HISTÓRIA E CAMPEÕES DAS ILHAS SALOMÃO


FederaçãoFEDERAÇÃO DE FUTEBOL DAS ILHAS DE SALOMÃO
Fundada em 1978
Afiliada Fifa desde 1988 - OFC desde ...
Endereço: P.O Box 584 Honiara SOLOMON ISLANDS
Site: www.siff.com.sb


+ NACIONAIS    

       

História
O futebol nas Ilhas Salomão foi introduzido durante a época colonial e ensinado nas escolas por professores e missionários estrangeiros.

O primeiro registro organizado do futebol nacional remonta ao inicio da década de 50, quando Pawa School de Makira e Aligegeo School de Malaita fizeram, de barco, uma viagem para participar por uma semana de eventos esportivos no Rove. Este torneio passou a ser anual na década de 60, e em consequência, acabou por fazer crescer o futebol nas ilhas.

Nos anos que antecederam o surgimento da Solomon Islands Football Federation - SIFF, em 1979, os torneios locais eram realizados no campo da liga de Rugby devido a falta de campos que pudessem comportar as competições.

Já na década de 70 o futebol era uma paixão nacional e o fato de a seleção ter ganho sua primeira medalha de bronze nos jogos da Guam SP Games, em 1979, é que surgiu a idéia de se criar uma entidade que viesse a organizar, verdadeiramente, as disputas nacionais - a Islands Solomon Football Federation, sob a liderança de Alan Boso (já falecido), que acabou por presidir a entidade.

O maior desejo de Alan Boso era de filiar a nova entidade junto à FIFA, mas inicialmente não foi possível devido as grandes dificuldades encontradas, principalmente por falta de competições para a seleção nacional. Para contornar esse dilema, como uma medida de curto prazo, o então presidente Alan Boso foi convencido por Andrew Waho da Papua New Guinea Football Association e Kalinan Kiri da Vanuatu Football Association, a criar e organizar uma nova competição; a Melanesian Cup, como parte do movimento olímpico. Dessa forma as Ilhas Salomão poderia ampliar sua participação no futebol internacional e ir trabalhando no sentido da FIFA aceitar a adesão das Ilhas em seu quadro associativo. A SIFF foi aceita no ano de 1988.

Apesar de admitida ao principal organismo do futebol internacional as Ilhas Salomão só viria a participar das eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994.

Atualmente o futebol é jogado nas escolas primárias e secundárias e uma infinidade de campeonatos é organizado entre as escolas para o aperfeiçoamento do esporte. Estima-se que cada aldeia da Ilha tenha pelo menos uma equipe de futebol que participa de competições.

As Ilhas Salomão é a única entre as nações do Pacífico Sul, em que o futebol é reconhecido oficialmente (pela FIFA) como o esporte nacional.

 

 Ano  Campeão  Vice
2007 Kossa Makuru FC --
2006 Marist FC --
2005 Makuru FC --
2004 Makuru FC --
2003 Koloale FC --
2002 Koloale FC --
2001 Koloale FC --
2000 Laugu FC --

 

Livros Digitais Campeões do Futebol




Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 16 de março de 2008.


Ir ao Topo