Arquivo
  Especiais
  + Futebol
 MATÉRIAS ESPECIAIS
 História do Jabaquara AC   |   História do Santos FC                      + ESPECIAIS
A noite em que o Jabaquara silenciou a Vila Belmiro
A noite em que o Jabaquara silenciou a Vila Belmiro
Vila Belmiro. Noite de quarta-feira, dia 31 de julho de 1957. O clássico da Cidade vai ser disputado mais uma vez. De um lado, o Santos, bicampeão paulista, com nomes consagrados como Zito, Álvaro, Pagão, Pepe, Tite e PELÉ.

Do outro um time modesto com bons jogadores e muito improviso "Jabaquara". Os torcedores do Leão se desesperavam. O time jogava mal e tinha um zagueiro "desconhecido". Aos 22 minutos o Santos já vencia por 3 a 1 ( Pagão aos 8, aos 11 Wilson empata, Pagão aos 15 e Tite aos 22), mas aos 33 Bugre diminui e aos 44 o Jabaquara empata com um gol de Washington.

No segundo tempo, Wilson Sório (MELÃO) leva os jabaquarenses ao delírio, marcando mais três gols - aos 5, aos 25 e aos 28 - no final do jogo, China ao tentar interceptar a bola, marcou contra, final: 6 a 4. Uma festa!!!.

A manchete no jornal no dia seguinte foi: "Terremoto na Vila. Arrasado o bicampeão paulista pelo modesto Jabaquara" O humilde Jabaquara goleou o Santos por 6 a 4, e na casa do adversário. Melão com quatro gols na partida, liquidou um dos maiores times de todos os tempos.

Só depois os torcedores do Jabaquara ficaram sabendo que o zagueiro era Osvaldo Malcriado, o tesoureiro do clube. Como Filpo Nuñes não tinha onze jogadores, ele fez Osvaldo vestir o uniforme e jogar.

Escalações:

Jabaquara: Fininho; Pavão e Getúlio; Dom Pedro, China e Osvaldo Malcriado; Ari,Hélio, Washington, Melão e Bugre.
Santos: Laércio; Hélvio e Ivan; Fioti, Urubatão e Zito; Tite, Álvaro, Pagão, Pelé e Pepe.
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; www.atribuna.com.br, acessado em 24 de junho de 2003.
Página adicionada em 10 de março de 2013 - Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
 História do Jabaquara AC   |   História do Santos FC                      + ESPECIAIS
Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador