Futebol Aemão - Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
Siga o Campeões do Futebol no Facebook

HISTÓRIA DO FUTEBOL NA ALEMANHA

Associação de Futebol da AlemanhaGerman Football Association
Fundada em 1900
Endereço: Otto-Fleck-Schneise 6 Postfach 710265 60492
FRANKFURT AM MAIN
Filiação Fifa: 1904
Filiação UEFA: 1954
Site oficial: www.dfb.de
  História   |   1ª Divisão   |   Copa da Alemanha   |   Diversos                        + NACIONAIS
Tudo começou em Leipzig em 28 de janeiro de 1900.

Representantes de 86 clubes se reuniram no restaurante "Mariengarten" para fundar a German Football Association (DFB). A partir desses 86 clubes cerca de 27000 surgiram até os dias de hoje. A DFB representa a maior organização dentro do Olympischer Deutscher Sportbund (DOSB) e no mundo, e é um dos maiores países membros da FIFA.

Para descrever a estrutura da DFB, somente uma imagem de uma pirâmide. No topo está a DFB seguida pelas cinco associações regionais: norte, oeste, sul, sudoeste e nordeste, formando a segunda etapa. Vindo depois as 21 associações sub-regionais, abrangendo os distritos e municipios, com os clubes associados.

O objetivo comum em todas as etapas desta pirâmide está, em dar ao futebol alemão, uma organização perfeita, incluindo todos os grupos etários - desde ao jovem, como para a classe dos idosos. Não seria possível de outra forma, porque se olhar a longa lista de responsabilidades que são confrontadas com número de jogadores filiados, planos de jogo, a nomeação de árbitros, a construção de instalações esportivas, os regulamentos e a organização de jogos nacionais e internacionais, etc.

As associações regionais, bem como as sub-associações regionais e a maioria das sub-organizações tem em comum, individuos que comprometem-se a trabalhar na organização do futebol nacional - sendo eles remunerados ou voluntários.

Diferentemente de outros paises, o grande sucesso da DFB, está na continuidade do posto de Presidente. Desde 1900, ano de sua existência, a DFB teve apenas nove presidentes, são eles:
Dr. Ferdinand Hueppe (1900-1904), Friedrich-Wilhelm Nohe (1904-1905), Gottfried Hinze (1905-1925) , Felix Linnemann (1925-1945), Dr. Peco Bauwens (1949-1962), Dr. Hermann Gösmann (1962-1975), e Dr. hc Hermann Neuberger (1975-1992), que também foi, por 17 anos, chefe do Comitê de Organização da FIFA. Na assembléia realizada em 1992, Egidius Braun de Aachen, assumiu a presidência como sucessor de seu amigo Hermann Neureberger cujo mandato, teve grandes realizações esportivas acompanhadas por um grande crescimento econômico. Foi no mandato dele (Hermann), que houve a unificação do futebol das duas alemanhas, a ocidental - dirigida por ele, e a oriental (comunista) que dava prioridade para os esportes olímpicos, deixando em segundo plano o futebol. A unificação foi feita numa assembléia, em Leipzig, no ano de 1990.

Em 28 de abril de 2001, Gerhard Mayer Vorfelder assumiu como o novo presidente da German Football Association (DFB), no 37° Congresso de Magdeburg, com o afastamento de Egidius Braun por problemas de saúde.

No ano de 2004, pela primeira vez na história, houve dois presidentes na liga: O cargo de Presidente, pertencente a G. Mayer, foi suprimido pelo Sr. Theo Zwanziger, eleito como presidente executivo. Dois anos mais tarde, em sessão extraordinária, realizada em Frankfurt, no dia 08 de setembro de 2006, a presidência de G. Mayer Vorfelder chega a seu fim. O Sr. Theo Zwanziger foi eleito seu sucessor e, assim, acabou por se tornar o 10° presidente da entidade, sem nenhum voto em contrário.

Futebol profissional

No ano de 1963 foi introduzido o futebol profissional na Alemanha. Foi um grande desafio para a direção da entidade que buscava recursos para sí, usando de ferramentas comerciais para promover o esporte mais praticado no país.

+ Informação

- A equipe do Rapid Wien da Austria é uma das poucas do mundo que foram campeãs em outro pais; é que a Austria foi anexada a Alemanha durante a segunda guerra mundial por Adolf Hitler.

- Gerd Müller (Bayern München) é o maior artilheiro da Liga em todos os tempos com 365 gols, seguido por Klaus Fischer (Schalke 04), com 268 tentos marcados.
  História   |   1ª Divisão   |   Copa da Alemanha   |   Diversos                        + NACIONAIS
Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fontes: www.dfb.de e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 11/Janeiro/2008.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Portal SBSites Siga o Campeões do Futebol no Twitter
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador