Federação de Futebol do Estado do Rio de JaneiroHISTÓRIA DO "EXTINTO" CAMPEONATO ESTADUAL FLUMINENSE



Federação Fluminense de DesportosFEDERAÇÃO FLUMINENSE DE DESPORTOS
Fundada em 07 de janeiro de 1925
Extinta em 1978 na fusão com a atual FERJ


História As Competições Profissionalismo Campeões  + FUT-CARIOCA

       

O Extinto Campeonato Fluminense

A política autoritária do Governo Getúlio Vargas dá lugar, na década de 50, a uma ação de modernização conservadora que atinge em cheio o esporte brasileiro. A inauguração do Maracanã, a construção da nova capital federal " Brasília " e mudanças na estrutura econômica do país, são exemplos dessa onda progressista.

À reboque da modernização, tem início a profissionalização do futebol fluminense, introduzida pela FEDERAÇÃO FLUMINENSE DE DESPORTOS - FFD, fundada em 7 de janeiro de 1925, com sede em Niterói. As competições de profissionais pela FEDERAÇÃO FLUMINENSE passaram a ser realizadas a partir da criação, em 28 de dezembro de 1951, da Divisão Estadual de Profissionais (D.E.P.) e do estabelecimento de seu Primeiro Campeonato Fluminense de Profissionais, tendo sido o primeiro jogo disputado em 27 de abril de 1952, sendo o primeiro campeão profissional o Adrianino A.C. O então presidente era o Professor José Ramos de Freitas.

Inicialmente, filiaram-se ao D.E.P da FFD, aos moldes do profissionalismo, os seguintes clubes: Barra Mansa F. C., Central E.C.(Barra do Piraí), Clube dos Coroados (Valença), Esperança F.C.(Nova Iguaçu), Fonseca A.C. (Niterói) e Adrianino A.C.(Engenheiro Paulo de Frontin).

Em 21 de abril de 1960, a capital federal do país é transferida para Brasília. O antigo distrito federal transforma-se em Estado da Guanabara. O município do Rio de Janeiro passa a ser capital do Estado da Guanabara. Nesse ano, a FEDERAÇÃO METROPOLITANA DE FUTEBOL, que continuou atuando na Guanabara, troca a denominação para FEDERAÇÃO CARIOCA DE FUTEBOL - FCF. Realiza-se, então, o primeiro Campeonato de Futebol do Estado da Guanabara disputado pelos clubes grandes do Rio (12 profissionais e aproximadamente 20 amadores), tendo como vencedor o América.

Enquanto isso, no Estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói, os clubes do interior disputavam outro Estadual, o Campeonato Fluminense de Futebol, realizado pela FEDERAÇÃO FLUMINENSE DE DESPORTOS - FFD.

Essa "loucura" de campeonatos no Rio de Janeiro ou Guanabara acabou por findar em 1979, anos após a fusão dos dois estados (Rio de Janeiro e Guanabara).

O fato é que as equipes Manufatora, Americano, Goytacaz, Barbará, Central, Eletrovapo, Fonseca, Barra Mansa, Adrianino e outros clubes são considerados (oficialmente) campeões estaduais, mas esquecidos pela história.


Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fontes: www.fferj.com.br e www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em Junho/2007 - atualizado em Fevereiro/2009.

 

 

Pesquisa personalizada

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo