Mascote
Mascote: Tigre
Simbolo da Garra



Camisa 1
Uniforme 1
Utilizado em 2005



Camisa 2
Uniforme 2
Utilizado em 2005
 
O Vila Nova em 1943
Foto da equipe do Vila Nova em 1943 - Fonte: Site Oficial do clube

O INICIO

O Vila Nova Futebol Clube é a realização do Pe. José Balestiere que no ano de 1938 criou a Associação Mariana com o objetivo de incentivar o congraçamento das comunidades católicas e propiciar entretenimento à população. Pe. José Balesstiere não pensava estar levantando as colunas de um Clube que seria, em breve, o mais popular do Centro Oeste Brasileiro. O nome Vila Nova foi devido ao time ter nascido no Bairro da Vila Nova, conhecida como a vila mais famosa.

O então Major Francisco Ferraz de Lima, entusiasta do Clube Amador, ao lado de outros pioneiros, aceitou o desafio de fundar um time para representar o Bairro da Vila Famosa. Para tal missão, o Major contava com o idealismo do Pe. José Balestiere; Boaventura Moreira de Andrade, Luiz Rasmussem, Pedro Cavalcante, Garibalde Teixeira, José Balduino, entre tantos outros.

Em 1943, o Vila Nova foi fundado pelo coronel Francisco Ferraz de Lima, com a água benta do padre Giuseppe Balestière, e a benção de Gercina Borges, mulher de Pedro Ludovico Texeira, conhecida como a "mãe dos pobres". No mesmo ano de sua fundação, o time foi inscrito na Federação Goiana de Desporto (FGD), e nesse mesmo ano passou a disputar competições no mês de julho. Devido a uma crise financeira, em 1946 o clube teve que mudar de nome e passou a se chamar Operário.

Entre os anos de 1950 a 1955 clube disputou torneios de várzea. Algum tempo depois, sob o comando de Onésio Brasileiro Alvarenga e Teodorico Jose da Silva, o clube começou a investir no Departamento de futebol e obteve a terceira colocação no estadual de 1958. Nos anos de 1959 e 1960 o time ficou em quarto lugar na competição.

O primeiro título do Vila Nova Futebol Clube chegou no dia 13 de março de 1961. o clube foi campeão do octogonal Goiânia/Anápolis. Já no dia 21 de maio, conquistou a Taça Cidade de Goiania, e no dia 8 de outubro foi campeão do 1° turno do estadual.O titulo do campeonato Estadual daquele ano chegou no dia 17 de dezembro.

No dia 15 de abril de 1962, o clube conquistou o bicampeonato da Taça Cidade de Goiânia, e no dia 22 de julho tornou-se bicampeão do Torneio Octogonal Goiânia/Anapolis.

Durante os mais de 60 anos de História, o Vila Nova já conquistou mais de 140 troféus de campeão de campeonatos, torneios e quadrangulares; 58 taças de vice campeão e 10 de terceiro lugar em competiçôes em âmbito regional, estadual e nacional.

CURIOSIDADE

Fundado como Vila Nova Futebol Clube, o time mudou de nome em 1946, quando virou Operário Futebol Clube. Em 1949, nova mudança e o time passa a se chamar Araguaia. Mas esse nome dura pouco. No ano seguinte, o nome do clube fica Fênix Futebol Clube. Essa denominação dura atê 1955, quando o clube volta a ser Vila Nova. O Tigre já teve 14 artilheiros do Goiano, Tarzan foi o primeiro artilheiro do clube em campeonatos estaduais, fez 12 gols em 1946. Bé foi o jogador que mais fez gols em um único campeonato goiano: 29 gols em 1993.


OBA
Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga
Apelidado de OBA por causa das iniciais do nome


O Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga homenageia com seu nome o ex-jogador e ex-dirigente do Vila Nova Futebol Clube, grande responsável pela ascensão da agremiação ao futebol profissional. Localizado no Setor Universitário, apresenta capacidade para oito mil torcedores.



Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Fontes: Contamos com a colaboração de Mauricio Souza - Site: www.vilanovaonline.br21.com; www.vilanova.esp.br; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página em Outubro/2005 - atualizada em 06/Janeiro/2011.

 



Pesquisa personalizada






Ir ao Topo