Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
Siga o Campeões do Futebol no Facebook

HISTÓRIA DO TORNEIO DE INTEGRAÇÃO DA AMAZÔNIA (COPÃO DA AMAZÔNIA)

  História     |     Campeões                                                                            + FUT-BRASIL
A competição

O Torneio Integração da Amazônia, ou Copa da Amazônia, foi uma das antigas competições regionais disputadas no Brasil. Era composto por participantes dos estados do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

A idéia da competição surgiu no Amapá, foi levada para o Rio de Janeiro pelo esportista Raimundo Osmar Pontes Hollanda que foi representante da FAD junto a CBD, cujo presidente Heleno Nunes, depois de prometer mundos e fundos, acabou negando apoio à realização do torneio, que não contou também com ajuda do CND, e só foi realizado graças ao empenho dos dirigentes do Amapá, Roraima, Rondônia e Acre. Mesmo assim Hollanda foi aclamado pela crônica como “Pai do Copão”.

A primeira edição

Chamado de a “Odisseia de Rondônia” porque não foi fácil: dois jogos foram anulados, o clima foi tenso dentro e fora de campo, inclusive envolvendo membros da imprensa, e tudo foi feito pelos cartolas rondonienses para que o título não saisse de casa. O certame foi disputado em turno único pelos campeões do Acre (Juventus, um timaço!), do Amapá (E. C. Macapá, também um timaço!), de Roraima (Baré, o mais fraquinho!) e de Rondônia (Ferroviário, um bom time, digamos).
Na decisão, dia 29/07, em partida disputada no Estádio Aluísio Ferreira, o Macapá venceu o time da casa por três a zero, gols de Barradas aos 17 minutos do primeiro tempo, Marco Antônio aos 16 e Bira aos 25 minutos do 2° tempo, o que deu direito ao azulino da FAB de meter a mão na taça. A foto (acima) registra a comemoração no gramado do Aluísio Ferreira, aparecendo em pé, da direita para esquerda: Pedro Assis, vice-presidente da FAD, Aldo (braço na tipoia), Haroldo Santos, Olivar, Amaral (técnico), Nariz, Sacaca (massagista, taça de campeão na cabeça), Assis, Jonas, Bira, radialista Humberto Moreira, Antoninho (Caganeira) e Edésio Lobato (dirigente); agachados, da direita para esquerda: Albano, Antônio Pula-Pula, Castelo, Carlos Roberto (rosto encoberto por pequeno troféu), Aldemir França, Marco Antônio, Aluísio (sentado), e Barradas. Os demais são torcedores vibrando com a conquista do azulino.

Paralização e ùltima edição

Em 1983 A CBF decidiu com as federações do Acre e do Rondônia a realização do Torneio de Integração da Amazônia para as equipes que ficaram de fora da Primeira e Segunda Divisões do Brasileiro.

Durante o período de 1991 a 2002 a competição não foi realizada, retornando apenas em 2003. Esta foi a última edição do torneio, que foi disputado de 13 a 30 de abril, e foi dividido em dois grupos: Rio Branco, Vasco-AC, CFA e União Cacoalense-RO na chave A, que teve como sede a capital do Acre. No Grupo B Macapá, Trem Desportivo, Mazagão-AP, Atlético-RR e Baré-RR, que jogaram em Macapá. Ao final do Torneio o CFA foi o campeão.
  História     |     Campeões                                                                            + FUT-BRASIL
Fontes: Blog do Jornalista João Silva, de Macapá/AP e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 22 de setembro de 2012 - atualizada em 17/Outubro/2013..
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
SBSites Internet do Brasil Siga o Campeões do Futebol no Twitter
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador