GÍLSON LIRA

ATACANTE ARTILHEIRO DOS 684 GOLS



Di Stéfano Pelé Ferenc Puskás Sima Lev Yashin      + CRAQUES

       

O atacante artilheiro Gilson Lira

" Eu costumo dizer que não me considerava craque, mas sim artilheiro. Craque em Mato Grosso era o Bife que só fazia gols de placa, os meus geralmente era de canela, de bico, rebote de goleiros e furada de zagueiros, diz Gilson Lira"

Gilson Lustosa de Lira, é um dos maiores craques do futebol matogrossense. Nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, em 07 de março de 1948, sendo filho de João Bezzera de Lira e Maria José Lustosa de Lira. Na década de 70 foi artilheiro por todos os clubes que passou, conquistando ainda, cerca de 15 títulos. Depois que abandonou os campos como jogador, chegou a atuar como treinador do União Esporte Clube e do Vila Aurora.

Fora do meio, construiu uma carreira bem diferente do que desempenhava em campo, começou a trabalhar como porteiro de uma escola. Depois conseguiu uma vaga como professor e chegou ao cargo de diretor. Hoje longe de todas essas atividades se dedica apenas a escrever livros.

Carreira

Iniciou carreira no futebol aos 12 anos em Cachoeiras de Macacu (RJ), tendo atuado no Cachoeirense, 11 Unidos, Ipê e Independente. Posteriormente atuou em Bom Jardim e Nova Friburgo, de onde foi para o Fluminense e Bangu do Rio de Janeiro nas divisões de base, aspirantes e alguns jogos na equipe principal do Bangu até 1968. A partir daí teve passagens pelo Grêmio de Maringá (PR), Náutico (PE), Galícia (BA), ABC (RN), Grêmio Anapolino (GO), Operário (MT), Comercial (MS) e União (MT).

Sua primeira partida como profissional aconteceu no ano de 1967, jogando pelo Bangu, num amistoso na cidade de Petrópolis, com vitória por 2 a 0.

O último jogo da carreira foi em Rondonópolis, jogando pelo União, em partida da Taça de Prata de 1980 contra o Villa Nova de Nova Lima (MG), na vitória de seu clube por 1 a 0 com um gol seu, de cabeça, aos 44’30 do segundo tempo. Foi o gol de n° 684 de sua carreira. Neste torneio, a última competição de sua carreira, o seu clube, o União fez sete partidas, com uma vitória, tres empates e tres derrotas.


Gilson Lira (no destaque) em treino no Bangu, 1968. Foto: Divulgação

Suas conquistas

Em Mato Grosso foi onde mais atuou tendo chegado em 1973 e jogou até 1980 quando encerrou a carreira no União E. C. de Rondonópolis. Nesse Estado conquistou 13 títulos, sendo 7 pelo Operário, Campeão Estadual de 1973, Bi-campeão da Copa Cuiabá em 1973 e 1974, Campeão do Centro-Oeste de 1974, Campeão dos Torneios Ranulpho Paes de Barros, Semana da Pátria e Agripino Bonilha nos anos 1973 e 1974; e 3 títulos no Comercial, Campeão do Torneio Incentivo de 1977, Torneio Marcelo Miranda também em 1977 e Taça Campo Grande de 1978; e 3 títulos no União, Campeão Invicto do Torneio Incentivo de 1975, 1976 e 1979. Marcou em Mato Grosso 285 gols, sendo 199 pelo União (é o maior artilheiro de sua história), 41 pelo Operário e 45 pelo Comercial.

Foi artilheiro do Campeonato Matogrossense em 1973, 1975 e 1976. Recordista de gols com 23 marcados numa única temporada e até hoje não ultrapassado. Bi-artilheiro no Torneio Incentivo em 1976 e 1979.

Pelo ABC de Natal foi campeão estadual em 1970 e 1971.

Após encerrar a carreira no futebol em 1980, trabalhou na Rádio Juventude de Rondonópolis como comentarista esportivo e posteriormente como Narrador, sendo cognominado “O Microfone Artilheiro” do futebol brasileiro. Atuou também na Rádio Clube, Tropical FM e foi Apresentador de um programa esportivo na TV Gazeta.

Atualmente é professor aposentado no Estado e escritor com 23 livros lançados nas escolas e 130 em seu site pessoal, o www.gilsonlirapoesias.com.br, que incentiva a leitura doando livros (E-books) para os estudantes.


Gilson Lira em ação pelo ABC de Natal no ano de 1970


Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br, www.gilsonlirapoesias.com.br, www.agoramt.com.br, sumulastche.wordpress.com
Página adicionada em 24 de maio de 2013.

 

 

Pesquisa personalizada

 

 

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo