HISTÓRIA DO FUTEBOL - ORIGENS



O Início Origens Resumo Cronologia Evolução da Bola Fundação da FIFA O Futebol no Brasil

       

As diversas probabilidades da origem do futebol

Futebol no início

O Jogo que florescia desde o século VIII até o seculo XIX nas Ilhas Britânicas, praticado nas formas mais diversas segundo alguns lugares e regiões, se tornou no que conhecemos hoje. Não havia regulamentos e não tinha um numero de participantes definidos e era bastante violento. Também não tinha um tempo de duração definido. O que se sabe é que em 1866, numa partida entre Londres e Sheffield, fizeram um acordo de duração da partida em uma hora e meia.

A categoria de "Futebol Massivo", sem limitação de numero de participantes e sem regras (segundo um antigo manual de Workington, Inglaterra, tudo estava permitido para levar a bola até a meta contrária, com excessao de assassinato e homicidio), pertence, por exemplo, a "Shrovetide Football", que se praticava em alguns centros tradicionais como Ashbourne e Derbyshire, em forma muito menos brusca.

Segundo se crê, este jogo tem origem Anglo-Saxão. Sobre sua primeira aparição, existem várias lendas. Se conta em Kingston-on-Thames e tambem em Chester que uma vez se jogou com cabeça cortada de um Monarca que havia sido derrotado. Em Derby, se busca a origem bem antes: em uma festa depois de uma vitoria sobre os romanos no século III.

Apesar das lendas de Kingston e Chester contra a origem Anglosaxônica não se achou nenhuma menção do jogo na patria dos Anglosaxões no continente dessa epoca e não figura na atiga literatura desse povo, aparecendo apenas antes da conquista da Normandia, em uma pequena fonte celta que menciona o jogo.

Ainda existe outra possibilidade da origem do futebol: Nos primeiros seculos se jogava este tipo de jogo na França, principalmente na Normandia e Bretanha, se praticava um jogo muito similar. Uma forma que os Normandios levaram a luta pela bola a Inglaterra.

Em muitos casos existiam a força e a habilidade que se mostravam em forma turbulenta e caótica, principalmente em rituais de fertilidade que tinham um papel muito importante.

Havia de conquistar para se assegurar uma boa colheita, a qual dependia muito do sol. Havia de se levar atraves de um campo ao redor do mesmo para assegurar um bom crescimento do cultivo e havia que defender a intervenção dos adversários.

Neste mesmo sentido se jogavam partidas entre homens casados e solteiros, tradição que se conservou em alguns lugares da Inglaterra durante seculos. Tambem haviam partidas entre mulheres casadas e solteiras em Inveresk (Escocia) no final do seculo XVII (se conta que ganhavam sempre as mulheres casadas, por obrigação). Parece que o futebol feminino não é tão novo como se supõe crer.

Por mas que os eruditos disputem sobre a origem do futebol e sobre a influencia do mesmo em cultos, uma coisa não pode ser refutada: O Futebol nasceu a mais de mil anos em suas formas primarias, justamente nesta zona que consideramos como a patria de nosso esporte, especialmente Inglaterra e Escocia, e também na Irlanda e Gales.

Existem ainda, muitas outras histórias a respeito da origem de nosso futebol. Todas porém, levam ao magnifico jogo que hoje é disputado.


Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fontes: FIFA.com; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em Outubro/2005 - revisada em 13/Novembro/2016.

 

Pesquisa personalizada

 

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo