia 18 de junho contra o Trem Desportivo Clube, no mesmo estádio, porém, ocorrendo duas anormalidades em campo: a expulsão de um jogador meio-campo do time local e a anulação de um possível gol do jogador Maracá (Fluminense) que ficou inválido por ele estar em posição de impedimento, o que foi contrariado pelos dirigentes cariocas, mas acabou sendo nulo pelo juiz da partida, que era o desportista Wilson Sena. A partida encerrou com outra vitória para o Tricolor carioca em 2 x 0.

A partida final que encerraria a programação de excursão esportiva do time carioca pelo Amapá ocorreu no dia 21 de junho (numa quarta-feira), onde enfrentaria o “Canário Amapaense” (Santana EC). Esse jogo foi tão concorrido pelo público da época que a venda de ingressos foi liberada no mesmo dia que ocorreu a partida contra o time “Ferroviário” do Trem e esgotou sua venda de ingressos um dia antes do jogo final.

Pelo time carioca jogavam: Castilho; Jair Marinho e Pinheiro; Edmilson, Clóvis e Altair; Marinho, Telê, Valdo, Jair Francisco e Romeu. Enquanto jogavam pela seleção santanense: Vasconcelos, Aristeu II e Varela; Joãozinho, Maranhão e Olivar; Lacerda, Wlademir, Toinho, Zeca Santos e Vavá (este substituído por Bandeira).

Sob a arbitragem do paraense Francisco Lima, o jogo iniciou com um gol formulado pelo jogador Vavá (Santana) em favor de seu time, mas a partir daí não tiveram outras chances mais fáceis durante a partida, deixando os convidados efetuarem 04 gols ainda no primeiro tempo do jogo. No placar final estaria o único tento para o “Canário” e quatro para o Fluminense.

Historicamente, esse jogo foi registrado com o maior público de arquibancada do estádio macapaense daquela década, onde acredita-se que mais de 3 mil pessoas tenham comparecido ao estádio macapaense naquele dia. E outro fato histórico que também marcaria essa ilustre visita da delegação carioca nas terras tucujus foi o fato de que o Santana Esporte Clube foi o único dos três times que jogaram com o Fluminense que ainda conseguiu um gol durante as partidas.

Nota: Na listagem de todos os jogos do Fluminense, feita pelo historiador Ricardo Brito, os jogos (e datas) foram: 20/06- Flu 3 x 0 Combinado Amapá-Macapá, em Macapá; e em 21/06- Flu 4 x 1 Santana, em Porto de Santana.
  História do Fluminense (RJ)      + Futebol no Amapá                                        + ESPECIAIS
Página adicionada em 06 de Novembro de 2012.
Fonte: Texto e foto reproduzidos do blog Memorial Santanense, de Emanoel Jordanio; e www.campeoesdofutebol.com.br.
Pesquisas Sidney Barbosa da Silva.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Ebooks Campeões do Futebol História do Trem Desportivo (AP)
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador