Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
História do Metropol (SC)

HISTÓRIA DO HANS NOBILING QUADRO - (CLUBE EXTINTO)

Fundado em 1898 - Extinto em 1899
Endereço: Não tinha endereço fixo (São Paulo/SP)
Estádio: treinava no campo da Chácara Dulley (no Bom Retiro, entre Luz e Ponte Grande).
 Clubes extintos » Hellênico AC (RJ) | Britânia SC (PR) | São Paulo Athletic (SP)         + CLUBES
Hans NobilingEm 1897, chega a São Paulo, da Alemanha o cidadão Hans Nobiling (foto ao lado), natural de Hamburgo, onde jogava pelo S.C. Germânia. Em seu poder Hans Nobiling traz uma bola e um exemplar dos estatutos do clube hamburguês. O ideal é o de difundir a prática do futebol. Primeiro, Hans Nobiling procurou influenciar os elementos da colônia alemã, mas a ginástica, esporte de predileção dos teutos, serviu de obstáculo ao seu objetivo. Convergiram, então, para os brasileiros as suas atenções. E foi ensinar o futebol a um extenso número de moços estudantes e a rapazes do comércio. O local dos ensaios é a Chácara Dulley.

Lá, na Chácara Dulley, Hans Nobiling exercita a sua rapaziada sempre que há oportunidade. Às vezes não encontra tempo para treinar à tarde, mas Hans Nobiling não se perturba com isso: marca o ensaio para a noite. E é à luz da lua que, muitas vezes, os sapos, espantados, vêem correr para cá, para lá, dois bandos de rapazes, atrás de uma bola enrolada em pano branco. Os treinamentos só se interrompem, à falta de energia da lua, como hoje acontece, à falta de energia elétrica.
 
Uma tarde, Hans Nobiling deu a equipe como em "Ponto de bala". Escolheram um nome por eleição: "Hans Nobiling Quadro". Em seguida resolveram marcar o primeiro “match”. Convidaram o São Paulo Athletic, que acabou por não aceitar o confronto. Uma outra tentativa foi feita. Desta vez o convite foi ao Mackenzie. René Vanordem, do Mackenzie, serviu de intermediário e de animador para a realização do jogo. Disputa-se então, a 05 de março de 1899, a primeira partida no Brasil, entre quadros compostos, em quase sua totalidade, por brasileiros: Hans Nobiling 0 x Mackenzie College 0. Depois deste empate, voltam a jogar. Ganha o Hans Nobiling por 1 a 0. Animados, resolvem desafiar, mais uma vez, o "Atlétic", que levam dois meses para aceitar. Nos ingleses avultam as figuras de Charles Miller, Robinson, Duff, Boyes, Hodgkissis, Creew Bidel e Jeffery. O jogo é realizado na tarde de 29 de junho de 1899 e a assistência que o presencia passa a ser o recorde no Brasil: 60 pessoas. Os ingleses venceram, 1 a 0. E isso, essa exigüidade, diz bem do equilíbrio.

No Hans Nobiling vão se formando elementos de valor: René Vanordem, Rolland, Savoy, Vila Real, Mikulasck, Robotton, White, Wannschaff, todos sob a direção de Hans Nobiling. Há um terceiro jogo, reunindo Hans Nobiling (1) e Mackenzie (1). Os ingleses, agora, é que querem um prélio com o Hans Nobiling. Não se satisfizeram com o 1 a 0. Sabem que podem ampliar a contagem. E ampliam mesmo: 4 a 1.

A realização dessa série de cotejos deu impulso decisivo ao futebol de São Paulo. Já possuindo o São Paulo Athletic e o Mackenzie, veio ele a contar com dois novos clubes que se originou do Hans Nobiling, o Sport Club Internacional, em 19 de agosto de 1899, e o Sport Club Germânia, em 07 de setembro de 1899, atual Esporte Clube Pinheiros, oriundo do Hans Nobiling. Tudo porquê, o Hans Nobiling deveria chamar-se Germânia, por vontade de seu patrono, mas a assembléia de fundação, a que compareceram 25 rapazes, optou pelo nome de "Internacional", e isso porque tal nome abrangeria todas as nacionalidades dos associados e não a dos alemães, como se daria no caso de prevalecer o nome de "Germânia".

Veja também: História do Sport Club Internacional, que nasceu do Hans Nobiling.
 Clubes extintos » Hellênico AC (RJ) | Britânia SC (PR) | São Paulo Athletic (SP)         + CLUBES
Pesquisas de Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fontes: "Os primeiros 60 anos do futebol paulista", de 1956, autor: jornalista Adriano Neiva da Motta e Silva - o De Vaney, publicado no jornal santista A Tribuna, de 25 de janeiro a 29 de fevereiro de 1956; e Arquivo Campeões do Futebol
Página adicionada em 23 de julho de 2011 - atualizada em 02/Outubro/2013.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
SBSites, o seu Portal de Variedades História do Metropol (SC)
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador