HISTÓRIA DO FUTEBOL PIAUIENSE


Federação de Futebol do PiauiFEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO PIAUÍ
Fundada 25 de novembro de 1941
Endereço: A. José dos Santos e Silva, 1.100
Centro - Teresina/PI - CEP 64001-300
Site oficial: ffp-pi.com.br - www.federacaodefuteboldopiaui.com.br e www.ffp.com.br (ambos desativados)


História 1ª Divisão 2ª Divisão Copa Piauí Taça Estado do Piauí Outras Competições Melhor Atleta Anual Arquivo    + ESTADUAIS

       

Várias instituições precederam o que hoje é a Federação de Futebol do Piauí. Na primeira metade do século passado, quando o então chamado esporte bretão ainda sobrevivia de forma amadorista, os campeonatos estaduais tinham, efetivamente, ares citadinos. Uma liga realizava o certame com os clubes de Parnaíba, enquanto a outra com os da capital.

Ressalte-se, por oportuno, que a Confederação Brasileira de Desportos (a CBF de hoje), reconhecia apenas a Liga de Parnaíba. Entre 1916 e 1940 conviveu-se com esta realidade, sendo o campeonato, ao longo desses anos, promovido pelas seguintes ligas:
LSP - Liga Sportiva Parnahybana (Parnaíba)
LPET - Liga Piauiense de Esportes Terrestres (Parnaíba)
DPET - Diretório Piauhyense de Esportes Terrestres (Teresina)
LST - Liga Sportiva Theresinense (Teresina)
LPSA - Liga Piauhyense de Sports Athleticos (Teresina)
LPST - Liga Piauhyense de Sports Terrestres (Teresina)
LTET - Liga Teresinense de Esportes Terrestres (Teresina)
Esse período ficou marcado pela existência de dois campeões a cada temporada.

Em 14 de abril de 1941, o Presidente da República, Getúlio Vargas, assinou o Decreto-Lei n° 3.199, que estabelecia as bases de organização dos desportos no Brasil, criando o Conselho Nacional de Desportos. Os estados deveriam ter apenas uma federação, determinando que estas fossem sediadas nas capitais. As outras cidades poderiam ter ligas.

Raymundo Ney Bauman Assim, a 25 de novembro de 1941, os clubes Automóvel, Artístico, Botafogo, Flamengo e Terríveis fundam a Federação Piauiense de Futebol, que elege como primeiro presidente o desportista Raimundo Ney Baumann (foto ao lado, datada de 18/Nov/1942), que também foi prefeito de Campo-Maior, cidade em que ajudou a criar a Liga Municipal Campomaiorense de Desportos em 19 de novembro de 1942.

Na gestão de Alfredo Alberto Leal Nunes foi implantado o profissionalismo, e passou a se denominar Federação Piauiense de Desportos e na comemoração do seu cinquentenário, transformou-se em Federação de Futebol do Piauí.

A Liga Municipal Campomaiorense de Desportos
Sobre a fundação da Liga Campomaiorense, o jornal Gazeta de Teresina (de 20/11/1942), publicou a seguinte matéria:
"... foi fundada, ôntem, nesta cidade, pelos clubes desportivos: Artístico Futebol Clube, Mafrense Esporte Clube e Campo-Maior Esporte Clube, em sessão extraordinária, a Liga Municipal Campomaiorense de Desportos, cujo ato teve a assistência e orientação do presidente, Sr. Raimundo Ney Baumann da Federação Piauiense de Futebol. A diretoria da Liga Campomaiorense ficou assim constituída: presidente Agenor Melo, vice-presidente Osmar Araújo"...

O Parnahyba Sport Club, da cidade de Parnaíba, é a equipe mais antiga do estado: foi fundada em 01 de maio de 1913.

Comemoração dos 100 anos do campeonato Piauiense
Em novembro de 2016, a Federação de Futebol do Piauí reuniu atletas, ex-atletas, torcedores, imprensa esportiva, autoridades, dirigentes e personalidades para comemorar os 100 anos do Campeonato de Futebol Piauiense. Durante o evento, realizado no auditória do Iate Clube Teresinense, a FFP homenageou personagens importantes da história dos gramados no Piauí e entregou premiações para os melhores de 2016 . Personalidades políticas presentes: A deputada federal Iracema Portella (PP-PI), senador Ciro Nogueira e o deputado estadual Júlio Arcoverde. Houve ainda premiações para personagens que fizeram parte da história desses 100 anos de competições de futebol no Piauí como o goleiro Toinho, os atacantes Sima e Rui Lima (In Memorian) e o técnico Mormaço. Também foi feita uma homenagem à seleção de Juniores do Piauí que foi vice-campeã nacional na década de 80, cujo técnico era o hoje presidente da federação, Cesarino Oliveira.

Um dos momentos marcantes da noite foi a homenagem a Alfredo Nunes, ex-presidente da FFP e vice-presidente da CBF na década de 60. O tetracampeão mundial Mauro Silva, convidado especial da noite, entregou a ele uma camisa personalizada com seu nome e o número 90, representando sua idade.

Logo da Federação Piauiense de Desportos em 1974   Logo da Federação Piauiense de Futebol em 2007   Federação de Futebol do Piaui
Escudo da Federação Piauiense de Desportos em 1974, seguido do utilizado em 2007, e o atual (Dez/2016).


Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: Periódico "Gazeta", Teresina/PI, de 18 de novembro de 1942, e 20 de novembro de 1942; Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; www.ffp.com.br; www.federacaodefuteboldopiaui.com.br.
Página adicionada em 06/Maio/2007 - atualizada em 17/Dezembro/2016.

 

Pesquisa personalizada

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo