HISTÓRIA DO FC BARCELONA


distintivo do Barça  FUTBOL CLUB BARCELONA
  Fundado em 29 de novembro de 1899
  Endereço: Av.Arístides Maillol, s/n 08028, Barcelona - Catalunya/ESP
  Estádio Camp Nou - capacidade: 115.000 pessoas
  Site: www.fcbarcelona.cat


História Titulos Hino Recordes Presidentes Arquivo do Barça + Clubes do Mundo


Mais de cem anos de história

Em 29 de novembro de 1899 no Gimnasio Solé, Hans Gamper fundou o Futbol Club Barcelona, com mais onze entusiastas praticantes do que naquele momento era um desconhecido esporte chamado futebol, tendo como seu primeiro presidente o inglês Walter Wild (o mais velho de todos), que dirigiu o clube de 1899 a 1901. Hans Gamper, o grande responsável pela fundação, foi presidente por cinco vezes: 1908/1909, 1910/1913, 1917/1919, 1921/1923 e 1924/1925.

O brasão da cidade de Barcelona foi seu primeiro distintivo e foi utilizado até o ano de 1910, quando foi criado um concurso aberto a todos os sócios, para a criação de um escudo próprio. Ganhou o concurso Carles Comamala, jogador do clube de 1903 a 1912. Assim nasceu o escudo que o clube utiliza em seus uniformes até os dias de hoje, salvo algumas alterações feitas ao longo dos anos.

Naquele tempo, a mais de 100 anos, seus fundadores jamais poderiam imaginar que aquela iniciativa acabaria por alcançar o mundo futebolistico - o Barça é um dos maiores clubes do futebol mundial. É o representante de milhões de pessoas de qualquer parte do mundo, e um simbolo de identidade tanto esportivo, como também social, politico e cultural. Nos momentos mais dificeis foi a bandeira da Catalunya, representando os anseios de liberdade do povo catalão, uma simbologia que continua fortemente "arraigada" no clube e no povo catalão. No contexto espanhol, o Barça se identifica com causas solidárias, concretamente com a infancia, através do acordo de patrocinio com a Unicef.

Durante os mais de 100 anos o "barcelonismo" já viveu momentos de glórias e infortunios, épocas brilhantes e importantes derrotas, que contribuiram em muito para definir a personalidade de um clube que, por suas peculiaridades e caracteristicas, é único no mundo.

Desde a sua fundação até a construção do estádio de Les Corts (1899 a 1922), o Barça foi uma equipe de futebol igual as outras equipes de Barcelona. Aos poucos, com o passar do tempo, passou a ser a referência máxima do futebol catalão.

No periodo do Estádio Les Corts até a construção do Camp Nou (1922 a 1957), o clube viveu situações contraditórias. Por uma parte viu crescer o seu quadro associativo, que pela primeira vez superou os 10.000 sócios, um periodo que surgiram grandes jogadores do porte de Alcántara e Samitier. Por outra parte, as dificuldades financeiras e politicas derivadas da Guerra Civil espanhola e o pós guerra, pois o clube teve que sobreviver num clima muito adverso, com o assassinato, em 1936 do presidente Josep Sunyol, a personalidade que, precisamente levou consigo o lema "desporte e cidadania". Mesmo assim o clube sobreviveu e iniciou uma recuperação social e esportiva que se materializou na construção do Camp Nou.


Fundadores

Hans Gamper
Hans Gamper
é homenageado com o Troféu Internacional "Joan" Gumper


Primeiro Presidente
Walter Wild
o primeiro presidente

Distintivos

Primeiro distintivo
Primeiro distintivo
utilizado pelo clube


Segundo distintivo
Segundo distintivo
criado num concurso


Terceiro distintivo
Terceiro distintivo
as siglas F.C.B. foram sustituidas por C.F.B. na castellanização da denominação do clube


distintivo do Barça
Distintivo atual 2011


CAMISA

camisa 1
Da construção do Camp Nou até o seu 75° aniversário (1974), o Barcelona viveu uma época de resultados mediocres no esporte. Por outro lado se consolidou em seu quadro social com um constante crescimento associativo. Nesse período surgiu em seu quadro futebolistico um dos maiores jogadores da história: Johan Cruyff.

