Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada

HISTÓRIA DA SEGUNDA DIVISÃO DO CAMPEONATO CARIOCA

Federação de Futebol do Estado do Rio de JaneiroFEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Fundada em 19 de setembro de 1979
Endereço da Secretaria: Rua Professor Manoel de Abreu, 76 Maracanã - CEP 20550-170 - Rio de Janeiro/RJ
Site: www.fferj.com.br
História »   Federações  |  2ª Divisão  |  3ª Divisão  |  Camp. Fluminense        + FUT-CARIOCA
Veja também »   O Que Diziam os Jornais  |  Arquivo Histórico  |  Campeões 2ª Divisão
Histórico
O primeiro campeonato se iniciou em 1906, tendo como campeão a equipe do Riachuelo Football Club.

Em 1907 a LMF - Liga Metropolitana de Futebol troca sua denominação para LMSA-Liga Metropolitana de Sports Athléticos e a Reforma dos Estatutos da entidade dá início a uma crise que culmina com a retirada de alguns clubes da Liga, como o Bangu. Neste período (1907 a 1910), a LMSA acabou com a Segunda Divisão e atuou com uma única divisão. Em 1911, a segundinha retorna, tendo como campeão a equipe do Bangu.

Historico entre 1934 e 1964
1933 - Ano de criação da LCF-Liga Carioca de Football, com o objetivo de promover o profissionalismo, fazendo oposição à AMEA-Associação Metropolitana de Esportes Athléticos até 1935 e posteriormente à FMD-Federação Metropolitana de Desportos até 1937, configurando-se a segunda grande cisão do futebol do Rio de Janeiro.

Mais tarde, em 1937, a cisão dá lugar a paz no esporte com a criação da LFRJ que uniu as duas ligas existentes e consolidou o profissionalismo no futebol. Passou a vigorar duas divisões: a de Profissionais e a de Amadores.

Em 1965 a FMF cria o Campeonato da Primeira Divisão de Acesso, em que os clubes vencedores tinham acesso à Divisão Extra de Profissionais. Nos dias de hoje, essa primeira divisão, equivaleria à Segunda Divisão de Profissionais.

Entretanto não foi dado prosseguimento à fórmula sugerida para o novo campeonato e entre 1966 até 1980, eram disputados os campeonatos da divisão única de profissionais e torneios regionais. Em 1978, ocorreu a fusão entre as Fed. Fluminense e Carioca de Futebol, nascendo, assim, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Em 1980, a Deliberação n° 1/80 do Conselho Nacional de Desportos dispõe sobre a organização das divisões profissionais, o sistema de acesso e descenso das associações que as integram, formalizando, assim, a Primeira, Segunda e Terceira Divisões de Futebol Profissional.

Nos anos de 1994 e 1995 uma nova fórmula foi adotada na realização do Campeonato Estadual da Primeira Divisão de Profissionais. A Primeira Divisão agregou times da 2ª e 3ª divisões para a realização do estadual dividindo o campeonato em: 1ª Divisão Módulo Intermediário e 1ª Divisão Módulo Especial. Convencionou-se dizer que esse Módulo Intermediário representaria os times da 2ª divisão. Mas efetivamente houve os Campeonatos da Segunda e Terceira Divisões, e, consequentemente, seus respectivos campeões.

Entre 1996 e 1998, o campeonato foi dividido em 3 módulos (extra, especial e intermediário), 2 turnos e uma competição final. Neste período também convencionou-se dizer que os campeões dos módulos especial e intermediário seriam, respectivamente os campeões da 2ª e 3ª divisões apesar de, nestes anos, o Campeonato da Segunda Divisão ter sido disputado.

Em 2000 a fórmula do Campeonato Estadual da Primeira Divisão de Profissionais divide o Módulo Extra em duas séries: A1 e A2. Permanecem os módulos Especial e Intermediário. Neste ano, a Série A2 representou os times da Segunda Divisão, já que o campeonato da Segunda Divisão nã acontecia desde 1999.

A partir de 2001 recoloca-se em ordem as estruturas das três Divisões de Profissionais, tumultuadas pelo modelo de "Seletivas" durante os cinco anos anteriores.
História »   Federações  |  2ª Divisão  |  3ª Divisão  |  Camp. Fluminense        + FUT-CARIOCA
Veja também »   O Que Diziam os Jornais  |  Arquivo Histórico  |  Campeões 2ª Divisão
Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fontes: www.fferj.com.br e www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em Novembro/2007.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador