O FUTEBOL NO BRASIL - 1990 a 2016



1888 - 1910 1911 - 1929 1930 - 1959 1960 - 1989 1990 - 2016 Clubes Centenários Pioneirismos   + O Futebol no Mundo

       

1990
A Federação Tocantinense de Futebol é fundada em 07 de abril de 1990.

1991
O Criciúma EC surpreende o Brasil ao vencer, de forma invicta, a Copa do Brasil, após dois empates com o Grêmio de Porto Alegre (1x1 e 0x0)

Neste mesmo ano, e novamente na Copa do Brasil, o Atlético-MG aplica a maior goleada da história da competição até os dias de hoje, vencendo o Caiçara do Piauí por 11 a 0.

1994
Brasil venceu a 4ª Copa do Mundo, realizada nos EUA.

1999
O CSA de Maceió-AL (ver história da partida) se torna no primeiro pequeno clube do futebol brasileiro a chegar a uma final de competição continental, a Copa Conmebol. A final foi contra o Talleres de Córdoba (ARG) que ficou com o título.

2000
No mês de janeiro, o Sport Club Corinthians Paulista conquista o primeiro campeonato mundial de clubes organizado pela FIFA. A competição foi realizada no Brasil.

Uma ação judicial do Gama-DF que impedia a realização do Campeonato Brasileiro 2000 obrigou a CBF a criar, em seu lugar, a Copa João Havelange, dividida nos Módulos Azul (1ª Divisão), Amarelo (2ª Divisão), Verde e Branco (3ª Divisão). A equipe do São Caetano, vice campeã da serie B (Módulo Amarelo), se tornaria meses depois vice campeão da principal divisão nacional. É que o campeão e o vice subiram para a principal divisão neste mesmo ano.

2002
O Brasil venceu a sua 5ª Copa do Mundo, realizada na Ásia, com sedes no Japão e na Coréia.

2005
O São Paulo FC vence o Liverpool pelo placar de 1 a 0 e conquista o 2° Mundial de Clubes para o Brasil.

2006
No dia 18 de novembro, o Paulista FC, de Jundiaí-SP, aplica a maior goleada da história do Campeonato Brasileiro da Série B. Vence o Paysandu Sport Club, de Belém-PA, por sonoros 9 a 0.

Em 17 de dezembro o Inter de Porto Alegre conquista o 3° Mundial de Clubes para o Brasil ao bater o Barcelona por 1 a 0.

2007
A CBF cria a Copa Brasil de futebol feminino, tendo como campeão o Saad/Mato Grosso do Sul.

2008
O ABC de Natal é o primeiro clube a conquistar o 50° título estadual.

2009
Tem início a 4ª divisão (Série D) do futebol brasileiro, tendo como primeiro campeão o São Raimundo, de Santarém-PA; o Macaé (RJ) foi o vice.

Em 29 de julho o Internacional de Porto Alegre completou mil jogos no Campeonato Brasileiro da Série A com vitória sobre o Grêmio Barueri por 3 a 2. Veja detalhes

2010
A CBF reconhece a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata) como campeonato brasileiro. Saiba mais

2012
Em 12 de março, Ricardo teixeira renuncia à presidência da CBF por meio de uma carta, após 23 anos no cargo.

dia 4 de julho - 14 jogos, nenhuma derrota e um troféu foi o saldo total dos extraordinários esforços do Corinthians na edição deste ano da Copa Libertadores. O time paulista foi o primeiro em 34 anos a sobreviver com invencibilidade a todo o torneio. Ironicamente, o último campeão invicto havia sido o Boca Juniors, justamente o clube derrotado pelo Timão na final.

dia 12 de julho - Até que parecia um ano de alegrias para a torcida Alviverde depois que o Palmeiras quebrou o jejum de anos sem títulos nacionais ao vencer a Copa do Brasil. Mero sonho, meses depois acabaria sendo rebaixado a Série B.

dia 21 de outubro - O Sampaio Corrêa bate o recorde de público na Série D do Brasileiro pela segunda vez no ano. Mais de 40 mil espectadores assistem o clube conquistar o campeonato e o acesso à Série C 2013.

O mês de dezembro de 2012 termina com saldo positivo para o futebol paulista: no dia 12 o São Paulo conquista a Copa Sulamericana. Quatro dias depois o Corinthians se torna campeão do Mundial da FIFA.

2013
O brasileirão termina com com o Cruzeiro campeão, e com o rebaixamento de Fluminense, Vasco, Ponte Preta e Náutico. Dias depois se descobre que um atleta da Portuguesa atuou no último jogo suspenso. A lei é aplicada com a perda de quatro pontos do clube paulista, que cai para a Série B, salvando o Fluminense.

2016, 29 de Novembro
Maior tragédia do futebol brasileiro. O avião que levava a equipe da Chapecoense para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana caiu na madrugada de terça-feira, na cidade de La Unión, departamento de Antioquia, na Colômbia. São 71 mortos. Seis pessoas sobreviveram: Alan Ruschel, lateral do time; Jackson Follman, goleiro; Hélio Zampier Neto, zagueiro; Rafael Henzel, jornalista; Ximena Suárez, comissária de bordo; e Erwin Tumiri, também da tripulação. O goleiro Marcos Danilo Padilha, que tinha sido resgatado com vida, morreu no hospital. Veja Noticia.


Sidney Barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 12/Outubro/2012; e atualizada em 02/Dezembro/2016.

 

Pesquisa personalizada

 

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo