Arquivo
  Especiais
  + Futebol
Jabaquara AC de Santos JABAQUARA ATLÉTICO CLUBE
Fundado em 15 de novembro de 1914
Endereço: Av. Francisco Ferreira Canto, 351
Caneleira - Santos/SP CEP 11085-601
Estádio Hespanha, homenagem ao primeiro nome do clube
Site: www.jabaquaraac.com.br
  História   |   Títulos   |   Hino    |   Diversos                                 + CLUBES
História - de Hespanha FC a Jabaquara AC
   O Hespanha FC     |     O Jabaquara AC     |     O Rebaixamento de 1963
Escudo do Hespanha FC sem o H
O Hespanha FC
(escudo ao lado estava estampado na camisa oficial do clube em 2011 - sem o H)

Um grupo de jornaleiros espanhóis, tribuneiros como eram conhecidos na época,corriam listas pelo bairro, visando fundar uma agremiação que congregasse membros da colônia. Era uma forma de matar as saudades da pátria.

A princípio, esse grupo se reunia com o nome de Afonso XIII, no bairro do Jabaquara, para a prática do futebol. O nome, porém, de um monarca espanhol, não combinava com o regime republicano adotado no Brasil; Nova Cintra chegou a ser cogitado, pois a maioria residia no local,; outros defendiam Jabaquara, que era onde estava localizado o campo de futebol. Foi quando um senhor negro, antigo escravo sugeriu o nome Hespanha, tendo em vista o grande número de espanhóis participantes. A idéia foi aceita.

Nascia assim, no dia 15 DE NOVEMBRO DE 1914, em reunião realizada na casa do zelador José Domingues, na "Escada de pedras" da pedreira do Jabaquara, próximo a subida do morro da Nova Cintra, o HESPANHA FUTEBOL CLUBE, evidentemente com as cores VERMELHO E AMARELO.
 
1° presidente - Luiz Lopes Ramos, licenciou-se pouco tempo depois, sendo substituído pelo vice Ricardo Rodrigues, sendo os demais componentes da diretoria provisória, José Giraldes Batalha, Cristóvão Ramos, João Alves Lopes e Odílio Prieto Garcia. A primeira mensalidade foi de mil réis.

1° JOGO: Contra o remanescente Clube Afonso XIII, registrando-se empate de 1 x 1, no campo do bairro, onde não faltaram flores, discursos, doces e banda de música; as meninas Iracema Marques e Judite da Silva, içavam pela primeira vez o pavilhão vermelho e amarelo.
 
1914 a 1923
Com o estatuto registrado, a primeira eleição oficial ocorreu em 1916, tendo sido eleito presidente o Sr. Odílio Prieto Garcia. Disputou o 1º campeonato oficial em 1917, promovido pela Associação Santista de Esportes Atléticos. Ainda em 1917, a situação financeira ruim, levou a convidar o poderoso SPR (que goleara o S.C.Corinthians Paulista por 5 x 2, para um festival visando angariar fundos. Resultado: Espanha 2 x 1. Jogaram pelo Espanha: Atanásio, Cotó e Luiz Campeão; Lagreca, Dominguinho e Armando; Marrieto, Bertoni, Manequinho, Camilo e Belmiro. Após o jogo, realizou-se um jantar de confraternização. O festival rendeu a importância de 865 mil réis.

Após o jantar, percorreu-se a cidade com a bandeira do clube, a bola e a taça conquistada. Os espanhóis se entusiasmaram e começaram a entrar de sócio.

Obteve a 1ª conquista, sagrando-se campeão em 1918, 1919 e 1920, ficando com posse definitiva da Taça GRANDE CAFÉ D´OESTE.

Em 05/12/1920, participou da inauguração do campo da A.A.Portuguesa (Estádio Dr. Ulrico Mursa), empatando com o Brasil F.C. por 1 x 1. Outros jogos nas festividades foram: Portuguesa 1 x 1 Palestra e SPR 0 x 0 América.

1ª MUDANÇA DE LOCAL: A necessidade de um estádio maior, e que acomodasse bem os seus simpatizantes, levou à construção do Estádio Antonio Alonso, inaugurado em 14 de novembro de 1924, em terreno de propriedade de Alonso Soares. Situado na Rua 28 de Setembro, no Macuco, deu origem, graças à bravura e garra com que seus jogadores defendiam a camisa rubro-amarela, a denominação de "LEÃO DO MACUCO". permaneceu naquele bairro até 1939, quando o proprietário da área a vendeu, oferecendo ao clube uma doação suficiente para a compra em definitivo de terreno para a construção de seu estádio próprio.
 
1924 a 1939
Pela Liga de Amadores foi o vice campeão de 1927. Noa ano seguinte ficou na 3ª colocacação.

No dia 29 de março de 1930 realizou o 1° jogo internacional de sua história, contra a seleção de Buenos Aires, ganhando por 3 x 2.

Em 1935, foi um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol, juntamente com outras 10 agremiações, e a partir daí, disputou todos os campeonatos oficiais do estado, da divisão principal até 1963, quando caiu para a 2ª divisão. Ainda em 1935 foi o 4° colocado na Liga Paulista de Futebol - no ano seguinte (1936) ficou na 3ª colocação.

2ª MUDANÇA DE LOCAL: Diante da necessidade de um novo estádio, adquiriu terreno na Ponta da Praia, junto ao atual aquário municipal, no início da década de 1940 e construiu um campo de futebol para treinos, realizando os jogos oficiais em Ulrico Mursa, da Associação Atlética Portuguesa. Esse campo, por dificuldades financeiras, foi vendido em fins da década de 1940, na administração de Damasco Paiva Magalhaes.
   O Hespanha FC     |     O Jabaquara AC     |     O Rebaixamento de 1963
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; www.atribuna.com.br, acessado em 24 de junho de 2003; e www.jabaquaraac.com.br.
Página adicionada 10 de março de 2013.
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva e Rafael de Paula da Silva
  História   |   Títulos   |   Hino    |   Diversos                                 + CLUBES
Pesquisa personalizada
Mascote do Jabaquara AC
O Leão "Jabuca" é o mascote



Camisa vermelha do Jabaquara AC
A charmosa camisa oficial vermelha
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador