Esta foi a primeira tentativa moderna para se criar uma liga de futebol profissional nos Estados Unidos. A ISL (International Soccer League) foi criada em 1960, por Bill Cox, ex-proprietário do Philadelphia Phillies Baseball Club. Ele resolveu criar a ISL pois sentiu que havia um público para competições de alto nível entre as populações urbanas e de geração de comunidades de imigrantes nos Estados Unidos.

Bangu venceo Kilmarnock e conquista a ISL de 1960
Bangú vence o Kilmarnock por 2 a 0 e conquista o título de 1960 de forma invicta

A ISL trouxe grandes equipes da Europa e de todo continente Americano para jogar nos Estados Unidos durante meses. A própria ISL criou uma equipe de jogadores selecionados que jogou com o nome de New York Americans para esta competição.

A maioria dos jogos teve lugar em Nova York, no Polo Grounds, Downing Stadium ou Roosevelt Satdium, em Jersey City. Também houve jogos em Chicago, Detroit e Chicopee. Anos mais tarde houve partidas em Boston e Los Angeles.

A competição era jogada em dois grupos, jogando entre sí dentro do grupo. No final o líder de cada grupo fazia a grande final.

Ao longo dos anos várias equipes de todo mundo juntou-se ou deixou de disputar o campeonato, mas geralmente havia duas ou três equipes importantes a nivel mundial, embora, nem sempre, tenham trazido seu time titular para jogar a ISL.

A partir de 1962 o campeão do ano anterior jogava uma partida com o campeão atual em defesa da American Challenge Cup; o vencedor desta taça sempre disputava com o campeão do ano seguinte o Troféu - ou seja, duas competições dentro de uma. O Dlukla de Praga, da Tchecoslováquia, foi quase que imbatível, vencendo três vezes, só perdendo na ultima edição.


Clubes brasileiros

Cinco clubes brasileiros disputaram a competição. O Bangu AC foi o primeiro, em 1960, com uma grande campanha (6 jogos no total, 5 vitórias e um empate) conquistou o título batendo, na final, o Kilmarnock da Escócia por 2 a 0. O Bangu ainda disputaria o torneio de 1961.

Os outros brasileiros que disputaram a competição foram: América-RJ (campeão em 1962), Sport de Recife (1963), Bahia (a pior campanha de um brasileiro, em 1964, 6 jogos, 0 vitória, 2 empates e 4 derrotas) e Portuguesa (1965).

Extinção da Liga

A falta de jogadores "estrelas" e a baixa frequência de público, com o tempo, levou a liga à extinção, mas o que valeu foi o impulso dado ao futebol nos Estados Unidos.

Muita informação perdida sobre este Torneio Intercontinental. História contada por imagens.

Poster de uma das partidas da International Soccer League de 1960
(1) Poster oficial para o jogo entre o The New York Americans e o Glenavon, partida jogada no Estádio Roosevelt em 26 de maio de 1960.

(2) Poster de cor amarelo (panfleto) oficial para os jogos entre o The New York Americans (EUA) x Karlsruhe (ALE) e Dinamo Bucarest (ROM) x Everton (ING), partida jogada em 07 de junho de 1961. Destaque para a foto da Taça.

(3) Poster de cor rosa (panfleto) oficial para o jogo da American Challenge Cup entre o Dukla Praga (TCHE) x Everton (ING), partida jogada em 06 de agosto de 1961. Destaque para a foto da Taça American Challenge Cup.


Poster de uma das partidas da International Soccer League de 1961 Poster - partidas da International Challenge Cup Soccer League de 1961


Fontes: U. S. Soccer Guide (Guia do Futebol nos Estados Unidos), e World Handbook of Soccer (Manual do Futebol Mundial), fornecido por Mark Pollak e Colin Jose, no site Homepages Sovernet; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br para a foto do Bangú.

Página adicionada em 24 de junho de 2011 - atualizada em 16/Novembro/2012.
Pesquisas: Sidney Barbosa da Silva - www.campeoesdofutebol.com.br

 



Pesquisa personalizada






Ir ao Topo