Em 1966, por iniciativa do então presidente Enric Llaudet, o FC Barcelona criou o Troféu Joan Gamper em homenagem ao seu fundador Hans Gamper (conhecido como Joan).

O crescimento do futebol "Barça"

Com o inicio do longo mandato de Josep Lluis Nuñez (1978 a 2000) e a ampliação do camp Nou para a disputa da Copa do Mundo de 1982, a conquista da Recopa (1979) em Basiléia, o retorno de Johan Cruyff, desta vez como treinador, o Barça montou o "Dream Team" (1990 a 1994) que conquistou a Copa dos campeões da Europa no estádio de Wembley (1992), com o célebre gol de Koeman, e ao bicampeonato conquistado em Paris, no ano de 2006, o tri em 2009 e o tetra com Lionel Messi e cia., em 2011, ao bater o Manchester United em Wembley (3x1), consolidando um período de grandes conquistas até os dias atuais.



O PRIMEIRO ANO DO BARCELONA (1899)

O primeiro ano do Fútbol Club Barcelona já demonstrava a grandeza futebolística da entidade. Foram apenas três partidas amistosas, a primeira delas, em 08 de dezembro, nove dias após sua fundação, no extinto campo do Velódromo de la Bonanova (atual Turó Parc), contra o clube da Colônia Inglesa - e não fêz feio, apesar de perder por 1 a 0. Nesta primeira partida ambas equipes jogaram com apenas com 10 jogadores em campo por falta de atletas. Duas semanas após enfrentou e venceu o Catalã, por 3 a 1, com dois gols de Joan Gumper. E, por último, enfrentou no dia de Natal, mais uma vez a equipe da Colônia Inglesa, só que desta vez venceu por 2 a 1.

PRIMEIRO JOGO

A primeira equipe do Barcelona, em 1899

BARCELONA 0 x 1 COLONIA INGLESA

Data: 08/Dezembro/1899
Local: em Barcelona
Competição: Amistoso
Árbitro: Leack
Gol: sem registro
Barcelona: Urruela, Wild, Lomba, Osso, Llobet, Lopez, Terradas, Gamper, Kunzle, Schilling.
Colonia Inglesa: A. Witty, E. Witty, Raindtre, W. Parsons, J. Parsons, Harris, Walker, Morrison, Webb, Fitzmaurice.

SEGUNDO JOGO

BARCELONA 3 x 1 CATALA

Data: 24/Dezembro/1899
Local: Barcelona
Competição: Amistoso
Árbitro: Leack
Gols: Gamper (2), E. Witty (1) para o Barcelona. Sem registro do gol do Catalã.
Barcelona: Brown, J. Parsons, Wild, Urruela, Terradas, Osso, Cruzate, E. Witty, Gamper, A. Witty, Llobet.
Catala: Paniagua, Ortiz, Mir, J. Busquets, Gonzalez, Garcia, R. Busquets, Valdes, Artus, I. Valls, F. Valls.

TERCEIRO JOGO

BARCELONA 2 x 1 COLONIA INGLESA

Data: 26/Dezembro/1899
Local: Barcelona
Competição: Amistoso
Árbitro: Vila
Gols: Gamper (2) para o barcelona. Sem registro do gol da Colônia Inglesa.
Barcelona: Soley, Mir, Lomba, Valdes, Planells, Artus, Wild, Urruela, Gamper, Osso, Llobet.
Colonia Inglesa: A. Witty, E. Witty, Brown, Morrison, W. Parsons, J. Parsons, A. Ball, J. Ball, Morrison, Fitzmaurice, Bastow.


Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: www.fcbarcelona.cat; http://webdelcule.com; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 15/Março/2008 - atualizada em 18/Março/2017.

 

Pesquisa personalizada

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo