HISTÓRIA DO FUTEBOL NO AMAPÁ


Federação Amapaense de Futebol   FEDERAÇÃO AMAPAENSE DE FUTEBOL
  Fundada em 26 de junho de 1945
  Endereço: Avenida FAB, 2371, Santa Rita
  Macapá/AP CEP 68908-000
  Site: www.fafamapa.com.br


História 1ª Divisão 2ª Divisão Outras Competições Arquivo     + ESTADUAIS

       

OBSERVAÇÕES

O Território Federal do Amapá foi criado em 01.10.1943, pelo Decreto-lei 5.812, de 13.09.1943, por desmembramento do Estado do Pará. Logo em seguida, em 1944, foram fundados o Amapá Clube e o Macapá EC, bem como foi disputado o primeiro campeonato amapaense.

A partir de 01.01.1991, no lugar do Território foi instalado o Estado do Amapá, pelo art. 14 do ADCT da Constituição da República Federativa do Brasil, de 05.10.1988. No mesmo ano, coincidentemente, foi implantado o profissionalismo. Com isso, temos que Macapá, Ypiranga, São José e Independente foram campões do Território e também do Estado do Amapá.

Anos 40
No início da década de 1940, jogava-se futebol na antiga Macapá no campo do largo da Matriz. Hoje Praça Veiga Cabral. Dessa época vem o Panair, clube dos funcionários da aviação Panair do Brasil, tempo do Tio Bira (Ubiraci Picanço). Os funcionários da antiga Fundação SESP (serviço de saúde) fundaram o seu. Deles surgiram o Amapá Clube (Fevereiro de 1944) e Esporte Clube Macapá (Julho de 1944). O Azulino da Avenida FAB, até hoje, usa como distintivo o Cruzeiro do Sul, da antiga Panair, no lado esquerdo do peito.

Daí em diante, começou os jogos do campeonato local. O primeiro campeão foi o Esporte Clube Macapá. O campo da Matriz recebeu as medidas oficiais da FIFA e a bola passou a rolar oficialmente.

Fundação da Federação
A Federação foi fundada no dia 16 de junho de 1945, porém o inicio do campeonato do território do Amapá data do ano anterior a fundação. Em 1950, no mês de Janeiro foi inaugurado o Estádio Municipal de Macapá, modificado depois para homenagear o primeiro presidente da Federação de Desportos do Amapá, Glicério Marques. Foi obra do governador do então Território Federal do Amapá, capitão Janari Gentil Nunes. Assim, os jogos do campeonato passaram a ser disputados no novo palco. O campo da Matriz cumprira a sua missão. No primeiro ano de "Glicerão" (1950), o Amapá Clube foi o campeão.

A inauguração do estádio Municipal, depois chamado de estádio Glicério Marques, ocorreu no dia 15 de janeiro de 1950, na partida Seleção do Amapá 0 x 1 Seleção do Pará, com gol de Norman. Pelo Pará jogaram: Dodó (goleiro), Bereco, Sidoca, Sabá, Nonato, Biroba, Juvenil, China, Hélio, Teixeirinha e Norman (Cacetão). Treinador: Nagib Coelho Matni. Pelo Amapá: Lavareda, 75, Suzete, Cabral, Roxinho, Raimundinho, Luiz Melo, Dedeco, Alves, Adãozinho e Boró. Treinador: Delbanor Dias.

Sede antiga da Federação Amapaense de Futebol
Antiga sede da FAF - data desconhecida. Foto: porta-retrato-ap.blogspot.com.br.

De 1944 a 1990, o futebol era disputado de forma amadora e o campeão detinha o título de campeão do Território Federal do Amapá. Somente em 1991 o futebol passou para o profissionalismo. Em apenas duas oportunidades não houve disputa do campeonato: 1949 e 1996.

O futebol profissional
Quando veio a transformação do ex- Território Federal do Amapá, outorgada pela Constituição de 1988 em Estado do Amapá criou-se, uma expectativa muito grande por parte de torcedores amapaenses, simpatizantes do esporte, imprensa esportiva, empresários, e dirigentes de clubes em realizar o futebol da "era profissional", e que logo teve seu início em 1990.

Com tudo, o governo federal construiu parte do estádio estadual Milton de Souza Corrêa, o Zerão. Foi à primeira obra considerada por especialistas, eleitoreira do governo Collor de Mello, que tinha o objetivo de conquistar o voto do eleitorado amapaense naquela oportunidade. O estádio foi construído em seis meses, considerado tempo recorde pelos críticos. Logo, os três primeiros campeonatos da "era profissional", teve sucesso de público, a massa marcou presença ao estádio porque o próprio palco futebolístico era uma atração a parte para o torcedor que nunca tinha visto uma obra tão grandiosa.

Inauguração do estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão

Inauguração do estádio Zerãol
Hasteamento das Bandeiras: Governador do Amapá, Gilton Garcia (esq), Pesidente da República, Fernando Collor de Melo (centro), e o ex-jogador, e Ministro dos Esportes, Arthur Antunes Coimbra, o Zico (camisa 10, de costas). Foto: porta-retrato-ap.blogspot.com.br.

O Zerão foi inaugurado em 17 de outubro de 1990, na partida Independente EC 1 x 0 Trem DC, com mais de oito mil pessoas.


Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br, Laércio Becker - Clubes campeões por mais de um estado, www.fafamapa.com.br, omundoemdebate.blogspot.com.br, porta-retrato-ap.blogspot.com.br.
Página adicionada em Maio/2007 - atualizada em 30/Outubro/2016.

 

 

Pesquisa personalizada

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo